O leitor mais assíduo do blog certamente já sabe que o planejamento é essencial para que as pessoas alcancem objetivos em qualquer área das suas vidas. Dessa forma, o planejamento nada mais é do que a definição das ações necessárias para conduzir uma pessoa do ponto em que se encontra ao ponto desejado, especificando como essa trajetória deve ser percorrida.

Nesse sentido, é importante pontuar que, na vida, precisamos separar os planejamentos e os objetivos em curto, médio e longo prazo. Mas você sabe o que diferencia os objetivos nessas três categorias? Neste artigo, você vai conhecer as diferenças e entender como realizar um planejamento pessoal. Boa leitura!

Como definir um objetivo?

“Quero ganhar dinheiro”. Você acha que isso é um bom objetivo? Bem, certamente é o desejo de muita gente, mas, para transformar esse desejo em um objetivo real, é preciso fazer questionamentos mais específicos: Quanto dinheiro você quer ganhar? De que maneira pretende ganhá-lo? Em quanto tempo isso deve ocorrer?

Objetivos precisam ser mais detalhados, caso contrário, são apenas sonhos distantes. Um objetivo segue a metodologia SMART, que consiste em uma sigla em inglês (lembrando que smart significa “inteligente”), cujos significados você compreenderá a seguir.

Um objetivo tem as 5 características a seguir:

  • SSpecific: específico;
  • MMeasurable: mensurável;
  • AAchievable: alcançável;
  • RRelevant: relevante;
  • T Timebound: em prazo definido.

Ao definir objetivos com essas características, você conseguirá realizar planejamentos sólidos, que permitirão que você entenda aonde quer chegar, defina as suas prioridades, livre-se das distrações, fortaleça a sua motivação, exercite o autoconhecimento, desenvolva a confiança em si mesmo, invista no autodesenvolvimento, aumente a sua produtividade e desenvolva a resiliência.

Como diferenciar os planejamentos de curto, médio e longo prazo?

PSC

Ao elencar os seus objetivos nas diferentes áreas da vida, você perceberá que alguns deles são mais imediatos, enquanto outros estão mais distantes no tempo (geralmente os mais complexos e que demandam maior preparação). Nesse sentido, é preciso categorizar as suas metas em curto, médio ou longo prazo. Não há prazos “oficiais” que diferenciem essas categorias, mas podemos adotar alguns valores como referência.]

1. Planejamento de curto prazo

O planejamento de curto prazo deve definir a maneira pela qual você pretende alcançar os seus objetivos mais imediatos, nas próximas semanas ou meses, no máximo em um ano. Confira alguns exemplos:

  • Realizar cursos de capacitação profissional;
  • Construir uma reserva financeira de emergência;
  • Executar reformas simples em casa;
  • Começar uma dieta alimentar;
  • Desenvolver regularidade na prática de atividades físicas.

2. Planejamento de médio prazo

O planejamento de médio prazo, por sua vez, deve ser realizado para determinar as estratégias que serão adotadas para o alcance das metas previstas para um prazo entre um e cinco anos. Alguns exemplos são:

  • Realizar um curso de especialização, mestrado ou doutorado;
  • Planejar uma viagem de férias para um destino mais caro/distante;
  • Abrir a própria empresa e tornar-se empreendedor;
  • Comprar um carro;
  • Casar-se e/ou ter filhos.

3.Planejamento de longo prazo

Por fim, o planejamento de longo prazo tem a incumbência de estabelecer as ações que serão adotadas para alcançar os objetivos mais distantes, cujo prazo previsto supere 5 anos. Alguns desses objetivos costumam ser:

  • Obter um cargo elevado na empresa;
  • Adquirir um imóvel;
  • Tornar-se financeiramente independente;
  • Planejar financeiramente o momento de aposentar-se;
  • Mudar-se para outro país.

Todos os seus objetivos (de curto, médio e longo prazo) devem atender à metodologia SMART. Você deve anotá-los em aplicativos de planejamento, em planners ou em quadros de planejamento, deixando as suas metas visíveis para que você jamais se esqueça delas.

