Na vida, ouvimos muito a respeito da importância de sermos honestos em nossas relações pessoais. Porém, pouco se fala sobre a auto honestidade, que é a qualidade daqueles que são verdadeiros consigo mesmos, o que significa reconhecer, aceitar e refletir sobre a própria vida. Continue acompanhando para fazer essa reflexão comigo e entender como esse tipo de honestidade pode ser transformador.

Entenda melhor o conceito de auto honestidade e sua importância

Em um relacionamento de amizade, por exemplo, um deve sempre dizer a verdade ao outro, porque é a confiança que irá fortalecer o laço entre essas pessoas. E se é importante fazer isso em relações com terceiros, por que não agir da mesma maneira consigo mesmo? Caso isso pareça confuso, saiba que, quando um indivíduo oculta uma vontade sua para agradar outra pessoa ou se encaixar em um padrão, não está sendo honesto com sua essência.

Vale dizer que a auto honestidade é desafiadora, porque, muitas vezes, envolve abandonar comportamentos e escolhas confortáveis para se aventurar em algo novo. Talvez, seja necessário iniciar conversas difíceis, colocar um ponto final em relacionamentos, mudar de carreira, se libertar de antigos padrões de comportamento e assim por diante. Contudo, ainda assim vale a pena, porque apenas sendo honesto consigo mesmo que se torna possível ser verdadeiramente feliz.

10 Atitudes para praticar a auto honestidade e viver de acordo com sua verdadeira essência

Agora que já sabe o que é a auto honestidade, confira dez atitudes que são fundamentais para praticá-la. Lembre-se que o processo poderá ser desafiador, porém, os benefícios que irá obter farão tudo valer a pena.

1 – Reconheça os lados bons e ruins da sua vida atual

Nenhuma vida é perfeita, sempre existe o lado bom e aquele que precisa ser melhorado. Reconhecê-los irá te ajudar a obter uma visão mais honesta da sua própria realidade, evitando tanto fechar os olhos para as coisas boas, tornando-se pessimista, quanto para as coisas ruins, permitindo que o comodismo te impeça de evoluir. Lembre-se que seu objetivo é buscar a verdade sempre, sem máscaras.

2 – Responsabilize-se pelos seus erros

A auto honestidade envolve, também, assumir os próprios erros em vez de terceirizar a culpa. Se você perdeu a paciência com alguém e fez algo do qual se arrepende, a responsabilidade é totalmente sua e não do outro. Por mais que ele possa ter agido de modo inadequado é seu dever controlar as suas atitudes, pois ninguém poderá fazer isso no seu lugar.

3 – Dê atenção aos seus sentimentos

Os seus sentimentos são parte importante de quem você é, assim, quando dá a devida atenção a eles, tem a oportunidade de se conhecer cada vez mais, além de poder identificar os seus pontos fortes e aqueles que precisa desenvolver. Quanto mais você se conhece e entende o modo como suas emoções se manifestam em seu estado de espírito e comportamento, mais pode se curar e evoluir.

4 – Tome cuidado para não se exceder na autoanálise

Durante o seu processo de acolhimento e autoconhecimento, cuide para evitar que se exceda na autoanálise. Tornar-se consciente sobre as próprias atitudes é realmente bastante válido, porém, deve ter sempre o intuito de fazer com que aja de acordo com suas próprias convicções e não que se recrimine e comece a se julgar, como alguém que faz críticas vazias e sem qualquer tipo de intenção de promover o crescimento.

5 – Reconheça seus limites

Ninguém sabe tudo ou tem controle sobre todas as coisas e reconhecer isso também faz parte do processo de se tornar honesto consigo mesmo, além de te ajudar a se manter humilde e realista. Aqueles que acham que sabem de tudo tudo agem de maneira teimosa e irracional, ignorando evidências que possam contradizer suas crenças. A compreensão das próprias limitações irá te manter aberto para novas informações e conhecimentos, o que permite que seja mais flexível com suas ideias e possa modificá-las ao aprender algo novo.

6 – Perdoe a si mesmo

Quando uma pessoa que você ama muito te magoa e, em seguida, vem lhe pedir perdão, costuma aceitar? Imagino que sim, afinal, todos estão sujeitos a cometerem erros. Então, partindo dessa resposta, se você perdoa terceiros, por que não perdoaria a si mesmo? Se deseja ser honesto consigo, é necessário que comece a aceitar a realidade e isso inclui os seus próprios erros, para que possa aprender com eles e se tornar uma pessoa melhor.

7 – Saiba diferenciar suas vontades das imposições de terceiros

Hoje em dia, é bastante comum encontrar pessoas que queiram fazer cirurgias plásticas e mudar a aparência. Será que todas elas o fazem por um desejo pessoal ou para se enquadrarem em algum padrão de beleza? Se questionar em relação às motivações que estão por trás das suas vontades te ajudará a entender o que realmente veio do seu interior e o que é fruto de influências externas. Então, poderá refletir e tomar uma decisão consciente.

8 – Mantenha-se conectado ao seu eu interior

O ser humano tende a ser cada vez mais honesto com as pessoas que convive mais intimamente. Assim sendo, procure se manter sempre conectado ao seu eu interior, se questionando, ouvindo seus pensamentos, se acolhendo. Quanto mais próxima for essa relação com a sua essência, mais confortável estará em enxergar a realidade e viver de acordo com ela.

9 – Tenha coragem de ser quem você é

Somos todos seres únicos, cada qual com suas características, ideias e comportamento. Partindo desse pensamento, não faz sentido algum tentar ser alguém diferente, que não condiz com a sua verdadeira essência. Tenha sempre em mente que a meta é ser honesto consigo mesmo e, para isso, é necessário ter coragem de ser quem você é, sem se importar com críticas vazias vindas de terceiros.

10 – Faça avaliações regularmente sobre sua vida

A fim de evitar viver sob efeito do piloto automático, apenas seguindo o que faz a maioria e sem se questionar, sugiro que faça regularmente avaliações sobre a sua própria vida. Reflita sobre seus relacionamentos, seu trabalho, sua saúde e pense no que pode fazer para que tudo isso esteja em congruência com os seus valores e convicções.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, disse que ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício. Então, comece agora mesmo a colocá-lo em prática e veja a sua vida se transformar!

 

Copyright:  1316614289 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes