Existe atualmente uma série de métodos e técnicas, que podem auxiliar generosamente o processo de silenciar a mente e acalmar a agitação diária. Meditação, prática de exercícios físicos, adequação da alimentação saudável, musicoterapia e até mesmo remédios naturais são excelentes recursos quando se trata de relaxar e até mesmo ter qualidade de sono.

A agitação diária e o estresse, além de afetar a mente do indivíduo, pode provocar tensão muscular, queda de cabelo, tontura e dor de cabeça, seja você quem for ou qual seja a sua idade. Por isso, é crucial que as pessoas busquem relaxar sempre que possível, para prevenir sintomas como esses ou o agravamento de algum distúrbio psicológico já existente.

Existem algumas técnicas recomendadas por especialistas que não visam tratamento medicamentoso, são práticas mais naturais que têm como objetivo, apenas reduzir o estresse, acalmar a mente e diminuir a agitação vivenciada por pessoas que sofrem de distúrbios de Ansiedade. São elas:

 

  • Meditação: Essa técnica pode ser aplicada em qualquer pessoa, a qualquer momento. Durante sua prática, a concentração tende a aumentar, dissipando pensamentos confusos que possam dar origem a seus desconfortos.  E existem vários tipos de meditação, entre as mais conhecidas podemos destacar:
  • Meditação Guiada: nesse tipo de meditação formam-se imagens mentais de lugares e situações relaxantes. Nessa técnica é possível estimular vários de nossos sentidos por meio de cheiros, sons, imagens e texturas.
  • Mantra: nesse tipo de meditação as pessoas repetem uma mesma palavra ou frase ou pensamento de modo que essa repetição gere paz interior, equilíbrio e foco.
  • Mindfulness: nesse tipo de meditação o indivíduo se conscientiza sobre a importância de viver no momento presente, no aqui e agora. E ainda que algum tipo de pensamento venha à mente, apenas deixa que passe.
  • Qi Gong: para restaurar e manter o equilíbrio, essa técnica normalmente combina meditação com relaxamento, movimento físico e respiração.
  • Tai Chi: este é um tipo de meditação que se mistura com artes marciais chinesas, em que se realizam movimentos lentos e posturas, enquanto se respira profundamente.
  • Yoga: nesse tipo de meditação são realizadas posturas e exercício de respiração, acompanhadas de uma música relaxante como recurso sonoro. À medida em que a pessoa realiza os movimentos, trabalha seu equilíbrio, foco e se mantém mais ligada ao momento presente.
  • Exercícios Físicos: Praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diários traz benefícios consideráveis para as emoções do indivíduo. É um excelente momento para pensar em soluções para os desafios do dia a dia. Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda a eliminar o cortisol (hormônio ligado ao estresse) e a aumentar a produção de endorfina, que tem como objetivo promover o bem-estar.
  • Pensamentos Positivos: A oscilação de nossa percepção positiva e negativa pode afetar consideravelmente nossa saúde e bem-estar, por isso devemos nos manter sempre positivos. Para não cair na armadilha da negatividade, podemos:

 

  • Identificar e mudar pensamentos negativos;
  • Identificar quais áreas da vida estão sendo mais afetadas pelo pessimismo;
  • Buscar conviver com pessoas positivas;
  • Avaliar racionalmente cada pensamento negativo que surgir;
  • Praticar a Gratidão diariamente;
  • Buscar manter o bom humor mesmo diante de momentos difíceis.

 

  • Tempo para Si: Existem pessoas que não sabem dizer “não”, mesmo que estejam esgotadas e sem tempo, entretanto, dizer “sim” a tudo, pode provocar ainda mais estresse. Por isso, é importante tirar um tempo para fazer coisas por si mesmo, algo que goste, como ler um livro ou andar de bicicleta, passear em um parque ou estar com a família. Encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para que a Ansiedade e o estresse se mantenham sob controle.
  • Vida Social: Sair com amigos e estar com familiares ajuda muito na redução do estresse e da Ansiedade. Por isso, fazer uma pausa para café com amigos dentro ou fora do ambiente de trabalho, conversar com familiares ou telefonar para um conhecido que não vê a muito tempo, são formas de relaxar enquanto cultiva relacionamentos e paz interior.
  • Alimentação Saudável: Alimentar-se de forma equilibrada, dando preferência a alimentos ricos em vitamina C, B5, B6, magnésio e zinco em vez de alimentos que sobrecarreguem o organismo e o acelerem, como cafeína, açúcares e álcool, faz enorme diferença no bem-estar diário de pessoas que apresentam quadros de distúrbio de Ansiedade e estresse. Invista em morangos, laranjas, brócolis, ovos, peixe, banana, feijão, amêndoas, milho e ervilha entre outros.
  • Óleos Essenciais e Massagens: Associar essas duas técnicas pode verdadeiramente trazer à pessoa ansiosa e estressada mais tranquilidade, relaxamento e sensação de bem-estar. Massagens com óleos essenciais de Alfazema, Camomila ou Eucalipto são ótimas para aliviar tensão muscular e sintomas de estresse que quando não tratados podem levar a um distúrbio de Ansiedade.

 

PSC

Invista em você e em sua qualidade de vida, invista no seu bem-estar. Cuide de sua saúde física, emocional e mental. Se necessário, invista também em chás como o de Camomila e Erva-dos-Gatos, que são relaxantes e ligeiramente sedativos. Outro chá muito indicado para pessoas diagnosticadas com estresse e Ansiedade é o cá de Valeriana.

Seja qual for o recurso ou os recursos escolhidos por você para relaxar, lembre-se de que você precisa se entregar ao momento e vivenciá-lo com toda dedicação. Além disso é preciso ter paciência, pois é aos poucos que os sintomas do estresse e Ansiedade vão diminuir. Comemore cada conquista e tenha sempre em mente que livrar-se da agitação diária é um processo e um hábito a ser desenvolvido. Permita-se, comprometa-se e dê tempo ao tempo. As coisas só acontecem quando tem que acontecer.

 

Copyright: 417086011 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem