Você é daquele tipo de pessoa que acumula itens, mesmo aqueles que não utiliza há uns 15 anos? Que demora horas para encontrar um objeto de que precisa no momento? Que tem tantas tarefas a desempenhar ao longo do dia que não sabe nem mesmo por onde começar? Bem, o que falta na sua vida é organização!

A bagunça tem efeitos terríveis: gera perda de tempo, estresse e desmotivação. Se ser organizado é algo natural para algumas pessoas, para outras é um fardo. Isso se vê tanto nas tarefas domésticas como na gestão das suas finanças e na organização das suas atividades profissionais ou acadêmicas.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer a metodologia dos 5S, que ajuda as pessoas a serem mais organizadas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra como isso é possível!

O que é a metodologia dos 5S?

Os japoneses são considerados referência quando o assunto é organização. Por esse motivo, na área de engenharia de produção, eles criaram um sistema conhecido como “metodologia dos 5S” para organizar as suas empresas. Cada S é um princípio-chave desse método, que pode ser aplicado tanto nas empresas como na vida pessoal. Trata-se de pequenas atividades diárias que, transformadas em hábito, tornam a vida muito mais organizada e produtiva.

Na sequência, você vai conferir os 5S da metodologia japonesa e como eles podem ser aplicados às diferentes áreas da sua vida.

1. Seiri — senso de utilização

Sabe aqueles objetos que estão ali nas gavetas, nos armários e na sua área de trabalho, mas que você não usa há muito tempo? Bem, o primeiro S consiste justamente em fazer uma varredura sobre todos esses itens, de modo que você possa avaliar o que ainda tem importância e o que já não serve para nada.

Verifique tudo aquilo que deve ser guardado, mas separe esses itens dos demais, que podem ser descartados ou doados. Nos armários, nas gavetas, nos arquivos digitais etc., elimine documentos, papéis e objetos que só ocupam espaço e diminuem a agilidade do seu dia a dia. Além disso, analise a sua agenda e as suas atividades diárias: será que você está ocupando o seu tempo com tarefas que não são essenciais?

2. Seilton — senso de ordenação

O segundo S refere-se à ordenação, ou seja, deixar as coisas em ordem. Uma vez que você já se livrou de tudo aquilo que não tem mais utilidade, precisa agora se dedicar a definir um lugar para cada um dos objetos que precisam ser guardados. A dica geral nesse sentido é deixar em locais mais práticos e acessíveis os objetos que são utilizados com mais frequência. O que não é tão usado pode ficar armazenado em locais mais isolados.

Para esse processo de ordenação, procure separar os itens por características e funções. Por exemplo: organize o seu guarda-roupa por seções: calças, saias, vestidos, camisetas, roupas sociais, roupas de frio, calçados, cintos etc. Isso vale para todos os seus objetos. Organize-os em caixas e, de preferência, cole etiquetas para identificar o conteúdo de cada uma delas. Isso dá trabalho no início, mas, em compensação, gerará uma grande economia de tempo no seu dia a dia.

3. Seiso — senso de limpeza

A bagunça gera outro problema que caminha junto com ela: a sujeira. Por isso, ao organizar os seus pertences, você perceberá que obterá mais espaço livre, mas que pode estar sujo (e você nem tinha percebido!). A sujeira pode provocar diversas doenças. Portanto, utilize panos e produtos para limpar a poeira, as manchas, os restos de alimentos etc. Além disso, faça da higienização dos ambientes um hábito.

Procure manter os ambientes iluminados e arejados. Se desejar, mude a disposição dos móveis de tempos em tempos para renovar as energias e aproveitar melhor o espaço. Metaforicamente, esse S também inclui manter a limpeza na sua mente, administrando melhor a qualidade dos seus pensamentos e das pessoas que você permite que entrem na sua casa e na sua vida.

4. Seiketsu — senso de higiene

Além de cuidar do ambiente em que você estiver, é fundamental cuidar da sua própria higiene, isto é, das suas roupas, do seu corpo e da sua mente. Esse é o S dos cuidados essenciais com a saúde física e mental, consistindo em uma série de recomendações para manter-se mais ativo e cheio de potencial:

  • Cuide da sua higiene pessoal diariamente;
  • Durma bem todas as noites, prezando por um sono de qualidade;
  • Pratique atividades físicas diariamente;
  • Hidrate-se e alimente-se com qualidade, diversificando os grupos nutricionais consumidos;
  • Conviva com pessoas que lhe fazem bem: colegas, familiares, amigos, vizinhos etc.;
  • Afaste-se, na medida do possível, de quem lhe faz mal;
  • Tenha hobbies e momentos de relaxamento;
  • Equilibre o tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal;
  • Cuide da sua saúde mental.

5. Shitsuke — senso de disciplina

O último S é o senso da disciplina. Ele consiste basicamente em ter determinação e organização para colocar os 4 tópicos anteriores em prática. Algumas pessoas até conseguem segui-los por algumas semanas ou meses, mas, depois de algum tempo, “relaxam” nesses cuidados, permitindo que a bagunça retorne.

O 5º S da metodologia evita justamente que isso ocorra. A disciplina é a força que nos leva a manter essas atitudes e transformá-las em hábito, tanto quanto o banho diário. Se a disciplina estiver em falta, fortaleça a sua motivação. Para isso, lembre-se continuamente do tempo perdido e do estresse gerado pela falta de organização. Isso certamente fará com que você recupere a disciplina para manter-se organizado!

Que você coloque essa metodologia em prática nas diferentes áreas da sua vida e seja capaz de usufruir dos benefícios de um dia a dia marcado pela organização. Você verá como os seus ambientes serão mais estimulantes e como a sua rotina será mais planejada, permitindo que você alcance resultados extraordinários em menos tempo!

E você, ser de luz, o que pensa sobre a metodologia dos 5S? Em qual dos aspectos acima você sente que precisa se dedicar mais? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!