Quer saber como fazer uma avaliação comportamental durante um processo seletivo? A resposta para esta questão é simples e poderosa – Coaching Assessment, uma poderosa ferramenta de mapeamento comportamental, baseada no DISC, com assertividade de 97%, e exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. É um dos melhores instrumentos do mercado tanto em custo benefício, como também no que tange a apresentação de relatórios de perfil completos e embasados.
Nos processos de seleção é comum haver muitos candidatos para avaliar e também muitos elementos para avaliação. Uma ferramenta como o Coaching Assessment, ajuda a otimizar o processo, uma vez que apoia os recrutadores a conhecer de forma mais rapidez a ágil, os perfis comportamentais dos profissionais. Na prática isso agiliza muito o tempo, o que é essencial, em toda empresa.
Por isso, em se tratando de uma contratação chave, por exemplo, contar com métodos efetivos se torna essencial para diminuir o prazo de espera pelo candidato ideal e também os custos com processos seletivos demorados e ineficientes. E por falar nisso, o leque de informações que o C.A traz é bastante revelador, pois traz um mapa completo das principais características dos avaliados, para que assim o RH possa identificar qual mais se encaixa na vaga em aberto.
Como é a Avaliação Comportamental com o Coaching Assessment?
A avaliação comportamental realizada por meio do Coaching Assessment Disc impressiona tanto por sua simplicidade como pela profundidade de informações que a ferramenta traz sobre os candidatos. Para realizá-la, o entrevistador pode tanto usar uma folha de respostas como oferecer acesso aos candidatos a um sistema exclusivo, onde cada pessoa responde, eletronicamente, seu questionário, que dura menos de 10 minutos para ser completado.
De posse das respostas, o avaliador tem um mapeamento completo de suas características, conforme quatro perfis distintos: analista, comunicador, executor e planejador. Traz também dados sobre sua capacidade de liderança, autoestima, os atributos de cada personalidade, bem como os pontos fortes e de melhoria de cada pessoa em seu trabalho.
Isso ajuda e, muito, a que o RH possa cruzar as informações coletadas por meio do Coaching Assessment com o job description, que é aquele formulário onde estão descritas tanto as funções como habilidades e competências exigidas para cada função na empresa. Quanto mais congruentes forem os dois, maiores são as chances de o candidato ser considerado o ideal para a vaga.
Mas claro, existem outros tipos de avaliação comportamental que podem ser realizadas com os futuros colaboradores. Muitas delas passam pela observação prática dos comportamentos dos candidatos em dinâmicas de seleção, por exemplo. Estas avaliações também podem ser realizadas, durante a própria entrevista pessoal; onde o recrutador tem a oportunidade de conhecer mais de perto os selecionados até ali e de entender melhor sua forma de pensar e agir em diferentes contextos profissionais.
Aproveite e conheça melhor todos os recursos do Coaching Assessment Disc e utilize esta poderosa ferramenta para potencializar ainda mais a efetividade dos processos seletivos em sua empresa e otimizar suas contratações.