Sempre que falamos em ambição, a maioria das pessoas tem em mente que essa é uma qualidade negativa e que deve ser corrigida, e não alimentada. Isso ocorre porque, em nome desse sentimento, muitos indivíduos não medem as consequências e, para conquistar os seus alvos, muitas vezes, prejudicam os outros.

Entretanto, se pensarmos de modo positivo, a ambição, que segundo o dicionário informal também é “um anseio veemente de alcançar determinado objetivo e ter sucesso”, é aquilo que nos faz levantar todos os dias e sair em busca da realização dos nossos sonhos.

Portanto, ser ambicioso é, sim, uma qualidade positiva, que deve ser usada em equilíbrio, em prol do nosso crescimento profissional e pessoal, sem restringir as nossas possibilidades. Neste artigo, vamos compreender a importância dessa característica. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

A ambição que faz bem!

O que é importante entender é que, como qualquer sentimento que tenhamos, a ambição precisa ser catalisada do modo certo e para as coisas certas. Ser ambicioso não significa invejar e viver à sombra das conquistas do outro, mas sim ter metas e objetivos grandiosos, acreditar nas suas capacidades de transformar isso em realidade e colocar-se a agir para que isso se torne tangível. Confira, na sequência, como a ambição pode nos beneficiar.

1. O direito de sonhar

Será que é ambição demais querer ter uma Ferrari? Será que é ambição demais sonhar com uma casa grande e confortável? Será que é ambição demais trabalhar para ter dinheiro e não passar necessidades? Será que é errado querer que a sua empresa se torne grandiosa e prospera? Claro que não. Esse é um direito legítimo de todo ser humano, pois, se podemos sonhar, também podemos realizar.

Apenas não podemos confundir a ambição com a ganância. Essa última se refere a um tipo de ambição desmedida, em que a pessoa perde o contato com a realidade e se torna capaz de qualquer coisa para alcançar o que deseja, inclusive prejudicar outras pessoas.

2. A transformação dos sonhos em objetivos

PSC

Sonhar é importante, mas não é tudo. Nesse sentido, a ambição atua apenas como um ponto de partida. Depois, precisamos utilizá-la para processar os sonhos e dar a eles contornos mais práticos. Em outras palavras, precisamos transformar os sonhos em objetivos.

Um objetivo é algo específico, realista, alcançável, mensurável, com uma data aproximada para acontecer. Um sonho se torna um objetivo sempre que alguém toma a decisão de trabalhar para transformar aquela ideia em realidade. É aí que a ambição mostra o seu lado mais poderoso, que efetivamente nos ajuda a prosperar.

3. A motivação

Na realidade, a ambição é o nosso querer, aquela chama interior que nos motiva, nos anima e nos impulsiona a buscar grandes resultados na nossa vida. Muitos condenam as pessoas ambiciosas porque acham que elas “querem demais”. Entretanto, o mundo é cheio de possibilidades, e o sucesso é mérito daqueles que ousam enfrentar os seus medos e limitações e realizar as suas metas.

Veja só o caso de Walt Disney. Desde pequeno, ele sonhava em levar os seus desenhos para o mundo. Começou a sua carreira fazendo animações, faliu algumas vezes e poderia ter ficado apenas nisso até o fim da sua vida. Mas não, ele sonhou e quis muito mais, pois sabia que as suas ideias o levariam aonde ninguém mais foi. Graças à sua ambição, ele construiu uma história de sucesso no cinema e no mundo encantado da Walt Disney World — uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.

4. A saída da zona de conforto

A zona de conforto é um lugar aparentemente positivo, mas que, com o passar do tempo, nos leva a perder oportunidades valiosas de crescimento. Se você está em um bom emprego, por exemplo, e se acomoda completamente a ele, talvez tenha medo ou preguiça de analisar propostas mais vantajosas, que poderiam contribuir com a realização dos seus sonhos.

Por isso, a ambição nos tira dessa zona e é inimiga natural do comodismo. Ela nos inspira e nos motiva a encontrar melhores chances de sermos felizes. Isso se vê em todas as áreas da vida: pessoal, profissional, financeira, familiar etc. Ela nos incentiva a querer mais.

5. A resiliência e a persistência

Depois que uma pessoa compreende os seus sonhos e os transforma em objetivos, ela inicia uma caminhada para realizá-los. Essa trajetória quase sempre é difícil, marcada por muitos obstáculos. As pessoas com pouca ou nenhuma ambição podem acabar desanimando, perdendo as forças e até mesmo desistindo pelo meio do caminho. No entanto, os ambiciosos encontram mais garra e motivação quando se lembram dos propósitos pelos quais estão lutando.

Assim, eles desenvolvem a resiliência, que é a capacidade de se recuperar emocionalmente de uma dificuldade para seguir em frente. Desenvolvem também a persistência, que é a capacidade de começar de novo, de diferentes formas, até alcançar as suas metas.

Concluindo, como podemos dizer, então, que a ambição é algo ruim? Não, o mal não está em ser ambicioso, mas sim, como em tudo na vida, em usar o que temos de bom, de forma negativa. A ambição em excesso se torna ganância, e, aí sim, se torna prejudicial. Por isso, foque no positivo, seja sempre uma pessoa correta e use a sua ambição para conquistar o seu crescimento, para melhorar como ser humano e para alcançar os resultados extraordinários que você pode e merece ter na sua vida!

E você, ser de luz, como lida com a sua ambição? O que faz para evitar que ela se transforme em ganância? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!