Especialmente nas tradições ocidentais, comunicar-se olhando nos olhos da outra pessoa é uma característica vista de forma positiva, pois indica confiabilidade e honestidade. No entanto, existem algumas pessoas que apresentam dificuldades para se comunicar dessa maneira.

Neste artigo, vamos explorar um pouco das prováveis causas para essa dificuldade e apresentar algumas opções viáveis para lidar com as pessoas que não conseguem olhar nos olhos durante a comunicação. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

Por que algumas pessoas não olham nos olhos quando se comunicam?

Quando alguém não olha nos nossos olhos durante uma conversa, podemos ficar incomodados, como se aquela pessoa não fosse de confiança. De fato, pode ser que ela esteja mentindo ou omitindo alguma informação, mas isso não necessariamente é verdade.

Por isso, antes de tirar conclusões precipitadas, verifique alguns dos potenciais motivos para que alguém evite o contato visual.

1. Ansiedade social/desconforto emocional

Algumas pessoas se sentem inseguras e com baixa confiança em si mesmas durante as interações sociais, o que gera ansiedade e as leva a baixar o olhar durante as conversas. Além disso, dependendo do contexto, elas podem se sentir intimidadas para falar com algumas pessoas ou para abordar determinados assuntos. Trata-se de uma característica desses indivíduos, o que nada tem a ver com serem ou não confiáveis. É apenas um medo da vulnerabilidade de expor o que pensam ou sentem.

2. Questões culturais

Em algumas culturas, geralmente de fora do ocidente, olhar diretamente nos olhos daqueles com quem estamos conversando pode ser considerado algo invasivo e até mesmo desrespeitoso. Especialmente quando alguém mais jovem se dirige a uma pessoa mais velha, pode ser até esperado um olhar mais baixo em alguns lugares. Por isso, antes de julgar, verifique o contexto cultural daquela pessoa, pois ele pode desempenhar um papel importante nesse comportamento.

3. Personalidade introvertida

PSC Renascimento

Algumas pessoas podem até não ter ansiedade social ou desconforto emocional, mas apresentam uma personalidade naturalmente introvertida. Esses indivíduos se sentem mais confortáveis com pessoas da sua confiança e em pequenos grupos, comunicando-se de forma mais reservada. Especialmente quando estão em um lugar novo ou diante de pessoas desconhecidas, podem desviar o olhar de vez em quando, mas isso não significa desrespeito ou desinteresse na conversa.

4. Distração ou concentração

Há quem desvie o olhar durante uma conversa justamente porque tem dificuldade de se concentrar. São pessoas mais suscetíveis a olhar para o lado diante de qualquer interrupção, como barulhos. Por outro lado, há outros indivíduos que desviam o olhar para que se concentrem melhor nas informações que estão ouvindo ou naquilo que vão falar em seguida. Isso tende a ocorrer quando estão muito envolvidos no pensamento.

5. Respeito à privacidade

Por fim, outro motivo relativamente comum para que algumas pessoas evitem o contato visual é o respeito à privacidade alheia. São indivíduos que têm a crença de que olhar diretamente nos olhos do outro é algo invasivo e até ofensivo. Há quem acredite que não olhar nos olhos é um meio de não interromper a pessoa e permitir que ela continue falando, sem prejudicar a sua linha de raciocínio.

Como lidar com pessoas que não conseguem olhar nos olhos?

Como você pode notar, existem diferentes motivos pelos quais alguém pode não olhar nos seus olhos durante uma conversa, o que não necessariamente indica que há algo errado. Contudo, se essa questão realmente o incomoda, há algumas abordagens que você pode adotar ao lidar com esse tipo de situação. Confira!

1. Não assuma negativamente

De acordo com as razões acima, a falta de contato visual pode não ter nada a ver com desinteresse, desonestidade ou falta de respeito. Portanto, não parte do princípio de que há algo errado com o seu interlocutor. Esse comportamento pode ser apenas uma preferência individual ou um traço da personalidade da pessoa. Seja paciente e dê um voto de confiança àqueles que conversam com você.

2. Seja empático e respeitoso

Aja com respeito e jamais force a pessoa a olhar nos seus olhos, caso ela não queira. Isso a deixará ainda mais desconfortável. Em vez disso, respeite o espaço pessoal de cada um e as suas preferências. Uma dica bacana nesse sentido é colocar-se no lugar da pessoa, especialmente se a conversa for mais delicada. Se a situação permitir, você pode expressar que nem todos se sentem confortáveis fazendo contato visual e que isso é aceitável.

3. Estabeleça conexão de outras formas

Quando nos comunicamos com alguém, podemos nos utilizar de diferentes recursos para que esse processo ocorra, de modo que o olho no olho é apenas uma dessas maneiras. Se esse contato visual não for confortável por algum motivo, estabeleça a conexão por outras vias, procurando ouvir a pessoa atentamente, fazendo perguntas abertas e demonstrando um interesse genuíno no diálogo.

4. Comunique-se com clareza e no momento apropriado

Certifique-se de que a outra pessoa saiba que você está aberto à comunicação e valoriza o que ela tem a dizer. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais confortável. Nesse sentido, fique atento também à sua comunicação (palavras, tom de voz, linguagem corporal, gestos e expressões faciais). Além disso, tente escolher um momento apropriado para conduzir a conversa, especialmente se for um assunto delicado, a fim de que a outra pessoa se sinta mais acolhida.

5. Pergunte abertamente, se apropriado

Em algumas situações, especialmente em um relacionamento mais próximo, você pode perguntar abertamente à pessoa sobre as preferências dela em relação ao contato visual. No entanto, faça isso de maneira respeitosa e compreensiva, sem parecer que você está julgando o indivíduo por aquele comportamento.

Em conclusão, há meios de lidar com pessoas que não conseguem olhar nos olhos. Contudo, o importante é ter em mente que essa atitude não necessariamente indica que a pessoa não é digna de confiança ou que está escondendo algo. Há inúmeras explicações para esse comportamento, de modo que, se você estiver incomodado, é possível abordar a questão de forma respeitosa e compreensiva.

E você, ser de luz, como lida com a falta de contato visual durante as conversas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!