Antes de abrir um negócio é vital que todo empreendedor procure expandir sua visão de negócios, aprender sobre mercado e entender profundamente qual é o comportamento do consumidor. Na prática, isso representa buscar identificar quem são os seus clientes (idade, gênero, renda, profissão, região, por exemplo), como se comportam e, especialmente, o que eles querem ao buscar os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Conhecer seu consumidor e investir na personalização é essencial para oferecer sempre o melhor a eles, garantir sua satisfação e também aumentar suas chances de fidelizar aquele cliente. Muitas empresas simplesmente ignoram esta necessidade e não dão a devida importância aos seus compradores.
Ter um comportamento desleixado põe em risco o empreendimento. Para ser bem-sucedido em sua empresa, é preponderante conhecer bem e definir as melhores formas de abordar seus clientes e dar-lhes uma experiência de compra única.
Principais Influências no Comportamento do Consumidor
Culturais – cada pessoa possui sua própria cultura, seus valores e crenças e de acordo com este modelo mental toma sua decisão de compra. Portanto, isso precisa ser sempre levado em conta pelas empresas.
Classe social – consiste na divisão das pessoas, que são enquadradas em determinados grupos sociais, de acordo com sua faixa de renda, e cujos interesses e comportamentos são semelhantes.
Influenciadores – grupo dos formadores de opinião; pessoas que exercem influência direta sobre a tomada de decisão de compra do outro como, por exemplo, artistas e celebridades.
Família – este é considerado o grupo de maior influência, pois é composto pelos parentes, pessoas afetam diretamente nas escolhas de seus familiares.
Estilo de vida – o comportamento de compra destes consumidores é definido diretamente por seu estilo de vida, uma vez que eles levam bastante em conta o posicionamento da empresa no mercado e seus impactos no mundo.
Personalidade – composto por pessoas que fazem questão de ressaltar seu perfil e sua personalidade diferenciada e que desejam encontrar empresas que ofereçam produtos e serviços que entendam e atendam exatamente isso.
Disney – Uma Forma Única de Encantar o Cliente
Neste sentido, não posso deixar de destacar o modelo Disney quando o assunto é forma de tratamento aos seus clientes. Nos parques crianças e adultos dividem os espaço, e todas as atrações foram feitas para causar encantamento em todos os visitantes e não apenas nos pequenos.
Com isso, pais e filhos, os jovens e os mais velhos, conseguem se divertir e ter uma experiência única. E sabe por que isso acontece? Primeiro porque a Disney conhece muito quem são os seus clientes e o que eles querem e, segundo, porque criou um local mágico, excepcional e capaz de agradar a todos.
Este poderoso exemplo deixa mais claro ainda a importância de conhecer o comportamento do consumidor. Por isso, encontre formas efetivas de satisfazer ou mesmo de ultrapassar as suas expectativas em relação aos produtos e serviços que sua empresa oferece. Lembre-se disso e sempre surpreenda positivamente os seus clientes, pois este cuidado é que vai te ajudar a criar um negócio próspero, respeitado e extraordinário!