Sabe quando você precisa quebrar um graveto, e ele apenas se entorta, mas não quebra? Isso acontece porque ele tem elevada tenacidade. De acordo com a ciência dos materiais, a tenacidade é definida como “a capacidade que um material tem de absorver energia e se deformar, sem que se quebre”.

Em sentido figurado, as ciências do comportamento humano têm tomado esse conceito de empréstimo, como um sinônimo de resistência, determinação e resiliência. Sendo assim, todos nós precisamos de uma boa dose de tenacidade para que sejamos mais resistentes no dia a dia.

Esse processo se vê não apenas na vida pessoal, mas também na vida profissional. Neste artigo, você vai entender de que maneira a tenacidade pode ser benéfica para a sua carreira, independentemente do momento que você tem vivido. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Fazer escolhas

A tenacidade, ou seja, a determinação, é fundamental desde o início da gestão de uma carreira. Tudo começa com a capacidade do indivíduo de fazer escolhas. A decisão por um caminho profissional é muito subjetiva, pois depende daquilo que a pessoa gosta de fazer e daquilo que ela faz com algum talento e competência.

Dessa forma, muitas vezes somos persuadidos a seguir caminhos profissionais que não queremos. Por isso, a tenacidade nos leva a defender as nossas escolhas, com base nas nossas paixões e habilidades. Sem essa determinação, podemos ser manipulados e viver de ofícios que não nos geram satisfação.

Definir objetivos e lutar por eles

Para que uma pessoa progrida na sua carreira, ela deve saber aonde quer chegar. Isso varia conforme a carreira escolhida, mas, em geral, as pessoas pensam em se formar, em ingressar em uma boa empresa, em chegar a um cargo específico, em alcançar um salário determinado, e por aí vai.

PSC

Por isso, essa determinação para a vida profissional começa com a definição de boas metas, que devem ser específicas, mensuráveis, realistas, relevantes e definidas em um prazo. O primeiro passo para qualquer progresso de carreira é saber o destino a ser alcançado.

Estudar continuamente

Para que o sucesso seja inevitável, é importante trabalhar, estudar e lapidar as diferentes competências e habilidades que o caminho profissional escolhido demanda. Sem conhecimento, ninguém consegue fazer as coisas certas da maneira certa. Em absolutamente qualquer profissão, existe um processo de aprendizagem.

Esse processo é contínuo. Ele depende não apenas da educação formal, mas também de cursos de aperfeiçoamento, treinamentos, workshops, mentorias, coaching e do bom e velho aconselhamento junto a alguém mais experiente. Aprender e estudar não são atividades fáceis, pois demandam tempo, energia, esforço, coragem e, consequentemente, tenacidade para que não desistamos. Por isso é tão importante persistir!

Lidar com as críticas

Seja nos estudos, seja já no dia a dia de trabalho, as críticas vão aparecer. Algumas delas devem ser levadas em consideração, pois são críticas construtivas, que de fato podem gerar aprendizados e nos levar a crescer. Por outro lado, há outras que não fazem sentido, que são desrespeitosas e que, portanto, não devem ser consideradas.

A tenacidade faz com que as críticas não abalem a motivação e a autoconfiança das pessoas. Quem confia em si mesmo não se deixa influenciar por qualquer crítica recebida. Assim, ser tenaz nos ajuda a lidar melhor com as críticas construtivas, separando-as das destrutivas, que são prontamente descartadas, sem qualquer impacto sobre a pessoa.

Ser tenaz sem ser teimoso

Um aprendizado que deve ser obtido diariamente é que tenacidade, que é sinônimo de determinação, não deve ser confundida com teimosia. Uma pessoa tenaz persiste diante das dificuldades. Persistir significa tentar algo de diferentes formas até que o resultado desejado seja alcançado.

A teimosia, contudo, vem do ato de insistir em fazer algo sempre do mesmo jeito, ainda que esse jeito já tenha se provado ineficaz. Portanto, não confunda determinação com teimosia. Aprenda a identificar o que deu errado e a recalcular a rota, pensando em novos meios de chegar ao seu destino.

Ser tenaz sem ser flexível demais

A teimosia não deve fazer parte da vida de quem deseja alcançar o sucesso profissional. Por outro lado, também não devemos ser excessivamente flexíveis. O que queremos dizer com isso? Que não podemos ficar como um barco à deriva, que se deixa levar por todas as forças e que perde a sua autonomia.

Devemos ouvir a voz dos mais experientes e aprender com eles, mas isso não significa abrir mão de quem somos e agir apenas para agradar aos outros. Ser tenaz envolve lutar pelas suas ideias e não permitir que os outros vivam a sua vida. Não devemos ser teimosos, mas também não é bom ser permissivo demais. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Renovar as motivações e ser resiliente

Não existe tenacidade sem resiliência. Isso quer dizer que não existe determinação sem a capacidade de superar adversidades, aprender com os próprios erros, recuperar as forças e seguir em frente. O caminho de todo e qualquer profissional, mesmo dos mais bem-sucedidos, é marcado por erros, falhas e fracassos.

O que diferencia os bem-sucedidos dos que não alcançam as suas metas é que eles aprendem com as próprias falhas, sem que se considerem fracassados. Errar é humano, mas aprender com o erro é o que faz a diferença e o que nos leva a seguir adiante. Derrotas vão existir, mas, se o seu objetivo estiver atrelado ao seu propósito de vida, você não vai desistir.

Demonstrar as suas competências

É muito comum ouvirmos por aí que, na vida profissional, não basta ser, é preciso parecer. Em outras palavras, não adianta termos conhecimentos e habilidades se nós não os colocamos em prática no nosso dia a dia. Isso não significa ser arrogante e afirmar a todo tempo as próprias conquistas e competências. No entanto, é importante que os outros reconheçam o nosso valor.

É por meio desse reconhecimento que obtemos promoções e que alcançamos os resultados desejados. Por isso, a tenacidade aparece também na hora de agir e de demonstrar o quanto somos competentes. Aprenda a fazer um bom marketing pessoal, colocando-se em evidência e obtendo o destaque que você merece.

Os mecanismos acima revelam o quanto a tenacidade pode impulsionar a carreira de uma pessoa, desde que ela não confunda essa determinação com arrogância ou teimosia. Desenvolva essa característica no seu dia a dia e permita-se alcançar resultados extraordinários na sua carreira!

E você, ser de luz, considera-se alguém tenaz? O que falta para que você desenvolva esse traço do seu ser? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!