Muita gente almeja uma posição de liderança em algum momento da vida profissional. Por outro lado, há outros profissionais que simplesmente se deparam com essa oportunidade em alguma circunstância, mesmo sem que tenham sonhado com isso. Em um caso ou em outro, é importante que os profissionais que se veem nessas posições saibam se preparar para os desafios típicos da liderança.

Nesse sentido, um processo que pode ser muito benéfico é o coaching executivo. Neste artigo, vamos compreender o que é esse processo e como ele auxilia no desenvolvimento de habilidades de liderança. Continue a leitura e confira!

O que é coaching executivo?

O coaching é um processo baseado em diversas metodologias e áreas do conhecimento, em que um profissional, o coach, ajuda um indivíduo, o coachee, a alcançar um objetivo. No caso do coaching executivo, esse objetivo está relacionado ao empreendedorismo, à liderança e à vida empresarial em geral.

O processo é iterativo e colaborativo, com profissionais qualificados e experientes no setor. Geralmente, há uma quantidade preestabelecida de sessões semanais, em que o profissional ajuda o coachee a definir metas específicas e a alcançá-las de modo planejado e estratégico.

Os coaches executivos têm vastos conhecimentos teóricos e práticos em administração de empresas, empreendedorismo, finanças, gestão de pessoas, psicologia organizacional, entre outros. Eles também conhecem e ensinam como utilizar ferramentas estratégicas para uma liderança eficaz, sobre avaliações de desempenho, feedbacks, planejamento estratégico, habilidades de comunicação e processos de tomada de decisão.

Como o coaching executivo auxilia na promoção de habilidades de liderança?

PSC Renascimento

Para quem deseja tornar-se um líder ou para quem já é, mas deseja aprimorar as suas habilidades, o coaching executivo ajuda em diversos processos, inclusive na gestão emocional e de carreira. Confira, a seguir, alguns dos pontos em que essa metodologia mais se destaca.

  • Autoconhecimento

Um fator que qualquer tipo de coaching proporciona, tanto o executivo quanto o de vida pessoal, é o autoconhecimento. Sobretudo nas primeiras sessões, o indivíduo se depara com testes e questionários que lhe permitem descobrir quem de fato é: o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer, o que faz bem, o que pode melhorar etc.

No caso do coaching executivo, esse processo de autodescoberta está direcionado justamente à descoberta do propósito e das competências essenciais do empreendedorismo e da liderança nas corporações. É um mergulho no autoconhecimento, em que o indivíduo reconhece as suas forças pessoais e os seus pontos de melhoria.

  • Definição de metas e planejamento

O segundo passo é a definição de metas. O coaching executivo ajuda as pessoas que desejam gerir melhor a carreira, assumir a liderança dentro das organizações em que trabalham ou abrir as suas próprias empresas. Com base no autoconhecimento citado no item anterior, o coach e o coachee, em um trabalho conjunto, definem o estado desejado, sempre de forma específica e realista.

Em seguida, é preciso traçar um planejamento estratégico, que consiste em um conjunto de ações e de competências a serem desenvolvidas para conduzir esse coachee do estado atual ao estado desejado.

  • Desenvolvimento de habilidades específicas

Para alcançar um cargo de liderança, ou para ser um líder melhor, o coachee executivo precisa estudar e treinar uma série de habilidades, que são trabalhadas em profundidade nesse tipo de coaching, como:

  • Definição de metas;
  • Construção de equipes e retenção de talentos;
  • Planejamento estratégico e delegação de tarefas em equipe;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de relacionamentos e conflitos;
  • Gestão de recursos financeiros;
  • Gestão do tempo;
  • Inteligência emocional;
  • Habilidades gerais de comunicação;
  • Endomarketing;
  • Técnicas de avaliação de desempenho e feedback;
  • Tomadas de decisão eficazes.
  • Feedback e avaliação

Ao longo do processo de coaching executivo, todas essas habilidades e conhecimentos são gradualmente avaliados pelo coach. Assim, o coachee tem a possibilidade de reconhecer os aspectos da liderança em que ele está progredindo, bem como aqueles em que precisa modificar determinadas crenças e comportamentos para fazer melhor.

Mais do que isso, o coachee também aprende a avaliar e dar feedbacks completos aos seus próprios liderados. Isso se dá por meio de uma definição específica de critérios, do aprendizado de ferramentas de feedback humanizado, de técnicas de conversação individuais e em grupo, entre outros.

  • Apoio e responsabilização

Quando pensamos no processo de coaching, como pensamos em muitos desafios da vida, a impressão que temos é a de que esse processo é uma linha reta ascendente, que vai do ponto atual ao ponto desejado. Isso não é verdade. Há oscilações de aprendizado, de disposição e até de motivação em todo esse percurso.

Por isso, o coach é também um grande motivador e orientador emocional. Ele ajuda o coachee a manter o foco e a superar os obstáculos com resiliência, responsabilizando-se pelo próprio progresso. Assim, os coaches se tornam confidentes e figuras de credibilidade e referência, que desafiam e motivam o líder a alcançar o seu pleno potencial.

  • Avaliação e ajustes contínuos

O coaching executivo é um processo iterativo e adaptativo. Isso significa que, por mais que exista um planejamento estratégico a ser seguido, ele não é rígido e imutável. De tempos em tempos, alterações podem ser realizadas quando necessário, de acordo com as avaliações feitas pelo coach e pelo próprio coachee.

Isso facilita o processo de adaptação desse futuro líder aos ambientes de trabalho por onde passar, entendendo que diferentes abordagens de liderança podem ser empregadas, dependendo da equipe e das circunstâncias. Essa adaptação é fundamental para que esse líder consiga se desenvolver e crescer nessa posição com o passar do tempo.

Por meio dessas abordagens e processos, o coaching executivo auxilia os líderes e futuros líderes no desenvolvimento de habilidades de liderança úteis e precisas, no aumento da sua eficácia e no alcance do sucesso, tanto pessoal quanto organizacional.

E você, ser de luz, já conhecia o coaching executivo para lideranças? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!