Cada indivíduo é único e tem a sua forma de enxergar e sentir o universo ao seu redor. Por essa razão, existem pessoas que choram por tudo e outras que são mais resistentes em relação às suas emoções. Identificar essas e outras características em alguém é fundamental para se relacionar de maneira positiva e evitar atritos desnecessários. Continue acompanhando e saiba como encontrar a melhor maneira de lidar com aqueles que são um pouco mais sensíveis.
Contents
Por Que Existem Pessoas Que Choram Por Tudo?
O primeiro passo para aprender a lidar positivamente com alguém é entender as razões que levam aquela pessoa a agir de tal maneira. No caso dos indivíduos sensíveis, isso pode acontecer principalmente por razões como ter vivido experiências delicadas no passado e questões hormonais. Em se tratando do contrário, que é quando alguém raramente chora, são grandes as chances de isso se dever à pressão social, de que pessoas fortes, em sua maioria homens, não devem demonstrar suas fragilidades.
Por conta de todas as informações citadas, é comum vermos comentários de que geralmente são mulheres que choram com mais facilidade. E isso pode acontecer tanto pela visão da sociedade de que elas são mais sensíveis quanto por fatores ligados aos hormônios comuns no período pré-menstrual, gravidez e outras situações. A verdade é que devemos evitar os rótulos, considerar cada ser humano como único e buscar conhecer individualmente aqueles com os quais nos relacionamos.
7 Dicas Para Lidar Com Pessoas Que Choram Por Tudo
Lidar com outro ser humano, de uma forma geral, tem os seus desafios, afinal somos diferentes uns dos outros e, com isso, podemos ter problemas para identificar o que irá agradar ou não uma pessoa. Contudo, existem algumas atitudes que podem ajudar nessa tarefa tão importante que é entrar no mundo do outro e se relacionar com ele de maneira positiva e respeitosa, veja quais são elas.
1 – Fale as Coisas de Maneira Gentil
Essa é uma dica que deve ser colocada em prática sempre, com qualquer pessoa que vá falar, afinal ser gentil é a melhor maneira de se entender com o outro, se expressar e ouvir o que ele tem a dizer. Em se tratando de indivíduos sensíveis, é importante redobrar esse cuidado para evitar ser grosseiro. Contudo, essa cautela deve ser algo que te ajude a encontrar as melhores palavras e não que te limite e te impeça de ser você mesmo e dizer o que deseja.
2 – Atente-se ao Seu Tom de Voz
Além de se atentar às palavras escolhidas para dizer o que deseja, quando se trata de uma pessoa sensível é preciso ir além e olhar, também, para o seu tom de voz. Afinal, uma entonação um pouco mais forte pode fazer com que uma simples frase seja recebida como um xingamento ou uma acusação. Então, evite levantar o tom, prefira passar o seu recado com serenidade, porque assim as chances de vocês se entenderem se tornam muito maiores.
3 – Não Se Culpe Pelo Choro do Outro
Se algo sair diferente do esperado e a pessoa começar a chorar, acalme-se e não se culpe por isso. Peça desculpas caso tenha feito ou dito algo inadequado e mantenha a serenidade. Lembre-se que a sensibilidade é uma característica comum ao outro e que, apesar de você achar essa uma reação digna de uma grande mágoa, para ela se trata de algo natural. Portanto, logo irá passar e poderão manter um bom relacionamento.
4 – Diga Sempre a Verdade
Um erro bastante comum que muitos cometem ao lidar com pessoas que choram com facilidade é deixar de dizer algo com medo da reação delas. Esse tipo de atitude é ruim, pois bloqueia suas ações e impede que tenha um relacionamento saudável, seja ele familiar, amoroso, de amizade ou profissional. Dessa maneira, sempre fale o que julgar importante, claro, cuidando da maneira com a qual irá dizer, mas sem permitir que o medo de magoar o outro te bloqueie.
5 – Preze Pelo Diálogo
A melhor maneira de conhecer uma pessoa e se entender com ela é dialogando. E quando digo diálogo não me refiro apenas ao falar, mas também ao ouvir, escutar na essência o que o outro diz. Então, caso se sinta pisando em ovos para lidar com o indivíduo sensível, se abra, mostre como se sente e busque saber o mesmo dele. Assim, poderão realmente entender um ao outro, o que certamente ajudará a fortalecer os laços que os unem.
6 – Evite Discussões Desnecessárias
Debater ideias pode ser bastante produtivo e enriquecedor, desde que ambos os envolvidos estejam dispostos a ouvir o lado do outro e que seja possível chegar a um consenso. Entretanto, quando se trata de um tema irrelevante e que não levará ninguém a lugar algum, o melhor a fazer é evitar a discussão, principalmente quando a outra parte é uma pessoa sensível, que costuma chorar e se magoar com facilidade. Desse modo, reflita antes de dizer algo polêmico e, caso perceba que o resultado disso não será positivo, guarde para si.
7 – Coloque-se no Lugar do Outro
Por fim, a última e mais poderosa das dicas de como lidar com pessoas sensíveis é ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro para tentar imaginar com ele se sente. Assim, antes de julgar alguém por chorar por tudo, irá refletir a respeito da vida daquele indivíduo, sobre o fato de ele estar passando por alguma situação delicada ou mesmo algo relacionado à saúde, como alterações hormonais, por exemplo. Esse exercício de empatia irá evitar que julgue como frescura algo que é importante para alguém.
Se emocionar e chorar é natural, faz parte da essência do ser humano. Contudo, é importante ressaltar que, caso uma pessoa próxima comece a se mostrar mais sensível do que o seu normal, é fundamental incentivá-la a procurar ajuda médica. Desse modo, o profissional poderá investigar as causas dessa emotividade e concluir se é uma característica intrínseca do indivíduo ou sinal de que existe um problema por trás que precisa ser tratado.
No fim das contas, independente se a outra pessoa é ou não mais sensível, tenha sempre respeito ao tocar a alma de alguém. Assim, certamente estará contribuindo para a construção de um mundo mais pacífico e justo.
Copyright: 310310333 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker