Toda empresa tem o objetivo de crescer e de lucrar em seu segmento de atuação. Naturalmente, isso depende da sua capacidade de oferecer às pessoas produtos e serviços de qualidade, que tenham algum diferencial em relação à concorrência. Além disso, é primordial atrair, despertar interesse, estimular o desejo e levar o indivíduo à ação de compra.
Em outras palavras, o que toda organização precisa é conquistar clientes. Mais do que isso, é essencial fidelizar essas pessoas, de modo que a relação estabelecida entre elas e a empresa não se resuma a uma compra isolada, mas a algo mais duradouro. Para que isso aconteça, as instituições precisam colocar em prática uma série de medidas que melhoram o relacionamento com os seus clientes. Neste artigo, você vai conferir 8 dessas práticas. Boa leitura!
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1. Conheça a sua empresa e o seu produto
Antes de cuidar do seu cliente, é importante cuidar do público interno da empresa, ou seja, de todos os que nela trabalham, sobretudo os vendedores. Esses indivíduos conhecem a história da empresa? Sabem qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores? Conhecem todos os produtos e serviços que são comercializados? Compreendem quais desejos e necessidades da sociedade a empresa resolve? Sabem quais são os seus diferenciais em relação à concorrência?
O primeiro passo para satisfazer o cliente é informar, desenvolver, treinar e seduzir o próprio público interno. São essas as pessoas responsáveis por conquistar o cliente, e isso demanda que estejam muito bem informadas acerca de todas as atividades desenvolvidas pela empresa.
2. Descubra quem faz parte do seu público
Para descobrir o público da sua empresa, você deve fazer as clássicas segmentações demográficas, por localização geográfica, gênero, faixa etária, faixa de renda, grau de escolaridade etc. Contudo, é preciso ir muito além disso. Quem são essas pessoas? Por que precisam de uma empresa como a sua? Quais são os valores delas? Como é o seu estilo de vida? Como os seus produtos/serviços se fazem necessários para esses indivíduos?
Quanto mais você se aprofundar nas respostas a essas perguntas, mais compreenderá o seu público. Consequentemente, a empresa será capaz de criar soluções cada vez mais adequadas às necessidades das pessoas e conseguirá se comunicar no lugar certo e da maneira certa com elas.
3. Aja com empatia
Quando uma pessoa recorre a uma empresa, é porque ela precisa resolver alguma necessidade. Sendo assim, todo funcionário da organização que entrar em contato com esse cliente precisa, acima de tudo, ouvi-lo ativamente para compreender direitinho qual é a necessidade dele. Isso demanda empatia, ou seja, a capacidade de colocar-se no lugar do outro para ajudá-lo da melhor maneira possível.
Se ele tiver qualquer problema com algum dos seus problemas, serviços, entregas, pagamentos etc., dê a ele a oportunidade para que explique o que ocorreu e tome as devidas providências para resolver a questão e também para que ela não se repita com aquele ou com qualquer outro consumidor.
4. Faça pesquisas de satisfação
Para que uma empresa possa melhorar o seu relacionamento com o cliente, ela precisa manter com ele um diálogo franco e simpático. Por isso, é essencial realizar pesquisas de satisfação — aquelas em que o público avalia e expressa a sua opinião sobre a empresa em diferentes quesitos.
Entre os assuntos abordados, podemos incluir a qualidade dos produtos, a prestação de serviços, o atendimento presencial, a facilidade de compra na loja virtual, o relacionamento com os profissionais, a velocidade para resolver problemas, o processo de pagamento, o procedimento de entrega do produto, enfim, tudo aquilo que as pessoas comumente consideram na avaliação de uma empresa. Utilize os dados para melhorar sempre e cada vez mais o trabalho da organização.
5. Integre os seus canais de comunicação
Telefones, WhatsApp, website, e-mails, redes sociais: todas essas plataformas estabelecem uma comunicação direta entre pessoas e empresas. Por isso, você deve ter profissionais exclusivamente dedicados ao atendimento ao cliente em cada um desses canais. Além disso, é primordial integrá-los, de modo que o que se fala em um canal seja um discurso consonante com o que se fala nos outros.
É importante estar disponível em todos esses meios, pois isso oferece liberdade para que o cliente escolha de que maneira ele deseja ser atendido, lembrando que cada pessoa tem as suas preferências.
6. Tenha um histórico de atendimentos
Não há nada pior do que ser atendido por um funcionário de uma empresa em um canal e, depois, quando precisar retornar o contato, ter que contar toda a sua história de novo. Para evitar que isso aconteça, tenha uma plataforma para registrar as interações efetuadas com cada cliente.
Dessa forma, mesmo que o cliente seja atendido por profissionais distintos, todos eles conseguirão checar o histórico do atendimento e dar continuidade a ele do ponto em que havia parado. Isso torna o processo menos estressante e mais rápido para ser resolvido. Além disso, ele também tende a ser mais humanizado e personalizado.
7. Seja rápido nas tratativas com o cliente
Por falar em canais integrados e em atendimento humanizado, entenda que a velocidade em que o atendimento ocorre é um dos critérios mais importantes para a satisfação do cliente. Se ele deixou uma mensagem para a sua empresa, mas ela não foi respondida em algumas horas, isso aumenta consideravelmente as chances de ele recorrer à concorrência, ou ao menos de ficar incomodado com a sua demora.
Ninguém gosta de perder tempo, sobretudo nos dias de hoje. Sendo assim, invista em tecnologia e no treinamento dos seus funcionários para que sejam ágeis no relacionamento.
8. Cuide dos processos pós-vendas
O maior erro que as empresas geralmente cometem no atendimento ao cliente é acreditar que, uma vez efetuada uma venda, o processo todo acaba. Muito pelo contrário: é aí que começa o verdadeiro relacionamento com o cliente. As pesquisas de satisfação, os e-mails personalizados com sugestões de novas compras, os conteúdos informativos e um simples telefonema para saber o que ele achou do produto ou do atendimento são meios de fidelizar esse cliente.
Ao perceber que ele é importante para a empresa e que ela faz o possível para estreitar essa relação, o cliente se sente especial e, muito provavelmente, continuará a ser cliente daquela organização por um bom tempo.
As 8 dicas acima são práticas não tão inovadoras, mas certamente fundamentais para que qualquer empresa seja muito bem-sucedida no seu relacionamento com o cliente. Coloque-as em prática e veja a “magia” acontecer.
E você, querida pessoa, consegue ter relacionamentos duradouros com os seus clientes? E com as empresas de que é cliente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!