Apresentar algo a alguém é uma tarefa complexa, que pode deixar muita gente desconfortável. Isso pode acontecer ao divulgar um produto aos clientes, ao conduzir uma reunião com os funcionários da sua equipe, ao apresentar a sua empresa a potenciais parceiros, ao dar uma aula a um grupo de alunos, e por aí vai.
As apresentações são desafiadoras porque colocam toda a atenção em você, que, por sua vez, deve fazer o possível para transmitir um conteúdo de qualidade. Todavia, o sucesso da apresentação não está apenas no que se diz, mas na maneira como se diz. Em outras palavras, o jeito com que você conduz a apresentação pode ser mais ou menos eficaz, sobretudo ao manter a atenção do seu público.
Neste artigo, você vai conferir 8 dicas especiais para que as suas apresentações sejam um sucesso de atenção e aprovação. Confira!
Contents
1. Explique o que vai acontecer
Para iniciar a sua apresentação, é necessário apresentar a si mesmo. Diga quem você, qual é a sua experiência e qual é o tema da sua apresentação. Explique também por que é importante discutir o assunto em questão naquele contexto.
Se utilizar recursos audiovisuais, inicie a apresentação com uma tela contendo o conteúdo sobre o qual você vai discorrer. Uma lista com os tópicos em ordem já resolve bem o problema. Além disso, fale qual será a duração aproximada da apresentação, se haverá pausas, se haverá momento para tirar dúvidas etc. Isso ameniza a ansiedade das pessoas.
2. Mova-se enquanto fala
Se você permanecer na mesma posição durante toda a sua apresentação, isso cansará os olhos e as mentes daqueles que o assistem. Por isso, procure caminhar enquanto fala, mas sem exageros. Caminhe devagar para não cansar as pessoas, mas o suficiente para gerar algum dinamismo à sua fala.
Por falar em dinamismo, não se esqueça de que o corpo também fala. Por isso, gesticule, mude o foco do seu olhar de uma pessoa para outra, enfim, seja dinâmico, sem exagerar. Ficar parado gera uma sensação de monotonia, o que torna difícil para o público manter a atenção.
3. Fique atento ao tempo da sua apresentação
Quanto maior for a apresentação, mais difícil será para a plateia manter a concentração em você. Em algum momento, os pensamentos vão divagar, a notificação do celular vai gerar distração, e por aí vai. Portanto, certifique-se de calcular aproximadamente a duração total da sua apresentação, bem como o tempo dedicado a cada tópico.
A atenção média de uma pessoa é de no máximo 90 minutos, ou seja, 1 hora e meia. Dessa forma, se a sua apresentação tiver mais do que 1 hora, é interessante adicionar pequenas pausas para descanso — físico e mental.
4. Faça bom uso do storytelling
O storytelling é a técnica de transmitir conhecimentos, ensinamentos, exemplos e reflexões por meio de histórias, que podem ser reais ou inventadas. As histórias dão vida aos conceitos que explicamos. Por isso, em uma palestra sobre liderança, por exemplo, é bacana contar brevemente as histórias de líderes de sucesso, mais do que simplesmente citar as técnicas que constroem um bom líder.
Contar histórias é dar exemplos, ou seja, dar forma e prática àquilo que já foi ensinado em teoria. A publicidade sabe muito bem disso. É por isso que boa parte dos filmes publicitários da atualidade conta histórias, em vez de apenas citar os benefícios dos produtos. As pessoas se identificam com os personagens. Apenas lembre-se de que a sua história deve ter começo, meio, fim e um propósito relevante dentro da sua apresentação.
5. Interaja com as pessoas
Para que ninguém caia no sono, você pode caminhar entre as pessoas, convidá-las para participar de explicações e dinâmicas, fazer perguntas para a plateia, realizar enquetes informais com o público, e por aí vai. Essas atitudes mantêm as pessoas mais atentas às interações, afinal de contas, ninguém quer ser pego desprevenido.
Chamar voluntários lá na frente, permitir que as pessoas contem as suas próprias histórias e realizar atividades mais práticas (como pedir que as pessoas formem grupos e desenhem algo) também são opções que dão mais vida à sua performance.
6. Equilibre a voz e o silêncio com sabedoria
Conforme já mencionamos, a monotonia pode fazer com que as pessoas se cansem e se distraiam, perdendo a concentração. Para evitar a monotonia, é necessário diversificar os usos que você faz da sua voz. Fale um pouco mais alto, depois um pouco mais baixo; um pouco mais rápido, depois um pouco mais devagar. Essas oscilações dão vida ao seu discurso.
Da mesma forma, inclua pequenas pausas silenciosas. Elas ajudam a atrair a atenção das pessoas, sobretudo após frases de impacto. Esses momentos de silêncio favorecem a reflexão sobre aquilo que foi dito.
7. Utilize recursos audiovisuais
Áudios, vídeos, imagens, esquemas, infográficos, animações, charges, tabelas e textos curtos podem ser utilizados em uma apresentação de slides. Todos esses recursos conferem mais vida à apresentação e facilitam a visualização do assunto abordado, evitando que as pessoas tenham que imaginar o que se diz a todo instante.
Eles também são especialmente úteis para os mais tímidos, evitando que a atenção fique toda sobre o apresentador. Apenas entenda que a sua fala continua sendo o recurso mais importante da apresentação, de modo que esses elementos são apenas um suporte. Por isso, nada de carregar os slides de texto e deixar a apresentação poluída. Se fosse apenas para ler os slides, não seria necessário um apresentador, certo?
8. Explore as emoções
Por fim, lembre-se de explorar a emocionalidade ao longo da sua apresentação, das suas explicações e dos exemplos que você citar. O suspense, o humor, a tensão e a alegria também dão mais vida às suas exposições, evitando que as pessoas percam a concentração em você. Além disso, é fato que um indivíduo consegue se lembrar muito mais de um fato quando há alguma emoção associada a ele. Portanto, valorize esse aspecto na sua apresentação!
Manter a atenção do público em uma apresentação não é algo simples, mas também está longe de ser impossível. Dessa forma, coloque as dicas acima em prática e alcance resultados extraordinários!
E você, ser de luz, consegue manter a atenção das pessoas nas suas apresentações? Como faz isso? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!