Tem se tornado cada vez mais comum que as empresas permitam que os seus colaboradores trabalhem das suas respectivas casas. Quando isso ocorre de forma definitiva, fala-se em home office. Já quando isso ocorre de forma esporádica, ou seja, apenas em algumas ocasiões na semana, o nome correto é o chamado “trabalho híbrido”.

Todavia, o trabalho remoto, ou seja, que é executado fora das dependências da empresa, não necessariamente precisa ser realizado na casa do profissional. Essa é a premissa básica de um sistema que tem ganhado força, conhecido como anywhere office. Neste artigo, você vai descobrir o que é e como funciona esse sistema. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma boa leitura!

O que é anywhere office?

Fazendo uma tradução do inglês para o português, perceberemos que o conceito é bastante simples de entender. Anywhere significa “em qualquer lugar”, e office é “escritório”. Portanto, anywhere office quer dizer “escritório em qualquer lugar”.

Basicamente, esse tipo de trabalho remoto significa que o colaborador pode levar o seu notebook, o seu celular e demais materiais a qualquer lugar em que deseje trabalhar, desde que haja uma conexão disponível com a internet. Dessa forma, é cada vez mais comum ver pessoas trabalhando em parques, casas de veraneio, cafés, restaurantes, entre outros lugares.

O processo é vantajoso, mas demanda muita responsabilidade dos funcionários e do departamento de recursos humanos das empresas. Algumas organizações já adotam o sistema há bastante tempo, mas ele se popularizou, sobretudo, diante da pandemia de Covid-19, em 2020.

Como o anywhere office funciona?

Para que esse sistema funcione, é importante que as organizações compreendam quais são as funções que podem ser desempenhadas remotamente. Um analista financeiro pode aderir ao anywhere office, mas, obviamente, não é o caso de um cirurgião. Além disso, a organização precisa definir se o modelo será adotado de forma permanente ou se ocorrerá apenas em determinados dias da semana, necessitando da criação de escalas entre os funcionários.

PSC

Uma vez definidas essas questões, é necessário garantir que cada colaborador tenha o que for necessário para que ele execute o seu trabalho de onde quiser, o que inclui materiais de escritório, notebooks e celulares. Além do mais, a empresa também deve estabelecer o seu principal canal de comunicação entre os líderes e os liderados. Nesse sentido, além dos aplicativos de mensagens, as redes de e-mails e os softwares de gerenciamento de projetos ajudam a controlar as demandas de trabalho.

A empresa também deve definir se haverá horários de trabalho definitivos ou se o colaborador terá mais liberdade para escolher os seus turnos, desde que entregue tudo o que deve fazer nas datas corretas. Nesse âmbito, é necessário verificar a necessidade de bater o ponto. Além disso, as datas e os horários das reuniões virtuais precisam ser definidos antecipadamente, de modo que todos os convocados possam participar, de onde quer que estejam.

Quais benefícios o anywhere office oferece?

Essa nova prática que o mercado tem adotado oferece benefícios, tanto aos colaboradores como às organizações. Confira os principais deles na sequência.

1. Redução do estresse

Os deslocamentos ao trabalho frequentemente geram estresse, devido ao trânsito, à poluição do ar, à poluição sonora e ao transporte público lotado e quase sempre com falhas. Sem precisar deslocar-se, o funcionário evita esses problemas, pode acordar um pouco mais tarde e tem mais tempo livre na rotina. Além disso, o distanciamento físico do chefe e até mesmo de alguns colegas pode amenizar a pressão de estar em um ambiente corporativo. Trabalhar em outros lugares pode ser menos tenso por isso.

2. Amenização dos gastos com infraestrutura

Do ponto de vista das empresas, o anywhere office também é vantajoso, afinal de contas, diversos gastos são reduzidos. Sem que os colaboradores (ou que a maioria deles) estejam presentes em um espaço físico, a empresa pode economizar com aluguel, equipamentos, materiais de escritório, eletricidade, água, produtos de limpeza, vales dos trabalhadores etc. Dessa forma, a organização pode ampliar a sua renda e até mesmo reinvestir nas suas principais atividades, obtendo bons resultados.

3. Mais motivação e satisfação dos colaboradores

Todo funcionário tende a ficar mais motivado e satisfeito quando percebe que a empresa em que trabalha está preocupada com o seu bem-estar e com a sua liberdade. Esses modelos de trabalho mais flexíveis também demonstram confiança no trabalho remoto daquele trabalhador e no seu profissionalismo. Com essas motivações, é natural que os colaboradores trabalhem mais e melhor, pois se encontram satisfeitos, tranquilos e engajados para dar o melhor de si nas suas tarefas.]

4. Crescimento de carreira e networking

Se o colaborador pode trabalhar de onde quiser, ele também tem mais tempo para dedicar-se aos estudos e aos treinamentos da profissão. Por isso, esse modelo de trabalho pode ser um incentivo à realização de cursos remotos que capacitem cada vez mais os profissionais. Além disso, o ambiente digital também pode favorecer a troca de experiências com outros profissionais, fazendo com que os funcionários ampliem e fortaleçam a sua rede de contatos — o popular networking.

Há alguma desvantagem nesse processo?

Em meio a tantos benefícios, o leitor pode ficar com a ideia de que não há desvantagens no anywhere office. Não é bem assim: se a empresa não tiver maturidade, organização e planejamento estratégico, algumas consequências negativas podem acontecer. Por exemplo:

  • Os funcionários podem ficar sem a estrutura adequada para realizar as suas funções;
  • A comunicação entre os líderes e os liderados pode ficar comprometida sem reuniões presenciais que esclareçam os mal-entendidos;
  • Colaboradores irresponsáveis podem não obedecer aos prazos ou não realizar as suas atividades com a mesma qualidade que fariam sob a supervisão presencial do chefe;
  • Alguns colaboradores podem se sentir deslocados ou desamparados distantes dos supervisores;
  • Empresas podem agir de má-fé e deixar de cumprir com as suas obrigações trabalhistas devido ao trabalho remoto;
  • Nem todas as profissões podem ser contempladas por esse sistema;
  • Alguns trabalhadores podem sentir falta do convívio presencial com os colegas.

Como é possível notar, o anywhere office oferece muitos benefícios aos colaboradores e às empresas que o adotam. Todavia, é primordial que haja muita organização e planejamento na adaptação dos funcionários a esse sistema, caso contrário, ele pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Quando bem orquestrado, porém, ele pode elevar a produtividade e a motivação dos membros da organização.

E você, ser de luz, já teve alguma experiência com o anywhere office? O que pensa sobre esse modelo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!