Em se tratando da carreira, a dupla gestão do tempo e produtividade é aquela que sempre leva um profissional às paradas de sucesso. Não por acaso, quando nós conseguimos gerenciar assertivamente as nossas atividades diárias, sejam elas de trabalho ou mesmo pessoais, nossa produção ganha outra dimensão, pois conseguimos fazer mais coisas em menos tempo.
Com o hábito isso vai tornando a nossa produtividade cada vez maior e também nos ajudando a desenvolver a capacidade de selecionar quais trabalhos e tarefas merecem uma atenção imediata e aqueles que podem esperar, por terem um prazo maior, ou mesmo por serem menos importantes.
Neste sentido já parou para pensar no quanto a gestão do tempo e a produtividade são importantes para crescermos profissionalmente? Faço este questionamento porque muitas vezes fazemos um monte de coisas e ainda assim não somos necessariamente produtivos. Ou seja, não é o quanto você faz, mas o modo que você realiza que vai determinar se é produtivo ou não.
Quer um exemplo? Se você recebe cinco tarefas diferentes do seu chefe e entrega três delas com rapidez, mas sem esmero, com certeza, você terá que refazer várias vezes este mesmo trabalho até que esteja da forma correta. Por outro lado, se entrega apenas duas destas demandas, porém, bastante completas e do modo solicitado, no mesmo tempo em que fez as três, você está sendo bem mais produtivo. Entendeu a diferença?
Como Unir Gestão de Tempo e Produtividade
Muitos profissionais vivem correndo contra o tempo para dar conta de tudo que estão encarregados. Entretanto, por conta da falta de organização ou mesmo pelo excesso de trabalho, eles acabam prejudicando diretamente sua produtividade por não administrarem efetivamente seu tempo.
Em decorrência disso, perdem prazos importantes, deixam de atender solicitações e compromissos, mancham sua reputação e se tornam referências negativas, pois produzem pouco e não entregam os resultados esperados pela empresa. Isso é muito ruim para sua carreira e pode realmente comprometer seu futuro profissional.
Para mudar este cenário é importante entender que a gestão do tempo é uma aliada do sucesso na carreira e que planejar seu dia e suas tarefas é primordial. Para isso, primeiro deve haver uma mudança de mentalidade, ou seja, a pessoa deve entender verdadeiramente os efeitos que a desorganização do tempo traz a sua vida e querer mudar isso.
O segundo é buscar ferramentas que auxiliem a potencializar sua produtividade, a exemplo de aplicativos no computador e celular ou mesmo da velha e boa agenda. Mas não acaba ai, um bom planejamento, seja ele de carreira ou pessoal, é a palavra-chave da pessoa que deseja aumentar sua produtividade.
Para isso, você deve planejar sua semana ou mês com antecedência, organizando seus compromissos profissionais e pessoais, destacando os prazos e definindo quais são as demandas mais urgentes e as que possuem um prazo maior. Isso ajuda organizar sua vida em todos os sentidos!
Deste modo, você pode unir gestão do tempo e produtividade e se tornar bem mais efetivo em suas ações. E sabe o que é melhor? Quando você se organiza, você perde muito menos tempo e agiliza a sua vida de forma geral. Com isso, você pode, inclusive, encontrar mais tempo para cuidar de si mesmo e dos seus interesses. Isso é maravilhoso!