Você se considera uma pessoa cheia de vitalidade? Daquelas que acordam com energia e realizam as suas atividades do dia a dia com vigor? Bem, de vez em quando, todo mundo tem momentos em que esse aspecto é reduzido. No entanto, é importante conduzir a vida, ao menos na maioria dos dias, com vitalidade!

Mas o que exatamente é essa característica? Quais são os seus benefícios? De que maneira ela pode ser estimulada no dia a dia? Você vai conferir as respostas para essas e outras perguntas no artigo a seguir. Continue a leitura e aproveite!

O que é a vitalidade?

A vitalidade inclui entusiasmo, animação, vigor e energia, sendo descrita como um aspecto dinâmico do bem-estar, marcado pela experiência subjetiva de energia e vivacidade. Como um indica­dor de saúde, ela está diretamente e inteiramente associada tanto a fatores psicológicos quanto somáticos.

No nível somático, a vitalidade está ligada à boa saúde física e ao funcionamento corporal, bem como à ausência de fadiga e doença. No nível psicológico, reflete experiências gratificantes, tanto no nível interpessoal quanto intrapessoal.

O conceito refere-se a sentir-se vivo, estar cheio de pique e disposição e demonstrar entusiasmo pelas atividades. É classificada como uma força da coragem porque se faz notar (e, portanto, é mais louvável) quando revelada em circunstâncias difíceis e potencialmente desanimadoras.

Por que é importante ter vitalidade?

  • A pessoa com vitalidade se sente mais disposta, otimista e capaz de realizar os seus objetivos, sonhos e metas com sucesso;
  • Esse vigor proporciona ao indivíduo mais qualidade de vida e o sentimento de propósito;
  • Pessoas com essa força são exemplos para as demais, pois estão sempre animadas e confiantes na vida;
  • Indivíduos com vitalidade motivam e inspiram os mais jovens a cuidarem melhor da saúde e do bem-estar físico e psicológico;
  • Essa virtude está relacionada ao modo como cada in­divíduo reage aos acontecimentos, positivos e negativos, da sua vida. É notável, sobretudo, nos momentos mais difíceis, indicando elevada resiliência.

O que essa característica indica sobre o indivíduo?

Uma pessoa com vitalidade acredita que pode ter uma vida longa e produtiva, cuidando de forma correta e saudável de seu bem-estar físico e emocional. Acredita também que esses cuidados com a saúde — aliados à energia, pensamentos positivos, alegria, vigor e disposição — conferem mais qualidade e longevidade aos seus dias, como também proporcionam mais tempo para aproveitar as suas conquistas, praticar os seus hobbies e estar com as pessoas amadas.

PSC

Em contrapartida, a falta de vitalidade é apontada como um sintoma relativamente comum a diversos problemas de saúde física e psicológica. Por isso, precisamos estar atentos à sua ocorrência e procurar ajuda médica sempre que necessário.

Diante da importância do tema, é fundamental que, de tempos em tempos, você avalie a sua própria energia diária. Para isso, sugerimos os questionamentos a seguir:

  • O que alimenta a sua vitalidade como indivíduo?
  • Como esse vigor influencia a sua qualidade de vida e disposição?
  • Como essa energia o auxilia no dia a dia?
  • Em que momentos da sua vida a vitalidade se mostrou essencial?
  • O que acontece quando você se depara com pessoas sem vigor e desanimadas?
  • Como ter essa energia ajuda a projetar seu futuro?

Quais são os cuidados que precisamos tomar na administração da vitalidade?

A força da vitalidade é uma grande aliada do indivíduo nos cuidados com o seu bem-estar e na realização das suas projeções de futuro. Todavia, se usada de forma negligente, pode causar danos e diminuir a qualidade de vida da pessoa e de quem estiver ao seu redor.

Muitas vezes, por conta dessa disposição para a vida, na empolgação de fazer uma atividade, a pessoa com essa força pode se esquecer de medir as consequências e colocar em risco a manutenção da sua saúde. É preciso estar consciente de que atitudes, fatores externos e maus hábitos podem também acarretar danos à sua vitalidade. Nesse sentido, confira algumas recomendações importantes:

  • Procure utilizar essa vitalidade diariamente em benefício das suas necessidades pessoais e profissionais;
  • Pratique constantemente atividades que lhe dão prazer e que o fazem sentir-se revitalizado;
  • Use o seu vigor para contagiar e inspirar outras pessoas a cuidarem melhor de si mesmas;
  • Procure cuidar-se de forma sistêmica, buscando sempre o equilíbrio entre o aspecto físico e o emocional.

Como podemos estimular a vitalidade no dia a dia?

A vitalidade parece já ter nascido com alguns indivíduos. Bem, talvez isso seja verdade, mas também é necessário pontuar que qualquer pessoa pode e deve agir no sentido de estimular essa característica tão importante. Para isso, confira as dicas que separamos a seguir:

  • Durma uma quantidade razoável de horas por noite — em geral, adultos precisam de 7 a 8 horas de sono de qualidade;
  • Aprenda a descansar e a desligar-se das obrigações durante as noites, folgas e fins de semana;
  • Tome sol, sobretudo pela manhã;
  • Administre o seu estresse;
  • Hidrate-se e alimente-se de forma equilibrada, diversificando os nutrientes consumidos e controlando as gorduras e açúcares;
  • Pratique atividade física com regularidade — encontre algum exercício que desperte prazer e motivação em você;
  • Por falar em motivação, certifique-se de que as suas atividades profissionais sejam compatíveis com as suas habilidades e interesses;
  • Tenha hobbies e momentos de lazer, tanto individualmente como ao lado das pessoas que você ama;
  • Procure auxílio médico e/ou psicológico se você começar a sentir uma queda na vitalidade, sobretudo se não houver razão aparente e se essa questão se prolongar.

E você, querida pessoa, independentemente da sua idade, de 0 a 10, qual seria o nível da sua vitalidade hoje? Como você se sente? Como avalia a sua saúde física e mental? Em quais aspectos pode melhorar? Pense nisso e, se preciso, comece agora mesmo a mudar os seus hábitos e a desenvolver novos comportamentos. O seu corpo e a sua mente agradecem.

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!