O projeto de orientação vocacional e profissional visa a apoiar o indivíduo na gestão da sua carreira, de tal modo que possa conduzi-lo a tomar decisões bem embasadas e correspondentes às suas expectativas. Por isso, ele faz parte das consultorias prestadas em escolas, universidades, empresas e até mesmo em sessões de coaching especificamente voltadas à carreira.

É importante ressaltar, no entanto, que existe uma diferença significativa entre a orientação profissional e a orientação vocacional. Neste artigo, você vai compreender as definições desses processos, os elementos que os distinguem e a importância de ambos para que as pessoas sejam mais felizes nos caminhos profissionais que escolherem. Ficou interessado? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Orientação vocacional

Para ser bem-sucedido na carreira, o primeiro passo é a autodescoberta, em que o indivíduo adquire uma percepção abrangente sobre si mesmo. Por isso, o autoconhecimento é um fator fundamental para guiar as suas escolhas e a sua história. Dessa forma, a orientação vocacional consiste em um conjunto de análises, testes, ferramentas e observações para que o indivíduo escolha um caminho profissional a ser seguido. Isso deve considerar os interesses e aptidões da pessoa.

Nesse sentido, o coaching é extremamente eficaz, pois se utiliza de perguntas poderosas para oferecer ao indivíduo a oportunidade de acessar as suas respostas internas e descobrir os seus verdadeiros interesses, as suas capacidades e habilidades e os pontos que precisam de melhoria. Assim, essa orientação pode determinar com clareza os objetivos, metas e sonhos pessoais e profissionais da pessoa. A orientação vocacional, portanto, é voltada para a escolha profissional.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional! Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Orientação profissional

PSC

Após o mapeamento do perfil do indivíduo, é possível identificar quais profissões, campos de atuação, atividades e cargos são mais compatíveis com os seus anseios. Nesse momento, a atenção se volta para as questões técnicas sobre o desenvolvimento e as possibilidades da carreira em que o orientando tem interesse. É fundamental contar com um profissional que tenha vasto conhecimento e experiência prática no mercado em questão para, assim, auxiliar o indivíduo no caminho a seguir.

Portanto, a orientação profissional é dedicada a quem já fez a sua escolha vocacional, mas ainda precisa de instruções acerca de como evoluir no meio escolhido. Isso envolve ganhar experiência, ingressar em boas empresas, alcançar cargos mais altos, abrir um negócio próprio, desenvolver capacidades de liderança, conquistar novos clientes, mudar de empresa, mudar de área de atuação, promover uma recolocação profissional, e por aí vai.

Tipos de orientação vocacional e profissional

Conheça abaixo as diferentes fases que a avaliação profissional pode ser aplicada na trajetória de um indivíduo.

  • Primeiro emprego

O primeiro emprego é um passo importante para todas as pessoas, pois marca o início da construção de uma história profissional. Sendo assim, a orientação propicia a compreensão do que o indivíduo é capaz de fazer e de como colocar em prática as suas melhores habilidades e competências, auxiliando também no exercício da sabedoria e da paciência, como uma postura positiva no trabalho. Nesse caso, a orientação é voltada aos processos seletivos e ao ingresso da pessoa no mercado.

  • Estagnação

A estagnação é caracterizada por incômodo, inquietude e reflexão. Nessa fase, o profissional se encontra decepcionado com a sua evolução na carreira. A orientação deve, então, ajudá-lo a identificar os motivos que estão causando a estagnação e prepará-lo para conquistar os objetivos almejados a partir do desenvolvimento das suas habilidades técnicas e comportamentais — em alguns casos, levando à mudança de departamento, de cargo ou até de empresa que ofereça as devidas oportunidades.

  • Ascensão

Nessa fase, o profissional já está conquistando resultados positivos. A orientação, portanto, ajuda o indivíduo a manter a alta performance, trabalhando questões como foco, gerenciamento do tempo, administração do estresse, entre outros fatores que contribuem para o seu crescimento contínuo. É a orientação ideal para quem deseja obter cargos mais altos, remunerações mais expressivas e até mesmo assumir cargos de liderança. A orientação organiza estrategicamente esse processo evolutivo.

  • Redirecionamento

Quando o indivíduo não se sente mais confortável e satisfeito com a carreira que escolheu, é hora de contar com a orientação profissional para descobrir novos caminhos a serem trilhados. Nessa situação, os sentimentos que predominam são a tristeza, a insegurança e a decepção, o que torna indispensável trabalhar a inteligência emocional para iniciar a nova jornada com o pé direito. É um trabalho de pesquisa e autoconhecimento, de modo que caminhos novos e mais felizes sejam encontrados.

  • Aposentadoria

Por fim, chegamos ao momento em que temos que desacelerar um pouco e lidar com outra realidade. Para algumas pessoas, é tempo de descanso, enquanto para outras a terceira idade pode ser dilema e gerar inúmeras preocupações: o que farei da minha vida agora? Que caminho devo seguir? Como posso viver essa nova realidade? Aqui, a orientação auxilia o indivíduo a enxergar quantas vitórias já alcançou e a possibilidade de alcançar muitas outras — só que, agora, de uma forma diferente.

Lembre-se sempre de que todos nós precisamos de ajuda e apoio para alcançar os nossos objetivos. Sendo assim, conte com uma orientação profissional e vocacional para alcançar resultados extraordinários no decorrer da sua carreira. São processos de coaching e mentoria voltados à carreira, que possibilitam que cada pessoa, independentemente do caminho profissional escolhido, encontre a felicidade com a qual tanto sonhou. Vale a pena mergulhar nessa jornada para obter sucesso!

Ao tomar a sua decisão, lembre-se de que você pode contar com o Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC! Oferecemos metodologias exclusivas e cientificamente comprovadas para o sucesso dos nossos clientes. Além disso, contamos com as ferramentas mais modernas e com os profissionais mais experientes e bem-sucedidos do mercado nacional. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você, querida pessoa, já passou por orientações vocacionais ou profissionais? O que pensa sobre esses processos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!