As empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, precisam de estratégias para que alcancem os seus objetivos. Por isso, é fundamental que elas realizem um planejamento estratégico adequado, que geralmente é definido anualmente, envolvendo todos os departamentos que a compõem.

Dessa forma, é possível “orquestrar” diferentes ações que possibilitam o crescimento organizacional, monitorando também os recursos humanos, tecnológicos e financeiros que serão empregados nesse processo. Se você nunca fez um planejamento estratégico antes ou se precisa reciclar a sua maneira de fazê-lo, continue a leitura deste artigo, em que selecionamos 8 passos para desenvolvê-lo. Boa leitura!

1. Estabeleça a identidade da sua empresa

Para que a sua empresa seja “alguém” no mercado, ela deve ter identidade, o que inclui a missão, a visão e os valores organizacionais:

  • Missão: o propósito pelo qual a empresa existe. Ex: ser a grande referência nacional em comércio de artigos esportivos, estimulando uma vida mais saudável à população;
  • Visão: onde a empresa deseja estar em longo prazo (aproximadamente 10 anos). Ex: alcançar a liderança no varejo de artigos esportivos em todo o Brasil;
  • Valores: princípios que devem nortear as ações da empresa. Ex: satisfação do cliente, agilidade, responsabilidade, amizade, flexibilidade, sustentabilidade e promoção de uma vida saudável.

2. Defina os objetivos organizacionais

Depois de definir a identidade geral da empresa, conforme citado no item acima, a organização precisa definir os seus objetivos, o que geralmente é feito por ano ou por semestre. A identidade geral da empresa serve como bússola para que cada departamento defina as suas metas, que devem obedecer ao modelo SMART (inteligente) — a sigla em inglês explicada a seguir:

  • SSpecific: específico;
  • MMeasurable: mensurável;
  • AAchievable: alcançável;
  • RRelevant: relevante;
  • T Timebound: em prazo definido.

Cada meta deve ter essas 5 características bem definidas. Por exemplo: aumentar a quantidade de vendas do produto X em 30%, nos estados da região sudeste, em um prazo de 12 meses.

3. Conheça o ambiente interno da organização

Você já ouviu falar em análise SWOT? Trata-se de uma análise que monitora o ambiente interno (SW) e o ambiente externo (OT) das organizações. No ambiente interno, são levantados os seguintes itens:

  • Strengths (forças): os pontos fortes da organização. Exemplo: tecnologia de ponta, mão de obra qualificada, tradição no mercado;
  • Weaknesses (fraquezas): os pontos que precisam de atenção. Exemplo: preços altos, baixa variabilidade de produtos, frete caro.
PSC

Faça uma lista de todos os aspectos positivos e negativos que estejam diretamente sob o controle da empresa. Isso servirá como base para que você resolva o que estiver ao seu alcance no alcance das metas definidas.

4. Conheça o ambiente externo da organização

A segunda parte da análise SWOT consiste no monitoramento do ambiente externo (OT). Aqui, são avaliadas as oportunidades e as ameaças a que a empresa está sujeita, mas que não estão sob o seu controle. São fatores externos, que incluem aspectos como: política, economia, sociedade, cultura e comportamento, tecnologia, meio ambiente, legislação etc. No ambiente externo, são levantados os seguintes itens:

  • Opportunities (oportunidades): fatores externos que podem beneficiar a empresa. Ex: economia aquecida, identificação do consumidor sobre a importância dos seus produtos, leis mais flexíveis;
  • Threats (ameaças): fatores externos que podem prejudicar a empresa: crises econômicas, leis restritivas, crescimento da concorrência.

O ideal é que as duas partes da análise SWOT sejam executadas por várias pessoas, de preferência de diferentes áreas, pois isso produz um resultado mais completo e rico.

5. Analise o seu público-alvo

Toda empresa depende essencialmente de clientes que comprem os seus produtos e serviços. É assim que a empresa será capaz de obter lucro para crescer, expandir as suas ações, alcançar os seus objetivos e concretizar a sua missão e a sua visão. Para que isso aconteça, é necessário definir um público-alvo a ser impactado, pois não vale a pena sair “atirando” para todos os lados.

