A sua empresa vive a transformação digital? Essa transformação é uma realidade no Brasil e no mundo, alcançando empresas de diversos segmentos e portes. Algumas décadas atrás, eram poucas as empresas que tinham computadores. Hoje em dia, porém, é quase impensável que uma organização não tenha computadores, celulares, acesso à internet, websites, redes sociais e diversos softwares que auxiliam na execução das atividades diárias.

Para que as organizações sejam bem-sucedidas nesse contexto, porém, é fundamental que as pessoas que fazem parte delas desenvolvam as chamadas “competências digitais”. Mas o que são competências digitais? Quais são as principais delas? Como elas podem ser desenvolvidas? As respostas para essas e outras perguntas, você vai conferir no artigo a seguir. Siga em frente e boa leitura!

Competências digitais: o que são?

Competências são o somatório de 3 fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, ter uma competência significa saber fazer algo e executá-lo com qualidade. No que diz respeito às competências digitais, estamos falando dos saberes e habilidades associados às ferramentas digitais que hoje fazem parte do dia a dia das empresas.

Essas competências são técnicas, ou seja, envolvem o domínio das ferramentas, mas também comportamentais, isto é, envolvem determinadas atitudes que devemos ter no ambiente digital. Elas precisam ser desenvolvidas continuamente e por todos os colaboradores, em resposta às transformações digitais que as organizações têm vivenciado nos últimos anos.

Por que essas competências são importantes?

Em primeiro lugar, as competências digitais são importantes porque não há como “fugir” das novas tecnologias que permeiam o ambiente organizacional. Um colaborador que não sabe ligar um computador hoje em dia já está muito prejudicado no mercado de trabalho. Quando pensamos na internet, nos dispositivos móveis, na conexão entre indivíduos e nas ferramentas tecnológicas que não param de ser desenvolvidas, compreendemos que precisamos dominar tudo isso.

Acompanhar essa transformação é desafiador, mas, por outro lado, é fundamental pelos motivos a seguir:

  • Elevar a criatividade e a capacidade de inovação das empresas;
  • Utilizar ferramentas que tornam determinadas atividades mais fáceis e rápidas;
  • Aumentar a eficiência e a eficácia em diversos aspectos da vida profissional;
  • Facilitar a vida dos colaboradores e aumentar o seu grau de integração e engajamento.

Quais são as competências digitais mais relevantes?

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Agora que você já compreende o que são competências digitais, provavelmente está se perguntando: “quais são as competências digitais mais importantes para as empresas?”. Bem, são muitas, mas podemos resumir as mais expressivas entre as 5 a seguir!

1. Gestão e análise de informações

A tecnologia oferece às empresas um fator muito importante: informações relevantes, muitas vezes em tempo real. Entretanto, as empresas precisam saber interpretar adequadamente essas informações, obtendo insights que sirvam de matéria-prima para futuras ações estratégicas. Isso vale para acompanhar o público-alvo, o mercado, a concorrência e os resultados obtidos por diversos departamentos: marketing, financeiro, produção, comercial etc. Organização e eficácia são fundamentais nesse sentido!

2. Colaboração

A tecnologia e o universo digital tornam as pessoas mais integradas entre si, muitas vezes reduzindo as barreiras do tempo e do espaço. Contudo, isso só será verdadeiramente vantajoso se a atitude das pessoas for tão colaborativa quanto as ferramentas. Dessa forma, é sempre importante estimular a ajuda mútua, o diálogo, o compartilhamento de informações, enfim, o trabalho em equipe em geral. Só assim os grupos profissionais conseguirão obter o máximo potencial que o meio digital oferece.

3. Segurança digital

Também não podemos falar em competências digitais no ambiente organizacional sem falar em segurança digital, ou cibersegurança. É preciso treinar os colaboradores para que lidem, armazenem e compartilhem as informações nos meios digitais com total segurança, evitando perdas, alterações e vazamentos. Nas empresas, há dados valiosos sobre o mercado, sobre as finanças, sobre a produção e sobre os clientes. Por isso, é fundamental haver muita segurança e responsabilidade para reduzir os riscos.

4. Comunicação virtual

A comunicação sempre foi uma competência importantíssima dentro das empresas, afinal de contas, é por meio dela que compartilhamos informações, resolvemos problemas e tomamos decisões. No universo digital, isso tudo continua valendo, sendo que o que mudam são apenas os canais dessa comunicação. Mesmo nos chats, nos telefones, nos e-mails e nas redes sociais, a ética, a clareza e a objetividade continuam sendo primordiais. Além disso, é importante manter a formalidade do meio profissional nesses meios.

5. Aprendizagem contínua

O meio digital oferece uma acessibilidade à informação nunca antes vista. As notícias, os artigos, os e-books, os vídeos, os tutoriais e os cursos online permitem que as pessoas busquem as informações e ampliem os seus conhecimentos, desde que saibam escolher fontes fidedignas.

Esse aprendizado deve ser contínuo e, muitas vezes, autônomo, de modo que os profissionais possam ser mais proativos e capazes de acompanhar as mudanças que ocorrem nas suas respectivas áreas de atuação.

Como essas competências podem ser desenvolvidas no ambiente organizacional?

Agora que você já sabe quais são as principais competências organizacionais digitais, confira como é possível desenvolvê-las:

  • O setor de recursos humanos deve explicar, já nos processos seletivos, quais são as competências digitais mais procuradas pela empresa;
  • Os gestores devem sempre acompanhar as tecnologias e verificar quais delas podem ser úteis nos seus respectivos departamentos;
  • Os líderes também devem oferecer aos colaboradores meios de desenvolver as suas habilidades para dominar as ferramentas digitais, por meio de cursos e treinamentos;
  • Os setores de comunicação e marketing devem adotar meios digitais de comunicação, favorecendo a adoção dessa cultura digital na empresa;
  • Os departamentos de marketing e RH devem estimular o desenvolvimento dessas competências, reconhecendo os esforços e premiando quem se destacar nesse sentido.

O desenvolvimento das competências digitais nas empresas é sempre desafiador, mas é muito importante para que as atividades diárias sejam executadas de forma cada vez mais prática e ágil. Com os treinamentos e com a disseminação dessa cultura no DNA da empresa, certamente fica mais fácil alcançar resultados extraordinários, por meio das ferramentas digitais.

E você, querida pessoa, tem desenvolvido as suas competências digitais no ambiente organizacional? De que forma? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!