Para entender as diretrizes de qualquer organização é imprescindível, antes de tudo, conhecer realmente a visão de uma empresa. Digo isso porque a visão diz respeito ao que um negócio quer alcançar e aonde ele quer chegar a curto, médio e longo prazo.
Portanto, isso quer dizer que é isso que rege as ações de uma empresa e que guia suas lideranças e colaboradores na construção dos resultados. Para isso, a visão deve estar alinhada à missão e aos valores do empreendimento, pois é exatamente esta tríade que orienta a forma de ser, pensar e agir diante do mundo.
Contents
Exemplos de Visão Empresarial
Em resumo a visão de uma empresa deve responder quais são seus objetivos naquele mercado e qual será seu posicionamento nele. Para ter mais clareza, vamos conhecer exemplos de visões de grandes empresas nacionais e internacionais e, inclusive, da minha, o IBC.
Instituto Brasileiro de Coaching – IBC
Ser a principal referência em Coaching no mundo.
Fiat
Visão – Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos
Wal-Mart Brasil LTDA
Visão – Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários.
Arcor do Brasil LTDA
Visão – Ser a empresa nº1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
Coca Cola
Visão – Matar a sede do mundo.
Petrobras
Visão – Tornar-se uma empresa de energia de classe Mundial.
Apple
Visão – “Mudar o mundo através da tecnologia”.
Como Definir a Visão de uma Empresa ou Pessoal
Agora que você já conheceu exemplos de visão, vamos fazer um exercício e buscar responder qual seria a de sua empresa ou então, se não tiver este tipo de pretensão, qual é a sua visão pessoal. Responda as seguintes perguntas:
- Como você se vê ou vê o seu negócio em longo prazo (Daqui a 5, 20, 30 anos)?
- Quando chegar lá (visualize) o que estará fazendo, sendo e oferecendo ao mercado/mundo, que metas terá alcançado?
- Como você/ empresa querem ser vistos pelo mercado, clientes e pelas pessoas ao seu redor?
- Você acredita verdadeiramente que está visão é realizável ou não?
Estas são algumas perguntas-chave à definição da sua visão empresarial e pessoal também. Lembrando que ele preferencialmente deve começar com um verbo (Ser, Fazer, Manter, Mudar, Transformar, Construir…), pois isso demonstra o que o negócio vai fazer para ser o que ele deseja ser no futuro.