CEO é uma sigla em inglês para Chief Executive Officer, ou seja, o diretor executivo de uma empresa. Trata-se do cargo mais alto de uma organização, pois se refere ao indivíduo que toma as principais decisões estratégicas. É claro que ele consulta outros diretores e coordenadores, mas é o CEO o grande líder de toda a empresa.

As instituições de diferentes setores e tamanhos contam com CEOs, e mesmo as empresas pequenas têm um líder à frente de todas as questões executivas. Nesse sentido, é importante conhecer as habilidades que a pessoa que ocupar esse cargo precisa desenvolver. Neste artigo, reunimos 8 delas. Para conhecê-las, é só continuar a leitura a seguir!

1. Conhecimentos tecnológicos

Os tempos atuais são marcados por contínuos avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o CEO precisa acompanhar as novidades nesse segmento, de modo que possa identificar as soluções que podem beneficiar o seu negócio.

Aqui, não estamos falando apenas de serviços e produtos em si, mas também de tecnologias que podem melhorar o próprio dia a dia da organização. O objetivo é sempre aumentar a produtividade e a qualidade daquilo que é produzido, com o intuito de satisfazer tanto o público externo quanto o público interno da organização.

2. Inteligência emocional e gestão de riscos

A vida de um CEO não é fácil. A responsabilidade que cai sobre esse indivíduo é enorme, sejam os resultados positivos, sejam eles negativos. Naturalmente, ele precisa saber tomar decisões e, mais do que isso, lidar com as consequências delas. Isso demanda elevada inteligência emocional e capacidade de avaliar riscos.

Correr riscos é sempre necessário, pois um diretor executivo nunca tem certeza de que os seus investimentos trarão um bom retorno. No entanto, ele pode mitigar esses riscos se fizer uso da racionalidade e se administrar as suas emoções. No próprio dia a dia de trabalho, ele também precisa ser calmo e transparente com as pessoas com as quais se relaciona — sócios, investidores, clientes, funcionários etc.

3. Liderança e gestão humanizada

PSC

O CEO é, acima de tudo, um líder. Portanto, ele deve ter as competências essenciais de um líder, sabendo definir objetivos, distribuir funções, explicar processos, tirar dúvidas, ouvir o parecer dos colegas, corrigir os erros, recompensar os acertos, avaliar os resultados obtidos, modificar as estratégias quando necessário, e por aí vai.

Em todas essas fases, porém, o CEO deve entender que ele lidera pessoas, e não máquinas. Por isso, ele precisa ser empático, comunicar-se com clareza, respeitar a individualidade de cada um, ser educado, dar o exemplo em todas as virtudes que ele quer ver na sua equipe e ser compreensivo com todos. Isso é uma gestão humanizada!

4. Adaptação e renovação criativa

Não há uma empresa no mundo, hoje em dia, que não precise se adaptar a novos contextos. Os avanços da ciência, as descobertas científicas e as próprias mudanças no comportamento humano demandam que as soluções oferecidas pelas empresas sejam adaptadas de tempos em tempos, tanto em relação ao cliente quanto em relação aos seus próprios colaboradores.

Diante disso, o CEO precisa acompanhar tudo o que se passa ao seu redor. Ele não pode recusar-se a renovar os seus métodos, processos, produtos, serviços e rotinas, sendo que os novos tempos demandam uma nova conduta. Além de renovar-se com frequência para acompanhar essas mudanças, ele também precisa ser criativo para fazer isso de uma maneira mais interessante do que a concorrência. Somente assim ele ganhará destaque no mercado e conseguirá crescer no seu segmento.

5. Clareza de comunicação

Em todas as etapas acima, existe um fator essencial ao CEO: a clareza de comunicação. Em todas as decisões que ele toma, objetivos que define e metas que estabelece, ele precisará comunicar-se constantemente com as pessoas da sua empresa — não apenas os funcionários, mas também os sócios, acionistas, parceiros, investidores, fornecedores, imprensa etc.

Sendo um líder, ele precisa se comunicar com clareza. Para isso, ele deve pensar muito antes de fazer um discurso ou de redigir um comunicado. As palavras devem ser cuidadosamente selecionadas, de modo que todos compreendam a mensagem em sua totalidade, sem qualquer ambiguidade. Quanto mais claro ele for, mais fácil e bem-sucedido será o andamento das atividades organizacionais.

6. Análise de dados para tomadas de decisão eficazes

Por muito tempo, acreditava-se que os diretores executivos das empresas tinham um talento nato e uma espécie de sexto sentido para tomarem as suas decisões. Talvez alguns deles até tenham essas características, mas o que todo CEO precisa desenvolver é a sua capacidade de analisar dados.

Os dados do mercado, da concorrência e da sua própria empresa, desde que estejam atualizados, precisam ser adequadamente interpretados. Hoje em dia, a competitividade organizacional não deixa mais espaço para os “achismos”. Decisões estratégicas precisam ser baseadas em dados para que os riscos, que já citamos, sejam reduzidos. Há espaço para a experimentação e para a criatividade, mas não para o “eu acho que”.

7. Visão de longo prazo

O que diferencia um CEO dos líderes dos departamentos da empresa é que o CEO precisa ter uma visão estratégica de longo prazo, deixando as decisões mais imediatas nas mãos dos líderes que estão abaixo dele na hierarquia organizacional. Assim, esse profissional não pode fazer um microgerenciamento, querendo controlar os detalhes de cada departamento. Ele deve ter uma visão “macro”, focada no longo prazo.

O CEO é quem deve definir, por exemplo, a missão, a visão e os valores da empresa. A partir desses itens centrais, os demais líderes da empresa devem desdobrar esses objetivos gerais nas metas específicas dos seus respectivos departamentos. Contudo, a visão do CEO é naturalmente mais geral. Ele pode e deve prestar apoio a cada setor da empresa, mas sem microgerenciar e sem perder de vista a sua responsabilidade, que é a empresa como um todo.

8. Poder de negociação

Por fim, não podemos negar que todo CEO precisa saber negociar. Os fornecedores, os sócios, os investidores, os funcionários, o governo, a imprensa, a concorrência, enfim, todos os stakeholders aparecem na empresa para defender os seus respectivos interesses. Por sua vez, cabe ao CEO proteger os interesses da organização que dirige, encontrando caminhos que satisfaçam a todos, inclusive a si mesmo.

Esse cenário só é alcançado se esse profissional tiver diplomacia, comunicação persuasiva e uma habilidade elevada para negociar com todos esses indivíduos ou grupos. É uma chuva de interesses conflitantes que o CEO precisa administrar, defendendo o seu lado.

As 8 habilidades acima são apenas alguns dos traços que todo CEO deve desenvolver para ser bem-sucedido. No dia a dia de trabalho, ele certamente perceberá que há muitas outras questões a serem trabalhadas. Todavia, se ele focar nessas 8 competências, já terá desenvolvido um ótimo ponto de partida. Sucesso!

E você, ser de luz, tem algumas das competências dos CEOs? Quais? Quais delas você ainda deseja/precisa desenvolver? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!