Na era da alta competitividade profissional, criar um ambiente colaborativo nas empresas se tornou mais um dos grandes desafios das organizações, uma vez que, para ter resultados cada vez mais crescentes e extraordinários, fomentar o trabalho em equipe é fundamental. Dessa forma, criar mecanismos efetivos para unificar o trabalho dos colaboradores e departamentos deve ser um dos focos dos líderes no que tange ao gerenciamento de pessoas.

Mas como fazer isso? Como criar um ambiente colaborativo e positivo? Como fazer com que os colaboradores se conscientizem de que precisam uns dos outros e de que trabalhar juntos é também um excelente caminho? Essas são as perguntas que toda empresa deve responder para criar uma atmosfera que realmente favoreça o alcance de metas e objetivos continuamente. Neste artigo, você vai conferir valiosas dicas nesse sentido. Boa leitura!

Como estimular a colaboração nas equipes de trabalho?

1. Defina regras corporativa 

As regras de uma empresa servem para orientar todos os colaboradores da organização, incluindo os líderes. Elas são normas internas que definem o que pode e o que não pode ser feito, sempre respeitando a missão, a visão e os valores da instituição.

Dessa forma, comunicar essas regras a todos os colaboradores, tão logo sejam contratados, ajuda a alinhar o comportamento deles no ambiente profissional. Isso evita que atitudes inadequadas à cultura da empresa sejam realizadas, ao mesmo tempo em que favorece a colaboração, já que incute em cada funcionário a ideia de que cada um deve fazer a sua parte.

2. Invista em comunicação interna

A colaboração ocorre quando alguém precisa de ajuda e há outra pessoa que pode prestar o auxílio necessário. Para que as duas pessoas se unam e a colaboração efetivamente ocorra, deve ocorrer a comunicação, clara e objetiva, da necessidade encontrada.

Isso pode ocorrer nas interações presenciais entre os colaboradores, mas também é importante investir em outras redes de comunicação interna, como telefones, celulares, redes de e-mail, murais, intranet, enfim, mecanismos que permitam que todos estejam integrados e em comunicação direta. A empresa precisa agir como uma facilitadora do processo colaborativo.

3. Explique a importância da colaboração

É importante que os líderes da empresa esclareçam que a colaboração é fundamental em um ambiente corporativo. Nesse cenário, o trabalho de uma pessoa ora influencia, ora é influenciado pelo trabalho dos demais funcionários. Portanto, se alguém ali estiver em dificuldade ou não estiver em sintonia com o grupo, todos sofrerão as consequências.

Além disso, não adianta nada que a função e o trabalho de um funcionário estejam perfeitos se o colega ao lado estiver completamente perdido. Os resultados da organização como um todo serão prejudicados, e isso também afetará o profissional que fez a parte dele. Portanto, a ajuda mútua é essencial para garantir a evolução da equipe, lembrando que quem ajuda sempre tem mais chances de ser ajudado quando precisar.

4. Ofereça atividades de integração

Muitas vezes, as pessoas ficam com receio ou vergonha de pedir ajuda ou de oferecer os seus conhecimentos aos colegas. Para evitar ou ao menos amenizar esses sentimentos negativos, é importante oferecer atividades de integração, que promovam descontração, união, harmonia e a ideia de que os colegas ali presentes podem confiar uns nos outros.

Para isso, as empresas têm investido em reuniões gerais, reuniões de departamento, palestras, eventos corporativos, cafés da manhã na empresa, happy hours, confraternizações para os aniversariantes do mês, aulas de ginástica laboral, sessões de meditação no trabalho e até mesmo a criação de espaços de descanso e recreação.

5. Como líder, dê o exemplo

Falar e integrar são de fato atitudes importantes para estimular a colaboração no ambiente de trabalho. Contudo, nada supera o poder de um bom exemplo. Assim, se você é um dos líderes da organização, faça da colaboração uma rotina no seu dia a dia, inspirando os seus liderados a agirem da mesma forma.

Para isso, tenha a humildade de pedir ajuda aos seus colegas sempre que precisar. Além disso, coloque-se à disposição para ajudar os seus funcionários, tirar as suas dúvidas, prestar auxílio, explicar procedimentos, compartilhar conhecimentos, corrigir as falhas, reconhecer os acertos e dar feedbacks construtivos e motivadores.

O coaching group na construção de um ambiente colaborativo nas empresas

Além das técnicas já citadas, uma ferramenta extremamente competente para construir um ambiente colaborativo nas empresas é o Coaching Group (coaching em grupo) — um processo de coaching voltado não apenas ao desenvolvimento de um profissional, mas de um grupo de colaboradores e líderes.

O objetivo do processo é fazer com que, juntos, os membros da equipe possam vencer problemas de comunicação e dificuldades no relacionamento interpessoal, bem como desenvolver novas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais que levem esses profissionais a criar um ambiente colaborativo e a elevar o seu desempenho em todos os sentidos.

No Coaching Group, os coachees (clientes atendidos) vivem uma experiência diferenciada, em que, dentro de um ambiente seguro, podem ouvir e ser ouvidos na essência; conhecer melhor os seus colegas de trabalho; comentar sobre as suas dificuldades, experiências e desafios; falar abertamente sobre seus erros e acertos, e, juntos, criar soluções para vencer os problemas que estão afetando o alcance dos resultados.

A qualidade do local de trabalho é essencial para que os profissionais se sintam motivados, valorizados e engajados. Assim, quando os relacionamentos interpessoais estão desajustados, e o trabalho com colegas e líderes não está em sintonia, a produtividade também cai e afeta o cumprimento das metas.

Por isso mesmo, para evitar que esses e outros problemas afetem os resultados dos profissionais e da organização, o Coaching Group fomenta o desenvolvimento dos colaboradores, o seu crescimento conjunto, a troca de experiências e a aquisição de novas habilidades, de modo que, ao unir os seus saberes e competências, todos possam alcançar juntos resultados extraordinários.

Portanto, para conquistar um ambiente colaborativo e altamente produtivo, investir em coaching é a melhor alternativa para a sua empresa crescer, os seus profissionais evoluírem, e os seus resultados irem além.

E você, ser de luz, como avalia a colaboração entre as pessoas da sua equipe de trabalho? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!