Quando falamos em ambidestria, a ideia que mais facilmente nos vem à mente é a de pessoas que conseguem ter as mesmas habilidades, tanto com o lado direito como com o lado esquerdo do corpo. É por isso que dizemos que uma pessoa é ambidestra quando ela consegue escrever com as duas mãos, por exemplo.

Mas e quanto à ambidestria organizacional? O que seria esse conceito? De que maneira uma empresa pode ser considerada ambidestra? Quais seriam as vantagens disso? Como é possível desenvolver essa propriedade em uma organização? As respostas para todas essas perguntas, você vai conferir no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é a ambidestria organizacional?

Toda empresa precisa ser dinâmica, no sentido de acompanhar as mudanças do seu tempo, que envolvem descobertas científicas, avanços tecnológicos e mudanças no próprio comportamento humano. Organizações que não se atualizam em todas essas áreas perdem força e competitividade.

Diante disso, é importante que as empresas sejam criativas, inovadoras e, se possível, disruptivas, com foco no futuro. No entanto, elas também não podem se descuidar da eficiência operacional dos processos que já existem no presente, que garante a sobrevivência e a sustentabilidade do negócio. Em outras palavras, as empresas precisam equilibrar a sede de inovar com a necessidade de tornar sólido e seguro o que já ocorre.

Esse equilíbrio entre cuidar do presente e planejar o futuro é o que torna uma empresa ambidestra, ou seja, habilidosa nessas duas frentes. Portanto, a ambidestria organizacional é a capacidade de uma organização desenvolver-se simultaneamente entre a eficiência operacional que garante um bom desempenho no presente e a inovação que promove um futuro promissor.

Por que a ambidestria organizacional é importante?

A ambidestria organizacional é importante porque garante o equilíbrio nas ações da empresa entre tornar o presente sólido e fomentar um futuro animador. As organizações precisam focar nesses dois “períodos” para ter sucesso.

PSC

Por um lado, toda empresa precisa melhorar continuamente os seus negócios e os seus processos existentes. Aqui, fazem-se necessárias melhorias incrementais, ou seja, que tornam ainda melhor o que já existe. O objetivo é garantir a sustentabilidade do negócio, por meio de diferentes iniciativas, como a aquisição de equipamentos de qualidade e o oferecimento de treinamentos e cursos aos colaboradores, com foco em uma formação contínua.

Por outro lado, a organização também precisa pensar no futuro. Além de garantir a sustentabilidade do negócio, é fundamental acompanhar as tendências, fazer pesquisar e identificar possibilidades de inovação mais radicais, que de fato representem avanços significativos. Essas inovações podem servir como importantes diferenciais competitivos, tendo como objetivo o crescimento da organização e a expansão da sua força.

A ambidestria organizacional, portanto, é o equilíbrio entre a sustentação do negócio (o presente) e o seu crescimento (o futuro). Aparentemente, as ideias são opostas, mas isso não é verdade. As organizações podem (e devem!) conciliar esses dois aspectos para obter resultados extraordinários. Ah, e não se trata de um conceito novo. Apesar de o nome “ambidestria organizacional” soar inovador, as suas ideias básicas começaram a ser publicadas no início dos anos 1990.

De que maneiras as empresas podem colocar em prática a ambidestria organizacional?

Para implementar a ambidestria organizacional, 3 diferentes modelos de atuação podem ser adotados: a ambidestria estrutural, a ambidestria cíclica e a ambidestria simultânea. Conheça melhor cada um desses modelos na sequência.

1. Ambidestria estrutural

Para o desenvolvimento da ambidestria estrutural, a empresa é dividida em dois setores: há funcionários que cuidam exclusivamente da eficiência operacional já existente e há funcionários que cuidam exclusivamente das possibilidades de inovação.

As duas funções existem ao mesmo tempo, mas são exercidas por equipes separadas. É o caso das empresas que contam com “departamento de inovação” ou “área de novos negócios”, por exemplo. As lideranças da empresa, contudo, têm o objetivo de manter o alinhamento entre as equipes.

2. Ambidestria cíclica

No caso da ambidestria cíclica, não há separação entre as equipes. O que ocorre é que, em dado momento toda a empresa foca na eficiência dos processos operacionais já existentes e, em outro momento, toda a empresa foca na inovação. O modelo é rotativo, no sentido de que esses dois focos se intercalam ao longo do tempo.

Há momentos em que a empresa precisa “colocar a casa em ordem”, focando nas operações e na sua eficiência. Por outro lado, há momentos em que ela deve se dedicar mais à inovação, de forma integral. Assim, todos os colaboradores atuam em ambos os lados, mas em momentos diferentes.

3. Ambidestria simultânea

Por fim, o modelo de ambidestria simultânea é aquele em que os dois processos ocorrem simultaneamente e envolvem todos os colaboradores. Não existem ciclos, pois cada funcionário é ambidestro nas suas respectivas funções, ou seja, todos focam individualmente, tanto no operacional como na inovação no seu próprio trabalho.

Esse modelo pode ser muito interessante, mas provavelmente não é o mais fácil de colocar em prática, já que demanda que todo e cada colaborador seja ambidestro nas suas funções e consiga equilibrar a inovação e a eficiência operacional individualmente.

Conclusão

Para concluir, podemos afirmar que uma empresa ou um funcionário é ambidestro quando consegue equilibrar as ações voltadas à inovação com as ações voltadas à eficiência das operações já existentes. Assim, toda empresa que deseja ser competitiva e todo profissional que deseja prosperar na sua carreira precisam desenvolver essa característica.

A eficiência operacional garante a sobrevivência, a segurança e a sustentabilidade dos negócios. A inovação, por sua vez, garante as possibilidades de crescimento da empresa, oferecendo novidades, mantendo-se interessante à sociedade, acompanhando as tendências e o dinamismo do momento e, consequentemente, estabelecendo diferenciais competitivos importantes.

E você, querida pessoa, consegue identificar a ambidestria organizacional no seu ambiente de trabalho? De que maneira ela ocorre? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!