Quais são suas âncoras de carreira? Começo fazendo esta pergunta para, então, discorrermos melhor sobre este tema. Em outras palavras, o que motiva você ao trabalho? O que o faz levantar todos os dias e ir para a sua empresa?
Todo profissional possui suas próprias âncoras de carreira, e estas são formadas com base em suas visões de mundo, valores e experiências de vida. Estes referenciais alicerçam os objetivos de cada membro de uma empresa e guiam-nos, em maior ou menor grau, no alcance de suas metas e conquistas profissionais e pessoais.
Entendendo as Âncoras de Carreira
De acordo com esta teoria, uma pessoa pode trabalhar motivada por oito aspectos diferentes, são eles: Desafio Puro; Estilo de vida; Dedicação a uma causa; Segurança e Estabilidade; Criatividade; Autonomia e Independência; Competência Técnica e Competência Administrativa.
Embora todos estes elementos sejam importantes balizadores na definição dos objetivos profissionais, é preciso medir até que ponto estas âncoras limitam ou potencializam seus resultados.
Coaching não elimina âncoras adequa estas à realidade do coachee
Se por exemplo, você é uma pessoa que trabalha visando “Segurança e Estabilidade”, precisa estar ciente que talvez, em dois ou três meses de empresa, ainda não seja possível alcançar isso plenamente.
Neste sentido, pedir demissão e procurar outro emprego pode ser uma atitude precipitada quando norteada apenas pela âncora o profissional, uma vez que, com isso, você pode perder uma boa oportunidade de alcançar o que almeja, sendo paciente e permanecendo na organização.
Alcançar este objetivo vai exigir flexibilidade e maturidade de sua parte tanto para esperar o tempo certo, como para que você desenvolva os resultados que o levarão a este estado desejado.
O Coaching entra em campo para auxiliar o profissional a entender melhor isso, como também para ajudá-lo a definir os melhores caminhos para concretizar suas metas. Sempre honrando as visões e os valores do cliente, o processo é realizado respeitando suas âncoras de carreira, pois as mesmas fazem parte de sua história e tem sua razão de ser.