O conceito de mente é bastante discutido por diferentes áreas do conhecimento, como a psicologia, a filosofia, a neurologia e a psiquiatria. Essas áreas nem sempre chegam a um consenso, mas, de modo geral, podemos compreender a mente como um estado de consciência que possibilita a expressão da natureza humana.

É esse estado que contempla as funções superiores do cérebro humano, como a cognição, a interpretação, os desejos, os pensamentos, a imaginação, a linguagem, os sentidos, a razão, a memória, a intuição, a inteligência, os sentimentos, a personalidade etc.

A complexidade da mente é tanta que tem sido adotada uma classificação para os diferentes estágios da mente humana: consciente, subconsciente e inconsciente. Acredita-se que o famoso psicólogo austríaco Sigmund Freud tenha sido o primeiro a popularizar essa classificação. Que tal conhecer um pouco mais sobre as características desses 3 níveis? Para mergulhar no assunto, é só continuar a leitura a seguir!

O que é a mente consciente?

É a parte do cérebro que pensa. Essa parte tem alguns limites gravados. Por isso, ela compara e identifica se algo é bom ou ruim para a pessoa. Quando uma pessoa sente uma dor e sabe onde é essa dor, essa pessoa é consciente da existência da dor. A consciência é tema de estudos em várias áreas, da filosofia à psicanálise. No coaching tratamos a mente consciente como self 1, ou seja, a nossa mente despertada, acordada, que observa e coordena todas as nossas ações.

A mente consciente refere-se àquilo que as pessoas associam com o que você é, pois é o estado em que os indivíduos passam a maior parte do dia. É o estado em que uma pessoa consegue se comunicar com o mundo externo, por meio da fala, das imagens, da escrita, do movimento físico e do pensamento. Quando uma pessoa identifica estímulos externos do ambiente ou internos de si mesmo, ela está consciente da realidade, ou seja, capaz de percebê-la por meio dos seus sentidos.

O que é a mente subconsciente?

O subconsciente é um nível da mente humana responsável pelo que as pessoas acreditam nas suas vidas. Se uma pessoa acredita que existem extraterrestres, por exemplo, ela tem uma crença de que existem seres de outros planetas, estabelecida em seu subconsciente. Uma pessoa que acredita que não vai conseguir a promoção tão esperada dentro da empresa só pensa assim porque tem alguma coisa relacionada a isso que está armazenada no seu subconsciente.

PSC

Dessa forma, a mente subconsciente é o acervo de crenças que as pessoas adquiriram em algum momento, mesmo que não estejam sempre 100% conscientes delas — mas elas estão lá!

Acredita-se que a função do subconsciente seja filtrar as informações, de modo que a sua mente consciente possa se dedicar apenas ao que é realmente importante naquele momento. As emoções, sentimentos e ideias que fazem parte do seu subconsciente são aquelas que você, em fase de consciência, reforça com mais frequência.

O que é a mente inconsciente?

A mente inconsciente, assim como a subconsciente, também abriga todo o nosso conjunto de pensamentos, sentimentos, ideias, crenças e histórias da nossa vida. No entanto, o subconsciente está logo abaixo do consciente, podendo ser acessado com alguma frequência. O inconsciente, porém, é o porão das ideias, ou seja, aquilo que está realmente inalcançável pela nossa consciência.

Você se lembra do que comeu no seu primeiro dia de aula, lá na pré-escola? Provavelmente não. Essa memória existe, mas ela não é considerada relevante a ponto de fazer parte do seu consciente ou subconsciente. Por isso, ela fica lá no inconsciente, junto com tudo aquilo que não é mais relevante ou que é muito antigo. Memórias reprimidas por eventos traumáticos, de que a pessoa realmente não se lembra (como um acidente de carro que sofreu), também estão no inconsciente.

Em algumas situações, essa parte domina o corpo, e é por esse motivo que a pessoa faz algumas coisas que muitas vezes não queria fazer, ou sem que haja uma explicação lógica. A mente inconsciente acha que aquilo prejudicará o indivíduo, levando-o um comportamento evitativo. Acredita-se que algumas técnicas psicanalíticas, como a hipnose, além de alguns eventos muito significativos (perfumes, lugares etc.) possam permitir o acesso ao inconsciente.

Observação: não devemos confundir o conceito de “inconsciente” da psicologia com o “inconsciente” da medicina, que se refere a alguém que está desmaiado, em coma, anestesiado, enfim, sem consciência do que está ao redor.

A sabedoria de usar a mente a seu favor

O poder está em aprender a usar todas as partes da nossa mente em nosso benefício e em saber compreender aquilo que nela precisa ser eliminado, amenizado, transformado, iniciado ou potencializado. Nesse sentido, alimentar um mindset positivo faz toda diferença nos nossos resultados pessoais e profissionais e nos impulsiona a ter comportamentos mais compatíveis com aquilo que sonhamos.

Por isso, trabalhar os nossos processos mentais e identificar as nossas crenças limitantes e sabotadoras é uma atitude importante para aprender a administrar a mente e estimulá-la positivamente. Esta é a sabedoria do autoconhecimento: compreender os limites e as potencialidades da mente humana e encontrar formas efetivas para, por meio dos nossos talentos e conhecimentos, conquistar resultados extraordinários nas nossas vidas.

Por isso, saiba que o coaching é um mergulho no autoconhecimento, de modo que você possa analisar os padrões da sua mente e, com isso, adotar comportamentos mais construtivos e saudáveis, compatíveis com o objetivo que você pretende alcançar. Para saber mais sobre o tema, não hesite em entrar em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Estamos ansiosos para conhecê-lo e ajudá-lo a potencializar a sua mente, de modo que você alcance resultados extraordinários!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!