O conceito de produtividade refere-se à capacidade de uma pessoa, equipe ou empresa de produzir algo em um determinado período de tempo. Se você consegue ler 20 páginas de um livro em 1 hora, mas no dia seguinte consegue ler a mesma quantidade em 50 minutos, por exemplo, esse segundo dia foi mais produtivo do que o primeiro.

Como o tempo é um recurso cada vez mais escasso e valioso, é natural que as pessoas e as organizações estejam em busca de cada vez mais produtividade, mas há alguns cuidados que precisam ser tomados. Neste artigo, você vai conhecer os 10 maiores adversários de uma vida produtiva e como podemos vencê-los. Continue a leitura e saiba mais!

O primeiro obstáculo à produtividade é a desmotivação. Se você não gosta ou não vê sentido naquilo que está fazendo, dificilmente será produtivo. Por isso, antes de iniciar qualquer empreitada, tenha em mente o real propósito de fazer aquilo. Por que essa atividade é importante? Como você pode deixá-la mais prazerosa? Sem um mínimo de alegria e de sentido nessa tarefa, você provavelmente encontrará meios de procrastiná-la e não será produtivo. Fique atento e encontre a sua motivação.

  • Distrações

Hoje em dia, não faltam distrações no nosso caminho. Sem motivação e com distrações, está criado o ambiente perfeito para ser zero produtivo. E-mails, notificações de redes sociais, televisão ligada, música alta, colegas batendo papo, tudo isso pode ser prejudicial à sua capacidade produtiva. Por isso, diante de uma tarefa mais complexa, peça silêncio, dirija-se a um local mais tranquilo e, se possível, silencie temporariamente as suas notificações. Foque no que precisa ser feito.

  • Má gestão do tempo

Outra vilã da produtividade é a má gestão do tempo. Se você não organiza a sua rotina, as 24 horas do dia vão embora em um piscar de olhos. Por isso, compre uma agenda ou tenha um aplicativo no seu celular para organizar os seus compromissos do dia, sem se esquecer de nada. Além disso, monitore o tempo que você gasta nas redes sociais, na televisão ou em outras possíveis distrações. Por fim, procure ter sempre o mesmo horário para dormir e acordar, de modo que você possa aproveitar bem o dia.

  • Falta de clareza nos objetivos

Muitas vezes, as pessoas não conseguem ser produtivas porque não têm clareza de onde exatamente pretendem chegar. Por isso, defina metas claras e específicas, sabendo o que você quer alcançar. Não adianta querer abrir uma empresa, viajar e comprar uma casa tudo ao mesmo tempo. Tenha foco em uma coisa de cada vez, de modo que você possa concentrar o seu tempo, os seus recursos e a sua energia nessa prioridade. Isso garantirá que você seja mais produtivo.

  • Ambiente desorganizado

Produtividade e bagunça não combinam. Portanto, mantenha os seus espaços físicos e digitais bem organizados e limpos. Na bagunça, você vai perder tempo e energia só para encontrar os itens de que precisa, o que o deixará lento e cansado. Dessa forma, dificilmente você conseguirá ter uma produtividade elevada. É melhor perder alguns minutos do dia organizando o seu espaço antes de começar as suas tarefas do que iniciá-las em meio à bagunça. Você ficará com a impressão de que as coisas “não andam”.

  • Fadiga e falta de descanso

PSC

O descanso e o sono são tão importantes quanto o período produtivo. É preciso recuperar as energias do corpo e da mente para que eles possam funcionar de forma adequada. Ao contrário do que muita gente pensa, ser produtivo não significa dormir pouco e trabalhar 15 horas por dia. É preciso ter horário para tudo, o que inclui o descanso e o lazer. Esses elementos não são “luxos”, mas fatores fundamentais para a saúde física e a saúde mental — sem as quais ninguém consegue fazer nada. Cuide-se!

  • Conflitos interpessoais

Outro fator que pode ser muito prejudicial, sobretudo nas empresas, é a existência de conflitos interpessoais. É natural que existam discordâncias de vez em quando, mas quando ninguém se entende nunca, aí sim temos um problema. O clima dos ambientes fica pesado, e as pessoas começam a enxergarem-se umas às outras como inimigas. Nesses casos, os conflitos e as discussões se tornam frequentes e podem ser desrespeitosos, o que gera estresse e derruba a produtividade de todos.

  • Falta de conhecimento e treinamento

Para ser produtivo, é preciso saber o que deve ser feito e como deve ser feito. Portanto, é natural que, quando fazemos algo pela primeira vez, os resultados não sejam tão bons, e nós acabamos levando mais tempo do que as pessoas mais experientes na tarefa em questão. Por isso, invista na aquisição de conhecimentos e nos treinamentos para desenvolver habilidades. Quanto mais preparado você estiver, mais conseguirá executar as tarefas com maestria e até com mais rapidez.

  • Ausência de infraestrutura adequada

É mais fácil apagar um incêndio com uma mangueira ou com um regador? É claro que esse é um exemplo extremo, mas ele ilustra bem a importância da infraestrutura adequada na nossa produtividade. Por isso, você precisa escolher bem os instrumentos e até as informações necessárias para executar as suas atividades antes de iniciá-las. É por esse motivo também que as empresas devem investir em tecnologias e ferramentas de ponta, de modo a auxiliar os seus colaboradores a darem o melhor de si.

  • Estresse em excesso

Por fim, conforme citamos, a saúde mental é um fator primordial para que as pessoas sejam produtivas. Um pouco de estresse pode ser estimulante, mas, em excesso, esse fator nos paralisa. O estresse excessivo gera medo, ansiedade e desorganização. Sem essa estabilidade emocional, as pessoas produzem menos e ficam muito mais suscetíveis a cometer erros. Portanto, administre o seu estresse e desenvolva técnicas de relaxamento e inteligência emocional.

Percebe como a questão da produtividade é delicada? São muitos os adversários desse fator, o que nos prejudica tanto na vida pessoal como na carreira. Fique atento aos fatores citados acima. Ao superá-los, você será muito mais eficaz e produtivo em todos os seus objetivos!

E você, querida pessoa, como avalia a sua produtividade? Qual desses obstáculos você considera o mais prejudicial na sua vida? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!