O desempenho de um departamento e de uma empresa como um todo depende diretamente do desempenho de cada um dos seus funcionários. Se eles estiverem com baixa performance, consequentemente a empresa inteira sofrerá as consequências disso. Sendo assim, cabe aos líderes da organização lidar rapidamente com esse problema.

A baixa performance dos colaboradores pode ter diversas causas, de modo que é necessário investigá-las para resolvê-las. Neste artigo, você vai conferir 10 dicas para elevar a motivação e a produtividade dos membros das suas equipes de trabalho. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Conheça os membros da sua equipe

Se os seus colaboradores estiverem enfrentando um momento de baixa produtividade, converse com eles. Verifique o que está acontecendo. Eles podem estar desmotivados, enfrentando problemas pessoais, vivenciando conflitos na própria empresa, passando por problemas de saúde, e por aí vai.

Não se posicione como aquele líder que só cobra. Mostre o seu lado humano e procure compreender o que se passa com aquele colaborador, sempre com muito respeito e empatia. Dependendo do caso, você tem como ajudá-lo. Além disso, é conhecendo os colaboradores que você consegue delegar apropriadamente as tarefas.

2. Estimule a cooperação

É importante que você saiba formar equipes vencedoras por meio da contratação de profissionais competentes. No entanto, isso só não basta. É necessário extrair o que cada um tem de melhor e incentivar a integração e o espírito de equipe. Não adianta ter uma equipe de profissionais extremamente qualificados, mas que não se ajudam e não conversam entre si.

A competitividade deve dar lugar à cooperação. As relações do trabalho em equipe devem ser baseadas em confiança, em troca de ideias e em compartilhamento de conhecimentos, sem espaço para vaidade. Só assim resultados extraordinários poderão aparecer!

3. Estipule objetivos pautados na produtividade da equipe

PSC

Todo funcionário precisa de metas, não apenas os vendedores da empresa. É importante defini-las, de modo que a produtividade e a própria qualidade do trabalho se mantenham em alta. Equipes de alta performance precisam ter metas individuais e coletivas.

Sendo assim, conheça o trabalho de cada colaborador e, junto dele, defina metas que ele possa alcançar no dia, na semana ou no mês. Ter esse valor, desde que ele seja realista, pode ser um bom incentivo para que o funcionário dê o melhor de si. Reconheça quando as metas forem alcançadas e converse com o colaborador quando não forem.

4. Delegue as tarefas como se fossem desafios

Ao delegar tarefas aos membros da sua equipe, respeite as competências, habilidades e experiências de cada um. Além disso, atue como um motivador, demonstrando que você acredita que cada colaborador tem plenas capacidades para dar conta das tarefas que você estiver distribuindo.

Isso demonstra que você acredita no potencial da sua equipe e que confia nas habilidades de cada um. Além disso, não distribua as atividades como se fossem problemas, mas como desafios estimulantes, capazes de revelar os grandes profissionais, talentosos e competentes, que estão ali diante de você.

5. Ofereça feedbacks

O feedback é um momento em que o líder se reúne com a equipe, ou com cada funcionário individualmente, para mostrar os resultados da avaliação do desempenho dos colaboradores no último projeto, mês, bimestre, semestre etc. Esse processo é essencial para aproximar os líderes e os liderados.

Nesse encontro, o líder deve pontuar os aspectos em que houve um bom trabalho, reconhecendo o colaborador pelos seus méritos. Além disso, também deve citar aquilo que poderia ter sido melhor, permitindo que o funcionário explique o baixo rendimento e oferecendo sugestões para que um desempenho melhor seja alcançado futuramente.

6. Desperte a motivação da equipe

Para despertar a motivação dos membros de uma equipe de trabalho, há diversas estratégias que podem ser adotadas. É possível elogiar os colaboradores quando merecerem, promover pequenos momentos de integração entre eles para aliviar o estresse do dia a dia e até mesmo oferecer pequenos prêmios aos que tiverem melhores desempenhos.

Algumas empresas oferecem bônus financeiro, participação nos lucros e até mesmo viagens de fim de ano aos seus melhores funcionários. Estabeleça as regras do “jogo”, monitore o batimento das metas e reconheça aqueles que tiverem boas performances. Apenas não permita que a competitividade torne-se exagerada e gere conflitos.

7. Respeite os limites de cada um

Quando o assunto é a produtividade, é preciso compreender que os momentos de descanso são tão importantes quanto o próprio período produtivo. Sendo assim, entenda que todo colaborador tem uma capacidade máxima de horas em que consegue dedicar-se ao trabalho. Permanecer 12 horas seguidas na empresa não é saudável, nem produtivo.

Em longo prazo, isso pode provocar problemas de saúde física e mental, e é aí que a produtividade cai de vez. Dessa forma, respeite os limites dos membros da sua equipe, não atribua mais tarefas do que eles podem dar conta, organize os horários de entrada/saída e de almoço de todos e planeje as férias e folgas dos colaboradores. São direitos dos trabalhadores que precisam ser respeitados, em nome da qualidade de vida!

8. Monitore as distrações

É importante oferecer aos colaboradores momentos de pausas para relaxamento e descanso. Todavia, durante o trabalho em si, é preciso monitorar as distrações. As conversas excessivas, os acessos às redes sociais, os telefonemas particulares e o envolvimento com atividades não relacionadas ao trabalho podem prejudicar a produtividade.

Por isso, deixe bem claras as regras da empresa quanto ao uso dessas ferramentas. Permita que elas sejam utilizadas durante as pausas e horários de almoço, mas solicite o bom senso dos funcionários durante o expediente.

9. Proporcione um ambiente favorável à produtividade

O ambiente em que estamos inseridos profissionalmente é determinante à produtividade que pode ser alcançada. Diante disso, é primordial que as empresas ofereçam aos colaboradores espaços seguros, confortáveis, bem iluminados, arejados e com todos os equipamentos necessários (e atualizados!) para que os trabalhos possam ser realizados de forma eficaz e segura.

Além do mais, é fato que uma remuneração adequada, benefícios justos, planos de carreira e valorização do profissional fazem toda a diferença. Da mesma maneira, é importante tomar decisões de forma coerente e democrática, solucionar conflitos entre os colaboradores e eliminar qualquer atitude incompatível com um ambiente profissional ético e produtivo.

10. Construa um clima organizacional harmônico

Isso nos leva ao último item da lista, que é a construção de um clima organizacional harmônico. Para que isso ocorra, é imperativo fazer pesquisas de satisfação para identificar como o próprio colaborador enxerga o seu ambiente de trabalho e quais sugestões de melhorias ele propõe.

Soma-se a isso o fato de que nunca é demais reforçar as regras e os valores da instituição, como a comunicação clara e transparente, a cooperação, o respeito, a responsabilidade, a pontualidade, a assiduidade, a ética, e por aí vai.

Com as 10 recomendações acima sendo colocadas em prática, é natural que todo e cada colaborador da equipe consiga ampliar as suas capacidades produtivas. Consequentemente, toda a equipe e toda a empresa conseguirão obter resultados cada vez mais expressivos, atestando a evolução do desempenho!

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!