Independente da fase do empreendimento, seja ele um negócio inicial ou já consolidado no mercado, é de extrema importância contar com um mentor para melhoria contínua do mesmo.
O mentor é o profissional que possui ampla bagagem prática e de conhecimento no campo de atuação em que a empresa está inserida. Sua missão é estabelecer uma relação de parceria com o empresário, auxiliando-o a encontrar as melhores perspectivas, possibilidades, estratégias e soluções, sempre com o objetivo de expandir o potencial do empreendimento.
Dissociado emocionalmente dos acontecimentos da empresa, o mentor consegue enxergar com uma visão clara e ampla. Desta forma, contribui significativamente com o crescimento da empresa pois analisa as situações de maneira mais racional.
O empresário se torna mais capacitado a partir da troca de experiências, percepções assertivas e transferência de conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória profissional sólida e de credibilidade do mentor.
É necessário que haja abertura para ouvir as orientações do mentor, bem como receber seus feedbacks de forma positiva, trabalhando ações pautadas nos dados obtidos com foco no crescimento contínuo. Isso é reconhecer que, por mais domínio que tenhamos sobre determinada atividade, sempre haverão oportunidades de melhoria.
Benefícios do Mentoring
- Processo estruturado estrategicamente para o alcance dos objetivos organizacionais;
- Método adequado especificamente às necessidades do cliente;
- Progresso acelerado do aumento de desempenho;
- Desenvolvimento de habilidades e competências;
- Aprimoramento do capital humano;
- Disseminação de uma cultura de alta performance;
- Redução substancial de turn over;
- Aumento do nível de satisfação, engajamento e comprometimento;
- Estabelecimento de estratégias organizacionais mais assertivas;
- Alcance de resultados em curto espaço de tempo;
Em que momento contar com o mentor?
A organização pode apoiar-se nos serviços de mentoria sempre e em qualquer momento. Considerando que o potencial do ser humano é infinito, e portanto, sempre poderá se maximizar. Entre as situações habitualmente mais procuradas, estão:
- Adaptação de novos colaboradores;
- Preparação de futuros líderes;
- Ascensão e sucessão de funções;
- Estímulo à cultura organizacional colaborativa e inovadora;
- Readequação e remanejamento de cargos;
- Retenção de talentos;
Como o Coaching Potencializa os Resultados do Mentoring?
A orientação é uma das grandes diferenças entre o Coaching e o Mentoring. O processo de Coaching não se pauta em sugestões ou conselhos, mas em Perguntas Poderosas que despertam no coachee (cliente) suas respostas internas.
Este método desfruta do grande impacto positivo do feedback e escuta ativa (ouvir na essência), entre outras técnicas e ferramentas que permitam acessar as verdadeiras motivações que estimularam a busca pelas mudanças almejadas.
Mentores que possuem capacitação profissional em Coaching, conseguem atingir um nível mais profundo de transformações que levarão a resultados permanentes devido ao acesso das questões subjetivas compreendidas através do um processo de autorreflexão durante as práticas de Coaching.
O maior ativo de uma organização são as pessoas. Portanto, investir em seu capital humano é a estratégia mais efetiva para se sobressair, se desenvolver continuamente e conquistar resultados cada vez mais extraordinários!
Este artigo foi útil para você? Então, comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!