Querida pessoa, você já ouviu falar em budget empresarial? Ele nada mais é do que o orçamento que as empresas terão disponível ao longo do ano, sendo realizado no primeiro mês, ou no fim do ano anterior. Ele serve como base para que a organização norteie a distribuição do seu dinheiro entre as áreas e projetos.

Mas como podemos fazer isso? Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais da importância do budget empresarial e vai conferir os 8 passos essenciais da sua elaboração. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

O budget empresarial e a sua importância

Conforme citamos, o budget empresarial é a realização do orçamento da empresa. Esse documento contempla os gastos e receitas do período que passou, com projeções de gastos, vendas e arrecadações para o próximo período. Endividamentos, sazonalidades e perspectivas para o negócio também são considerados.

Esse orçamento é importante para o planejamento estratégico da instituição. Assim, ela consegue definir o que pode ser cortado e como o capital disponível deve ser distribuído, preparando-se para os desafios e oportunidades do futuro. Contudo, muitos empreendedores, mesmo conscientes da importância desse processo, têm dúvidas na hora de executá-lo. Para isso, separamos o passo a passo a seguir!

8 passos básicos para elaborar um budget empresarial eficaz

Na sequência, você vai conferir as 8 etapas de elaboração de um orçamento corporativo eficaz.

1. Faça um diagnóstico da empresa

Em primeiro lugar, compreenda a situação atual do seu negócio. Para isso, deve ser feito um levantamento completo sobre a situação financeira da organização e das vendas realizadas no período analisado. O objetivo desse levantamento é verificar os pontos positivos e os aspectos que precisam de mais atenção no próximo ano.

Limitações, necessidades, oportunidades e ameaças precisam ser consideradas. Para isso, colete dados, como: volume médio de vendas, lucratividade média, capital de giro, sazonalidade das vendas e tributação.

2. Defina metas e objetivos com clareza

A partir do cenário diagnosticado, é possível definir metas e objetivos com mais clareza. Nesse sentido, é preciso que essas metas sejam sempre específicas, realistas (alcançáveis), mensuráveis, relevantes e com um prazo de tempo aproximado para o seu alcance.

Os objetivos do orçamento (financeiros) devem estar em consonância com os objetivos do planejamento geral da empresa e com a estrutura e os recursos disponíveis. É a partir desses objetivos que será possível definir a distribuição de verba entre os setores e atividades.

3. Liste os gastos fixos e variáveis

A terceira etapa consiste em analisar os gastos que a empresa teve no ultimo período, com previsões para o próximo ano. Nesse sentido, observe a necessidade de dividi-los entre gastos fixos e variáveis. Isso permite que a empresa identifique onde há a possibilidade de reduzir, cortar e economizar recursos. Lembre-se também de que os gastos podem ser custos (associados à aquisição e à produção de mercadorias) ou despesas (associados às operações diárias da empresa).

  • Exemplos de gastos fixos: aluguel, salários, luz, água, telefonia, internet, impostos.
  • Exemplos de gastos variáveis: matéria-prima, marketing, publicidade, transporte, manutenção, promoção de eventos.

4. Estabeleça uma margem de contribuição

O orçamento corporativo precisa realizar uma projeção sobre a margem de contribuição de cada produto, serviço e canal de distribuição. Dessa forma, a empresa consegue visualizar quais são mais vitais ao negócio e quais apresentam mais desvios e gargalos. Nesse sentido, é importante sempre comparar os resultados obtidos com os resultados planejados, detectando esses desvios.

5. Organize os investimentos

A 5ª etapa do budget empresarial consiste em definir os investimentos que precisarão ser feitos para o desenvolvimento dos negócios: aquisição de máquinas, softwares informatizados, novos colaboradores, equipamentos, matérias-primas, e por aí vai. Nesse sentido, é essencial distribuir a verba disponível entre os departamentos e negociar os contratos estabelecidos com os fornecedores de todos esses produtos/serviços. A qualidade da negociação pode beneficiar as contas da empresa.

6. Analise a carga tributária

Você sabia que até 1/3 dos gastos de uma empresa podem consistir apenas em impostos e taxas? Dessa forma, o orçamento empresarial precisa colocar no papel exatamente todos os débitos e créditos de cada imposto associado às suas atividades. A esse respeito, vale a pena também recorrer ao auxílio da assessoria jurídica para verificar se o regime de tributação atual continua sendo o mais vantajoso ou se, para o próximo ano, é válido trocar de sistema.

7. Monitore os resultados

Softwares de gestão e planilhas eletrônicas permitem que o seu time financeiro faça um acompanhamento religioso do orçamento empresarial ao longo de todo o ano, o que deve ser feito diariamente. Além disso, reuniões periódicas podem ser feitas com as equipes para que possam ser discutidos meios de economizar recursos, renegociar contratos, gerar mais renda e detectar falhas e oportunidades. Por isso, a equipe financeira deve sempre gerar relatórios periódicos aos diretores da organização.

8. Realize os ajustes necessários

Sabemos que o planejamento estratégico das empresas pode necessitar de ajustes quando colocado em prática. Nem sempre o que está no papel se concretiza. Dessa forma, ajuste e atualize o seu planejamento sempre que ocorrer algum imprevisto ou que algum departamento demandar mais investimentos do que havia sido planejado. Desde que haja justificativas sólidas, é possível e necessário realizar algumas alterações no orçamento, mas também não devemos realizá-las sem critério, OK?

O budget empresarial é a fase de planejamento estratégico das finanças de uma organização. Ao contrário do que alguns possam pensar, esse processo se faz necessário em empresas de todos os segmentos de atuação e de todos os portes. Ele ajuda os empreendedores a organizar as suas finanças, controlar gastos, aperfeiçoar o uso de recursos, prevenir/solucionar crises e alcançar um crescimento expressivo. Seguindo o passo a passo acima, você certamente alcançará resultados extraordinários!

E você, querida pessoa, como tem organizado o orçamento da sua empresa? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!