Apesar de cada indivíduo ter a sua própria história, com suas conquistas e desafios, é fato que podemos aprender muito uns com os outros. Além do mais, conhecer exemplos de superação pessoal e profissional de outras pessoas pode ser bastante motivador e inspirar você a lutar por seus objetivos.

Siga a leitura e conheça oito histórias fantásticas que certamente irão inspirar você a construir uma trajetória de desenvolvimento e evolução.

Exemplos de superação pessoal e profissional para inspirar

Quando conhecemos uma pessoa bem sucedida vemos apenas a ponta do iceberg, ou seja, a etapa em que ela venceu. Contudo, para chegar até o topo todos passam por uma série de percalços, desafios que fazem parte da vida. Veja, a seguir, oito histórias que mostram isso.

1 – Joy Mangano e o Miracle Mop

Você provavelmente tem em casa ou já viu um esfregão que possui um balde com um mecanismo de torção que torna a limpeza muito mais prática. Essa foi a invenção que mudou completamente a vida de Joy Mangano, uma história que virou filme em 2015 e teve a atriz Jennifer Lawrence no papel principal.

Aos 33 anos, após se divorciar e precisar se dividir entre as tarefas domésticas, o trabalho como garçonete e os cuidados com os três filhos, Joy criou a peça que mudaria a sua vida. Em busca de uma forma mais prática de realizar a limpeza da casa, teve a ideia de construir um esfregão que realizasse rapidamente o processo de torção, o que lhe rendeu muitos milhões.

2 – Sylvester Stallone e o sucesso como Rocky

Sylvester Stallone é um ator de grande sucesso, mas o que poucos sabem é que o início da sua vida não foi fácil. Nascido em uma família pobre e com uma paralisia na face, sofreu bullying, já morou na rua e enfrentou muitas dificuldades. Grande fã de artes marciais, assistiu uma luta e teve a ideia de escrever o roteiro para o filme “Rocky”.

PSC

Ao tentar vender esse roteiro para uma produtora, recebeu uma oferta, mas recusaram a condição de colocá-lo no papel principal do filme. Depois de muita negociação, ele conseguiu seu objetivo e o resto da história você provavelmente já sabe. “Rocky” se tornou um grande clássico do cinema e foi um sucesso estrondoso de bilheteria.

3 – JK Rowling e a série de livros Harry Potter

O personagem Harry Potter é um grande ícone do cinema e da literatura mundial. Mas, antes de alcançar todo esse sucesso, a história do bruxinho foi rejeitada inúmeras vezes por diversas editoras. A autora passou por muitos percalços até se tornar reconhecida como é hoje, durante algum tempo, dependeu de uma ajuda do governo da Escócia, onde morava, para se sustentar. Em 1997, quando uma editora finalmente aceitou publicar o seu livro, a vida de JK Rowling mudou completamente.

4 – Seu Jorge e o sucesso na música

Ser Jorge é um grande nome da música nacional, mas ele precisou batalhar muito para que isso acontecesse. Nascido em uma família pobre no Rio de Janeiro, perdeu o irmão em uma chacina, morou na rua e lavava a calçada de um bar para ganhar algum dinheiro.

No início dos anos 90, Jorge entrou para um grupo chamado Farofa Carioca, que o levou a se tornar conhecido em todo o Brasil. Hoje, além de cantor e compositor, atuou em produções de grande sucesso no cinema nacional, como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite 2”.

5 – Rafaela Silva e a conquista da Medalha de Ouro nas Olimpíadas

Rafaela Silva pratica judô desde os cinco anos de idade, quando foi apresentada ao esporte em um projeto na Cidade de Deus, comunidade em que morava. Logo no início mostrou grande desenvoltura para realizar os golpes da arte marcial, porém, enfrentou muito preconceito por ser negra e uma menina em um esporte considerado, até então, masculino.

Com o sonho de se tornar campeã olímpica, a judoca participou das Olimpíadas de Londres, em 2012, mas não conseguiu a tão sonhada medalha. Desanimada por conta da derrota e pelos xingamentos que vinha recebendo nas redes sociais, pensou em desistir do esporte. Felizmente ela continuou e o ouro foi conquistado em casa, nas Olimpíadas do Rio em 2016.

6 – Chris Gardner e a história que inspirou o filme “À Procura da Felicidade”

O filme “À Procura de Felicidade”, estrelado por Will Smith, conta a história real de Chris Gardner, que hoje é um grande empresário, mas que enfrentou inúmeros desafios para alcançar o sucesso. Com uma infância difícil, na vida adulta se viu sozinho criando seu filho, sem emprego e sem ter onde morar.

Mesmo com tantos motivos para sentir vontade de desistir, ele seguiu, fez um curso para se tornar corretor da bolsa de valores e se tornou um importante nome do mercado financeira nos Estados Unidos. Ele batalhou para procurar a felicidade e a encontrou.

7 – Oprah Winfrey e o posto de mais importante apresentadora da TV mundial

Oprah Winfrey é sinônimo de sucesso e está na lista de maiores fortunas do mundo. Contudo, nada disso aconteceu por acaso e o início de sua vida foi extremamente difícil. Criada sem a presença do pai, enfrentou uma série de abusos, engravidou aos 14 anos de idade e teve um bebê que não sobreviveu.

Ainda na adolescência, começou a demonstrar seu talento para a comunicação na escola. Por conta disso, conseguiu trabalhos em TVs regionais, atraindo cada vez mais atenção das pessoas por sua desenvoltura. Oprah foi conquistando seu espaço até se tornar a grande potência que é hoje.

8 – Ralph Lauren e a grife que começou com a venda de gravatas

A grife Ralph Lauren, que é sinônimo de sofisticação, mas a vida de seu criador começou de forma bastante diferente. Nascido em uma família de judeus de poucos recursos, trabalhava como vendedor de gravatas, o que o inspirou a criar a sua própria coleção que teve uma aceitação muito grande. Aos poucos, ele foi ampliando a variedade de peças e hoje é considerado um dos estilistas mais importantes do mundo.

Você já conhecia todas essas histórias e exemplos de superação? Qual mais te inspirou? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo para levar a inspiração adiante!