A amizade é uma oportunidade extraordinária de termos ao nosso lado pessoas com quem compartilhamos experiências, que nos apoiam, nos dão conselhos e tornam as nossas vidas mais especiais. É uma relação que deve ter a confiança como base, já que é natural dividir com os amigos angústias, alegrias e outros tipos de informações pessoais. Para isso, é necessário se certificar se realmente se trata de uma amizade verdadeira e se a outra pessoa se importa contigo tanto quanto você a considera.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

A Importância da Confiança em uma Amizade

Os verdadeiros amigos acabam se tornando como membros da nossa própria família. Inclusive, muitas pessoas se referem a eles como irmãos de mães diferentes. Essa ligação é realmente muito bonita e extremamente positiva na vida de qualquer indivíduo. Contudo, para que seja uma relação duradoura, é fundamental que haja confiança dos dois lados, para que ambos se sintam confortáveis ao compartilhar seus sentimentos, aprender com o outro e, também, ensinar.

Muitos já sofreram algum tipo de decepção com um amigo e a maioria dos casos envolve a quebra da confiança. Se isso já aconteceu com você, evite que essa lembrança ruim te impeça de acreditar em outras pessoas e de fazer novas amizades. O universo está cheio de seres de luz que, certamente, se mostrarão dignos da sua confiabilidade. Por isso, permita-se confiar novamente, com cautela para evitar outro sofrimento, mas se abrindo para novas experiências sem julgar o outro por conta dos erros de alguém.

10 Sinais Que Identificam uma Amizade Verdadeira

Para te ajudar a se certificar de que as intenções dos seus amigos são realmente sinceras, veja quais são os principais sinais que identificam uma amizade verdadeira.

1 – Se Alegra Com o Seu Sucesso

Muitos acreditam que os verdadeiros amigos são aqueles que permanecem ao seu lado nos momentos mais delicados. Porém, acredito que a amizade de verdade é aquela que vai além e consegue lidar, também, com o seu sucesso. Apenas alguém que goste muito de ti conseguirá se sentir feliz quando você for promovido, tiver um relacionamento amoroso feliz, conseguir comprar algo que sempre sonhou ou qualquer outro tipo de conquista.

2 – Não Te Procura Apenas Quando Precisa

PSC

Quando uma pessoa te procura apenas quando precisa de algum tipo de favor, é melhor ficar atento para não se tornar vítima de alguém que quer apenas se aproveitar da sua generosidade. Os amigos de verdade são aqueles que te procuram, também, porque querem passar um tempo com você, seja para tomar um café, para ouvir os seus desabafos ou, simplesmente, jogar conversa fora.

3 – Está ao Seu Lado em Todos os Momentos

Seja para te oferecer apoio em um momento de dor ou comemorar a sua conquista, um amigo de verdade sempre estará ao seu lado. Claro que devemos considerar que a maioria das pessoas tem uma rotina agitada, com trabalho, estudos e obrigações com a família. Ainda assim, é perceptível quando alguém faz o possível para te oferecer apoio, seja através de uma ligação ou de uma mensagem.

4 – Não Fala Apenas o Que Você Quer Ouvir

Os amigos verdadeiros nada têm a ver com bajuladores, que falam sempre apenas o que você deseja ouvir. Eles dizem o que acham que precisa ouvir, seja por não estar conseguindo perceber algo ou por se negar a enxergar. Obviamente, a sinceridade deve ser bem dosada, pois é perfeitamente possível falar a verdade sem magoar. Se você tem amigos sinceros, valorize-os, pois eles são um verdadeiro presente.

5 – Te Apoia Mesmo Quando Avisou Que Deveria Agir de Outra Maneira

Nem sempre as pessoas seguem os conselhos dados por seus amigos, afinal, por mais respeito que se tenha, cada um deve tomar suas decisões de acordo com o que acha que é o melhor. Aqueles que são realmente seus irmãos de alma irão te oferecer apoio mesmo quando te aconselharam a agir de maneira diferente e o farão sem julgamentos.

6 – Respeita a Sua Individualidade

Por mais bonita que seja a união que tem com o seu amigo, é essencial que um saiba respeitar a individualidade do outro. Isso inclui, principalmente, não se incomodar quando ele fizer outras amizades. Todos têm direito a ter uma vida além dessa união, que, por mais forte que seja, não é tudo. Portanto, quando notar que um colega está fazendo cobranças excessivas a você, é melhor ligar o sinal de alerta.

7 – Sempre Te Coloca Para Cima

A amizade é um tipo de relação que vem para agregar e tornar a sua vida mais feliz. Dessa forma, um amigo deve sempre te colocar para cima e não te desanimar ou fazer com que se sinta pior quando for desabafar algo com ele. Escolha sempre ter ao seu lado pessoas positivas, que te impulsionam a ser cada vez melhor. Lembre-se de fazer o mesmo por elas, afinal uma relação apenas faz sentido quando existe compartilhamento.

8 – Compartilha Confidências Contigo

Uma grande demonstração de confiança que uma pessoa pode te dar é a de dividir contigo informações pessoais e fizer confidências. É importante deixar claro que, geralmente, leva tempo para chegar a esse ponto, já que ela irá perceber que você é confiável aos poucos, através das suas atitudes. Esse é um sinal de que se trata de uma amizade verdadeira, porque as pessoas apenas se abrem quando estão realmente envolvidas e estão sendo sinceras.

9 – Ouve o Que Você Diz na Essência

O diálogo é um ponto de grande importância dentro de uma amizade e, mais do que dar conselhos, um amigo deve estar sempre pronto para te ouvir. É necessário deixar claro que isso não envolve apenas esperar a vez dele de falar, mas sim dedicar total atenção para realmente entender o que você está dizendo. Valorize quem te ouve na essência e faça o mesmo pelas outras pessoas, pois essa é uma atitude que faz toda a diferença.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

10 – Deseja Que Seja Tão Feliz Quanto Ele

Por fim, o último sinal para identificar uma verdadeira amizade é perceber se a outra pessoa realmente torce pela sua felicidade, pois um amigo, no sentido mais forte da palavra, é aquele que deseja para você o mesmo que deseja para ele próprio. Isso pode ser percebido através das palavras e, principalmente, das atitudes de alguém.

Espero que através deste artigo consiga identificar e dar o devido valor para as verdadeiras amizades. Aproveite e compartilhe com os seus amigos queridos e diga a eles o quanto são especiais em sua vida.

Assista meu vídeo e descubra como você pode criar melhores relacionamentos.

Copyright: 459695089 – https://www.shutterstock.com/pt/g/prostock_studio