Querida pessoa, você tem metas? Quais são elas? Você define um estado desejado para o futuro, na sua vida pessoal, profissional, familiar, financeira etc.? Saiba que ter metas é importantíssimo para que possamos progredir na vida e encontrar mais alegria, satisfação e motivação para o dia a dia.

Mas o que exatamente são metas? Por que elas são tão importantes para as pessoas e para as empresas? Quais são os tipos de metas existentes? Como definir boas metas? As respostas para todas essas perguntas, você encontrará no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que são metas? Por que elas são tão importantes?

Metas ou objetivos são a definição clara e específica de um estado desejado, ou seja, daquilo que uma pessoa ou empresa deseja alcançar futuramente. Assim, você pode ter a meta de juntar dinheiro para comprar um carro no ano que vem. Da mesma maneira, uma empresa pode ter a meta mercadológica de aumentar as vendas do produto X em 30% nos próximos 3 meses, em todo o território nacional.

As metas são importantes porque elas são um compromisso que as pessoas assumem consigo mesmas. Sem elas, as nossas vontades permanecem na área dos sonhos e desejos. Contudo, traçar uma meta significa dar tons realistas a esses sonhos, definindo que é possível transformá-los em realidade, desde que nos prontifiquemos a tomar as atitudes necessárias para que isso ocorra.

Assim, as metas têm um efeito poderoso, tanto do ponto de vista psicológico (motivação) quanto do ponto de vista prático (planejamento estratégico das atitudes a serem tomadas).

Quais são os tipos de metas que existem?

Na sequência, você vai conferir alguns tipos de metas existentes, bem como as suas características fundamentais.

1. Metas baseadas em tempo

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As metas baseadas em tempo são aquelas em que definimos um prazo para a sua ocorrência. Assim, em vez de definir “ler 20 páginas por dia”, uma pessoa pode definir “ler 1 hora e meia por dia”. O foco está no tempo/prazo, e não na quantidade. Esse tipo de meta é geralmente classificado em curto, médio e longo prazo — tanto na vida pessoal como nas empresas.

  • Metas de curto prazo: são as mais claras e fáceis de avaliar, comumente em prazo não superior a um ano. As empresas geralmente as definem em meses ou trimestres;
  • Metas de médio prazo: podem não ser tão claras e específicas, mas já apresentam uma consistência, sendo geralmente definidas nas empresas em prazos entre 2 e 5 anos;
  • Metas de longo prazo: são as metas mais distantes, em prazo superior a 5 anos. Contudo, são metas muito importantes, uma vez que traduzem a visão da empresa (como ser a maior referência no segmento) ou o estado desejado do indivíduo (como falar inglês fluentemente).

2. Metas baseadas em performance

Esse tipo de meta se baseia no desempenho da pessoa ou da empresa, mesmo que não esteja definido um prazo específico para que isso ocorra. Por exemplo: uma pessoa pode definir que deseja estudar inglês diariamente, mesmo que não saiba quando exatamente alcançará a fluência. Uma empresa pode definir que deseja alcançar uma participação de mercado superior a 25% em determinado estado, mesmo sem definir um prazo para isso.

As metas de desempenho têm o foco na comparação e na melhoria com os resultados anteriores. Se as vendas aumentaram em 10% em relação ao mês passado, por exemplo, estamos diante de uma meta de performance, pois ela é comparativa, sem ter uma data-limite (embora, geralmente, sejam referentes a prazos mais curtos).

3. Metas quantitativas x metas qualitativas

As metas quantitativas são aquelas que definem valores numéricos a serem atingidos. Por exemplo: ler 6 livros por ano, juntar 30 mil reais até dezembro do ano que vem, elevar as vendas do produto X em 30% no próximo trimestre, reduzir o desperdício de materiais na empresa em até 50% no próximo semestre.

As metas qualitativas, por sua vez, descrevem um cenário ideal, mas sem que isso contemple valores numéricos. Assim, podem ser metas qualitativas: melhorar as condições gerais de saúde física e mental, fazer novos amigos, fortalecer na sociedade a imagem de uma empresa mais responsável em termos socioambientais, tornar a organização mais informatizada etc. São estados desejados importantes, mas não associados a estatísticas específicas.

4.Metas voltadas ao resultado x metas voltadas ao processo

Metas voltadas ao resultado são aquelas que estão diretamente relacionadas àquilo que você ou que a sua empresa deseja alcançar, isto é, aos fins. Por exemplo: lançar um novo website para a organização até o fim do ano.

Já as metas voltadas ao processo são aquelas relacionadas às maneiras pelas quais você ou a sua empresa alcançará as melhorias desejadas, isto é, aos meios. Por exemplo: promover reuniões semanais de alinhamento entre os redatores, programadores e designers para avaliar o andamento da construção do novo site da empresa.

Perceba que a primeira meta está relacionada ao resultado final (o site pronto), enquanto a segunda está relacionada a um dos processos associados a esse resultado (as reuniões semanais).

Como definir boas metas?

Por mais que existam diferentes tipos de metas, não há um que seja mais ou menos indicado. O que importa é que você avalie o seu momento, tanto individualmente como na empresa, de modo a verificar o que deve ser priorizado. Em alguns momentos, o foco deve estar no desempenho, enquanto em outros deve estar no prazo. Às vezes, precisamos alcançar resultados definitivos, já em outras circunstâncias, a meta tem mais a ver com modificações de hábitos e processos.

Na dúvida, lembre-se sempre disto: uma boa meta é aquela que traduz com muita clareza o seu estado desejado — ou da sua empresa. Ela é estimulante o suficiente para fazê-lo sair do lugar, mas realista o suficiente para que você não tire os pés do chão ou desista por achar impossível. Que você tenha imenso sucesso nas metas da sua vida!

E você, ser de luz, como tem lidado com as suas metas? Você as define? As ajusta? As cumpre? O que pode melhorar nessa dinâmica? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!