Nesse sentido, é fundamental segmentar as pessoas em termos demográficos e psicográficos. A segmentação demográfica considera aspectos como: idade, gênero, localização geográfica, classe socioeconômica, grau de escolaridade e profissão. A segmentação psicográfica, por sua vez, considera elementos como: estilo de vida, comportamento de consumo, valores pessoais, medos, necessidades, desejos, hobbies, visão de mundo, benefícios procurados etc.

6. Determine as estratégias que serão adotadas

Depois de analisar o cenário interno e externo da empresa, definir os seus objetivos e conhecer a fundo o público a ser impactado, é hora de responder a uma pergunta importantíssima: como alcançar as metas? É hora de traçar as estratégias que conduzirão a empresa do ponto atual ao ponto desejado.

A ideia deve ser sempre comunicar às pessoas as qualidades da sua empresa, de modo a diferenciá-la da concorrência. Isso pode ser feito de três maneiras distintas: aumentando a qualidade e a diversidade das soluções oferecidas, adotando uma política de preços competitivos ou definido um segmento pequeno e específico de mercado a ser explorado com foco total.

Naturalmente, a escolha da estratégia vai depender do público, do segmento de atuação da empresa e dos seus objetivos.

7. Crie um plano de ações

Depois de definir a estratégia geral da empresa, é hora de determinar quais ações serão colocadas em prática para que isso ocorra. Nessa hora, é importante que os líderes de cada departamento compreendam de que maneira a sua respectiva área deverá agir, distribuindo as tarefas aos seus colaboradores.

Nesse sentido, é bacana utilizar a metodologia 5W2H, mais uma sigla em inglês, conforme você verá a seguir:

  • What? (O que?): qual ação será feita?
  • Why? (Por quê?): por que essa ação é necessária? Que benefício se espera dela?
  • Where? (Onde?): em que lugar essa ação será executada?
  • When? (Quando?): em que momento a ação será feita? Qual o prazo de execução?
  • Who? (Quem?): quais pessoas/empresas/departamentos serão responsáveis pela realização dessa tarefa?
  • How? (Como?): de que maneira essa ação será feita? Quais estratégias serão adotadas?
  • How much? (Quanto?): qual o valor financeiro que será investido na realização desta ação?

Crie uma planilha com todas as ações estratégicas que serão adotadas, respondendo detalhadamente a todas as questões acima para cada uma delas. Isso pode ser trabalhoso, mas certamente trará mais segurança e organização no dia a dia da empresa.

8. Monitore os resultados obtidos

Por fim, depois de colocar todas as ações estratégicas em prática, é preciso que você monitore o desempenho de cada uma. Para isso, é importante que você defina métricas (KPIs) que revelam se você está ou não alcançando os seus objetivos. Há centenas de métricas que podem ser utilizadas para verificar isso, e a escolha desses indicadores depende do tipo de ação que você adotou.

No marketing digital, por exemplo, podem ser tomadas como métricas: acessos ao site, engajamentos nas redes sociais, cliques nos e-mails, preenchimentos de cadastros, geração de leads, quantidade de vendas etc. A partir das estratégias adotadas, também podemos monitorar os valores mais gerais, como a lucratividade da estratégia, a evasão de clientes, o ROI (retorno sobre o investimento), o nível de satisfação dos clientes, e por aí vai.

É essencial escolher métricas relevantes e monitorar os dados com frequência. Isso permite que a empresa dê continuidade às ações que estão gerando os resultados esperados, mas também que faça ajustes e correções naquilo que estiver abaixo das expectativas.

Seguir os 8 passos acima pode não ser um processo dos mais simples, mas eles são, com certeza, essenciais para que qualquer organização de fato deixe o ponto atual e alcance o ponto desejado. A organização e o planejamento permitem que a instituição não aja no escuro, com base no “achismo”, mas sim pautada em dados e em um planejamento sólido, que integra todos os seus departamentos. Coloque esses passos em prática e tenha muito sucesso!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!