Os usuários mais assíduos do Instagram já aprenderam a amar os stories. Aliás, há até mesmo quem dê mais atenção a esse tipo de conteúdo do que ao feed principal de publicações. Nesse cenário, é fato que as pessoas e as empresas também têm se preocupado em como produzir um conteúdo interessante nesses ambientes.
O problema que muitos produtores de conteúdo têm enfrentado é que o engajamento das pessoas pode cair, ou seja, menos pessoas visualizam e interagem com essas publicações com o passar do tempo. Por isso, é preciso saber como estimular o engajamento nesses conteúdos. A seguir, você conferirá algumas estratégias para resolver esse problema. Boa leitura!
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Contents
Conte histórias
Um dos tipos de conteúdo que mais “prendem” a atenção dos espectadores são as histórias. A arte de desenvolver narrativas aguça a curiosidade das pessoas, o que faz com que elas assistam aos seus stories. A dica aqui é estender a narrativa por mais de dois stories, aproveitando a atenção que já foi obtida.
Você pode narrar oralmente as suas histórias, criar animações ou mesmo construir histórias em quadrinhos. Conte situações relativas aos temas que você aborda em sua página, o que pode ser muito útil para informar, entreter, fazer rir, emocionar etc.
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Peça a interação do público com as diferentes ferramentas
Já pensando justamente na questão da interação, o Instagram oferece diferentes ferramentas nos stories que incentivam uma participação mais direta das pessoas com as publicações. Por isso, conheça e explore esses recursos.
Você pode fazer menção a outras pessoas e páginas, adicionar músicas ao seu conteúdo, colocar contagens regressivas, entre outros. Contudo, há três ferramentas que são as campeãs de engajamento: os testes, as enquetes e as caixas de perguntas. Os testes têm uma resposta correta e são interessantes para mensurar o conhecimento das pessoas. As enquetes servem para coletar opiniões do seu público. Por fim, a caixa de perguntas é bacana para que os seus seguidores tirem dúvidas.
Muitas celebridades utilizam esse último recurso, em especial, para contar detalhes das suas vidas pessoais, por exemplo, aguçando a curiosidade de quem as segue.
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Utilize legendas
Você já deve ter percebido que muitos produtores de conteúdo no Instagram têm colocado legendas em suas publicações em vídeo, o que inclui os stories. Essa estratégia não foi adotada à toa. A visualização do conteúdo escrito faz com que as pessoas descubram o tema da publicação antes mesmo de a ouvirem.
Por isso, as legendas instigam os usuários a ativarem o áudio e a ouvirem também o produtor de conteúdo falando sobre aquele tema, caso tenha despertado o seu interesse. Como muita gente passa pelos stories com o áudio desativado, a legenda faz essa função de mostrar o assunto que está sendo falado.
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Dinamize as publicações com os recursos de criação
As pessoas provavelmente vão pular os seus stories quando perceberem que eles têm sempre os mesmos formatos, isto é, a mesma “cara”, sendo eles vídeos ou imagens estáticas. Por isso, aproveite os recursos de criação que o Instagram oferece para os stories, pois eles promovem dinamismo ao seu conteúdo.
Aqui, estamos falando do layout, do boomerang e do superzoom. Essas ferramentas podem tornar o seu conteúdo mais atrativo, enfatizando determinados aspectos do vídeo, criando efeitos cômicos ou simplesmente variando a forma de produção do story. Explore esses diferentes métodos de criação.
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Distribua os stories ao longo do dia
Alguns usuários (talvez muitos) pulam os perfis que publicam muitos stories de uma só vez, pois isso pode tornar a experiência cansativa para eles. Nesse sentido, a dica é espaçar a publicação desses conteúdos.
Não existe um número ideal de stories a serem publicados por dia, mas há uma recomendação informal de que 10 é um bom número. Por isso, você pode analisar o comportamento do seu usuário para saber em quais momentos ele é mais ativo na plataforma e publicar esses conteúdos nesses horários. Por exemplo, se o seu público é mais ativo à noite, você pode publicar 2 stories pela manhã, 3 à tarde e 5 durante a noite. Isso estimulará as pessoas a acompanharem você por todo o dia!
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Não grave tudo no mesmo lugar
Assim como os formatos devem ser variados, o mesmo vale para os cenários. Quando um produtor de conteúdo do Instagram sempre publica stories no mesmo lugar, as pessoas podem perder o interesse em acompanhá-lo. Sendo assim, procure variar os ambientes de gravação.
Faça stories em casa, no escritório, na rua, em atrações da sua cidade, enfim, descubra diferentes locais. Isso evita a monotonia e estimula as pessoas a acompanharem o seu conteúdo.
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Responda às suas menções
Quando algum seguidor ou outro produtor de conteúdo no Instagram menciona você nos stories deles, você também pode mencioná-los nos seus stories. Esse tipo de engajamento é muito relevante para os algoritmos da plataforma, que entendem que você está produzindo um conteúdo relevante.
Dessa forma, responder às suas menções é um importante fator para que a sua página apareça para cada vez mais pessoas na rede. Assim, deixe a preguiça de lado e responda a cada interação que receber, ou ao menos a algumas delas!
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Faça sorteios
Por fim, um dos recursos queridinhos das celebridades quando o assunto são os stories do Instagram são os sorteios. Por isso, especialmente para as empresas os stories podem ser excelentes vitrines de divulgação para os seus produtos e serviços. Para estimular o engajamento, você pode promover sorteios e concursos em que as pessoas concorrem aos seus produtos.
Seja criativo: você pode pedir que as pessoas mandem respostas a perguntas sobre a sua marca, seja por escrito, seja por vídeos. As respostas mais criativas podem ser as premiadas. Se preferir, pode simplesmente promover um sorteio, mas pedindo para que os seguidores marquem três amigos para concorrer ao produto — o que é uma boa maneira de aumentar o alcance da sua página!
Como é possível perceber, não existe certo ou errado na hora de promover engajamento nos stories. O que existe é uma infinidade de recursos que o produtor de conteúdo pode e deve experimentar para tornar o seu conteúdo mais dinâmico e atrativo. É assim que o engajamento é incentivado e produz melhores resultados para a sua página!
E você, querida pessoa, conhece os diferentes recursos dos stories para aumentar o engajamento nas suas publicações? Tem feito bom uso dessas ferramentas? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais, levando as dicas acima a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais se interessar pelo tema!