A ansiedade e a depressão são considerados os males do século, e a população brasileira, infelizmente, está entre as que mais sofrem com essas doenças. São transtornos da mente que demandam um tratamento sério e imediato, junto de médicos psiquiatras e psicólogos.

Além desse tratamento, é importante que os familiares e amigos saibam como lidar com a pessoa que está enfrentando essa situação, o que nem sempre é fácil. Na verdade, quem convive com a pessoa pode não saber bem o que fazer. Pensando nisso, separamos 8 dicas para lidar com familiares que sofrem de ansiedade e depressão. Boa leitura!

1. Adquira conhecimento sobre a doença

Em primeiro lugar, adquira conhecimento sobre a doença que o seu familiar está enfrentando. Conheça as causas, os sintomas e as opções de tratamento que existem para o transtorno. Esse conhecimento pode ser obtido por meio de livros, revistas, websites de hospitais ou profissionais da área da saúde, além das redes sociais dos especialistas no tema.

Quanto mais você compreender o que o seu familiar está passando, mais conseguirá ajudá-lo, ou ao menos saberá o que não fazer/dizer para não piorar o cenário. Além disso, o conhecimento faz com que você não se assuste tanto com a situação encontrada.

2. Ouça a pessoa e mostre que ela não está sozinha

O paciente de depressão ou de um transtorno de ansiedade está sofrendo muito, tanto com os sintomas físicos quanto com os sintomas emocionais da doença. Por isso, coloque-se ao lado dele e permita que ele desabafe. Mostre que você está ali para apoiá-lo e ouvi-lo, sem julgamentos.

Muitas vezes, as pessoas que se encontram nessa situação estão sufocadas com diversas questões internas há muito tempo, então é interessante permitir que elas se expressem como preferirem. Permita que a pessoa fale, chore ou que fique em silêncio, mas mostre que você está por perto para ampará-la.

3. Proporcione uma ajuda ativa

PSC

Sabe aquela história de “estou aqui, se precisar!”? Ela não é muito útil nos casos de transtornos mentais, pois a pessoa que os enfrenta dificilmente terá energia para tomar alguma iniciativa. Por isso, ofereça uma ajuda mais ativa, perguntando mesmo o que você pode fazer pela pessoa no dia a dia.

Além disso, é fundamental reforçar àquela pessoa que, por mais que neste momento ela não acredite, a depressão e a ansiedade são doenças que têm tratamento e cura. Para isso, é necessário procurar um médico psiquiatra e um psicólogo, que oferecerão a combinação de tratamentos medicamentosos com a psicoterapia. Explique que é possível vencer essa batalha por meio dessas ferramentas.

4. Não julgue nem culpe a pessoa

A pessoa que enfrenta transtornos de ansiedade ou quadros depressivos não está nessa situação porque quer. Tampouco é uma “frescura”. Ela está doente, e não se trata da personalidade dela agir daquela forma. Por isso, seja paciente e compreensivo, sem fazer julgamentos.

Frases do tipo “você tem tudo na vida”, “fulano está muito pior e não tem depressão” ou “para de drama” são 100% inúteis e agravam na pessoa uma culpa que ela já está sentindo. Substitua-as pelo “eu entendo a sua situação”, “essa doença tem cura” e “você vai sair dessa”.

5. Não leve para o lado pessoal os desabafos do indivíduo

Muitas vezes, a pessoa depressiva ou ansiosa faz desabafos sem conseguir se expressar com clareza. Nesses momentos, ela pode dizer que ninguém a compreende, que a vida dela está um inferno, que ninguém liga para ela e que nada faz sentido.

Nesse caso, assim como você não deve culpá-la pelo sofrimento, também não deve culpar a si mesmo. Esses são os desabafos de um cérebro adoecido, que está em desequilíbrio químico. Portanto, não os leve para o lado pessoal. Seja paciente e compreenda que a pessoa está em um sofrimento muito intenso.

6. Estimule a prática de atividades saudáveis

Além de procurar a ajuda médica e psicológica, você também pode convidar a pessoa para determinadas atividades que de fato contribuem com a saúde e com o bem-estar. Estamos falando da alimentação saudável, da prática regular de atividades físicas e do ato de tomar sol regularmente.

Além disso, é importante afastar-se do álcool e das drogas, bem como manter uma rotina regular, com sono de qualidade. Ajude a pessoa a seguir esses hábitos, mas sem forçá-la a nada. Ela pode não querer ir à academia, por exemplo, mas você pode convidá-la para fazer uma caminhada leve pelas ruas do bairro.

7. Pergunte à pessoa o que ela quer fazer

Uma característica frequente nos transtornos da mente é que a pessoa perde a sensação de prazer em basicamente qualquer atividade, até mesmo aquelas que antes despertavam alegria. Por isso, é natural que a pessoa não queira fazer nada.

Nesses momentos, pergunte ao seu amigo ou familiar o que ele quer fazer. Pode ser que ele queira assistir a um filme engraçado, fazer um desenho, cuidar do jardim da casa, brincar com o animalzinho de estimação, entre outros. Incentive-o a fazer qualquer atividade que desperte uma sensação de alegria, mas também não o force a nada. Respeite o tempo dele.

8. Busque ajuda você também

Por fim, é importante ressaltar que o ato de cuidar de uma pessoa doente também é desgastante, tanto física quanto mentalmente. Portanto, não deixe de cuidar de si mesmo. Alimente-se bem, durma com regularidade e faça atividades físicas. A meditação e a respiração consciente também podem ajudar a lidar com esse estresse.

Se desejar, passe você também por sessões de psicoterapia, a fim de que você mantenha a sua própria saúde mental e receba aconselhamentos sobre como lidar com o seu familiar depressivo ou ansioso com mais eficácia.

Coloque as 8 dicas acima em prática e você conseguirá – de forma mais responsável!

E você, querida pessoa, tem alguma experiência em lidar com amigos ou familiares enfrentando quadros de depressão ou ansiedade? Tem mais alguma dica que você gostaria de acrescentar? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!