5 passos para montar o seu planejamento

Confira, a seguir, 5 passos práticos para que você consiga se organizar e alcançar os seus objetivos.

1. Determine os seus objetivos

O primeiro passo é também o mais óbvio deles: determinar aonde você quer chegar. Os seus objetivos, portanto, devem expressar quem você é e o que é importante para que você se sinta feliz e realizado. Constituir uma família, morar em outro país ou exercer a profissão X são alguns exemplos de objetivos.

Para que eles sejam eficazes, contudo, você deve ser um profundo conhecedor de si mesmo. Não adianta estudar medicina porque todo mundo quer isso para você, mas ignorando o fato de que o seu sonho é ser arquiteto. Um bom objetivo está alinhado com a sua noção de felicidade, e não com as pressões externas.

2. Divida os seus grandes objetivos em metas menores

Quando pensamos em um grande objetivo, como “morar nos EUA”, é natural que ele nos amedronte, pois parece enorme. Contudo, se você “quebrar” esse grande objetivo em metas menores, a serem conquistadas aos poucos, ele não parecerá tão ameaçador. Assim, antes de mudar-se para os EUA, alcance as seguintes metas: aprender inglês, juntar dinheiro, pesquisar moradia, adquirir emprego no local etc.

Lembre-se de que as suas metas precisam seguir a metodologia SMART para que sejam válidas, ou seja, elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos determinados. Comece pelas de curto prazo, depois as de médio prazo e, por fim, as de longo prazo.

3. Defina prazos, tarefas e métricas

Para cada meta que você definir, estabeleça também os prazos para os seus respectivos alcances, as tarefas necessárias para conquistá-las e as métricas utilizadas para avaliar o seu desempenho.

Se você definiu a meta de falar em inglês, deve definir um prazo para isso, por exemplo: 5 anos. Deve estabelecer também as ações necessárias para que isso ocorra: frequentar as aulas em um curso, ler livros e assistir a filmes no idioma etc. Por fim, deve aferir métricas de avaliação de desempenho, como a realização de testes periódicos para acompanhar a sua evolução (escrita e oral) no idioma, até tornar-se fluente.

4. Coloque as suas ações em prática

Depois de definir o que deve ser feito, como, quando e onde, é hora de efetivamente arregaçar as mangas e colocar tudo em prática. Se os seus objetivos e metas forem claros, você certamente será capaz de monitorar o seu progresso e chegar aonde deseja.

É importante ressaltar, porém, que, no meio da trajetória, a motivação pode cair um pouco. Nesse caso, lembre-se dos seus objetivos e de como o seu alcance poderá fazê-lo feliz. Resgate o seu ânimo. Nunca é fácil, mas nunca é impossível se você seguir as dicas acima!

5. Revise os seus planos continuamente

Por fim, é sempre necessário esclarecer que, ao longo do tempo, as pessoas podem mudar as suas visões de vida. Ao colocar planos em prática, elas podem perceber que aquele objetivo não é mais o que querem para o seu futuro. Podem também trocar prioridades, ou seja, um objetivo de longo prazo torna-se de curto prazo, e vice-versa.

Isso quer dizer que você não deve ficar modificando os seus planos a todo instante, mas também não deve ser extremamente rígido. Ouça as suas emoções e verifique se você continua empolgado com os caminhos que escolheu. Se a resposta for “não”, está tudo bem recalcular a rota e partir para uma nova estratégia, ou mesmo para um novo objetivo. Revisões e adaptações podem ser mais frequentes nos nossos planejamentos do que imaginamos.

Coloque as dicas acima em prática e alcance todo o sucesso que você deseja nas diferentes áreas da sua vida. Os obstáculos vão surgir, mas o importante é que você nunca desanime e tenha sempre objetivos para ser feliz, o que inclui o planejamento de curto, médio e longo prazo.

E você, querida pessoa, já definiu quais são as suas metas para esses três prazos fundamentais da vida? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!