A gestão administrativa é a área que controla todos os recursos de uma empresa com o objetivo de obter bons resultados. Nesse sentido, o gerente administrativo está sempre em busca de otimizar os custos, a fim de fazer mais com menos, mas, claro, sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços ofertados. Continue acompanhando para saber mais a respeito da gestão administrativa e dos benefícios que o Coaching pode oferecer para uma administração mais eficaz.

Atribuições da Gestão Administrativa

O papel de um gerente administrativo é dar suporte e supervisionar as operações administrativas de uma organização. Isso inclui fornecer apoio ao setor de recursos humanos, financeiro, marketing e, também, atuar junto ao presidente da empresa, entregando relatórios com informações que o ajudem a tomar boas decisões. Trata-se de um cargo com atuação bastante ampla e que engloba várias áreas dentro da companhia.

Apesar de lidar com tantos setores diferentes, existe algo que faz parte de todas as atribuições de um gerente administrativo, que é lidar diretamente com pessoas. É exatamente nesse ponto que o Coaching tem muito a agregar. Como se trata de uma metodologia com foco no desenvolvimento humano, um líder coach saberá utilizar as ferramentas certas para extrair o potencial máximo de cada colaborador, a fim de obter resultados extraordinários.

Benefícios do Coaching na Gestão Administrativa

As pessoas são o bem mais valioso de uma empresa, pois, por mais que as máquinas possam realizar uma série de tarefas, elas não podem ser comparadas a um ser humano. O medo que muitos tinham tempos atrás, de que a tecnologia iria substituir o homem, já foi derrubado. Os avanços tecnológicos vieram para realizar tarefas repetitivas, que comprometiam o tempo dos profissionais. Assim, eles têm mais espaço para se dedicar às atividades produtivas, relacionadas, principalmente, à criatividade e inovação.

Através das ferramentas poderosas do Coaching, um gestor administrativo pode elevar o nível de seus colaboradores, levando-os a descobrirem o quanto têm capacidade para ir além. Além de melhorar os resultados da empresa, a metodologia traz inúmeros benefícios para as pessoas que fazem parte dela, tornando-as mais confiantes, seguras e motivadas.

Veja quais são os principais benefícios que o Coaching pode oferecer para uma gestão administrativa mais eficaz.

1 – Aumento da Produtividade

Tudo começa na mente e é partindo desse princípio que o Coaching pode levar profissionais a se tornarem mais produtivos. Isso se torna possível porque a metodologia conta com ferramentas que levam o indivíduo a se conhecer profundamente, identificando os seus pontos fortes e os que necessitam de desenvolvimento. Assim, cada colaborador saberá como fazer um melhor uso das suas habilidades, tornando-se mais produtivo.

Outro ponto importante é que através do autoconhecimento é possível desenvolver a chamada inteligência emocional, algo que tem sido bastante requisitado pelas empresas na atualidade. O autocontrole sobre as emoções é outro fator que leva um profissional a se tornar mais produtivo e a ter relações mais positivas com seus supervisores, clientes e colegas. É uma característica que tem sido considerada um diferencial no mercado de trabalho.

2 – Gestão do Tempo Eficaz

O tempo é um recurso que deve ser usado com inteligência dentro de uma empresa, pois quando perdido não pode ser recuperado. Dentro do processo de Coaching, sua boa administração é algo bastante valorizado, já que aprender a gerenciá-lo com eficácia é essencial para colocar em práticas as estratégias necessárias e atingir os objetivos desejados. Os recursos da metodologia também levam o indivíduo a eliminar comportamentos sabotadores, como a procrastinação, por exemplo.

Ao desenvolver a chamada inteligência temporal, os colaboradores da empresa se tornarão pessoas mais organizadas, que se conhecem e sabem de quanto tempo precisam para se dedicar a cada tipo de atividade. Através desse maior entendimento sobre si e os prazos, é possível classificar melhor as demandas, a fim de focar nas que são realmente importantes e descartar aquelas que não têm ligação com as metas a serem alcançadas.

3 – Redução do Índice de Turnover

O índice de turnover, também conhecido como a rotatividade de funcionários, é um problema que compromete a produtividade e o entrosamento da equipe, além de gerar custos altos para a organização. Geralmente acontece quando os colaboradores se sentem desmotivados, seja por salários incompatíveis com o mercado, má relação com os supervisores e colegas, falta de reconhecimento, entre outros motivos.

Quando os métodos de desenvolvimento do Coaching são utilizados na prática dentro da organização, os líderes passam a ter uma relação mais positiva com os seus liderados. Através de feedbacks assertivos e desenvolvimento de técnicas de automotivação, os colaboradores se sentirão parte importante da empresa, o que, certamente, ajudará a reduzir a rotatividade.

4 – Ambiente Mais Agradável e Harmônico

O ambiente empresarial tem grande influência no comportamento e, consequentemente, no desempenho dos profissionais. Locais em que as pessoas estão sempre estressadas e não se comunicam com clareza comprometem a produtividade e a colaboração entre os funcionários. Por meio dos preceitos do Coaching, os indivíduos são incentivados a trabalharem em conjunto, cocriando ao lado do líder e dos colegas.

O autoconhecimento é capaz de promover uma série de benefícios aos colaboradores, que os leva a se sentirem mais confiantes, ter controle sobre emoções e, consequentemente, promoverem um ambiente mais agradável. Quando todos estão satisfeitos com seu trabalho, têm uma boa relação entre si e se sentem valorizados pela empresa, forma-se um círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento.

5 – Melhora na Comunicação

A comunicação é uma área de grande importância dentro do processo de Coaching. Afinal, é através dela que um indivíduo se comunica com o mundo e compartilha suas ideias e sentimentos. Saber se comunicar assertivamente é fundamental para manter uma boa relação com os colegas de trabalho e seus stakeholders, o que inclui, principalmente, clientes e fornecedores.

Um dos pontos-chave da comunicação eficaz é a escuta ativa, que envolve se interessar genuinamente pelo que o interlocutor diz, ouvindo-o na essência. Essa atitude é essencial dentro de uma empresa, e evita que ocorram gaps que comprometam o bom andamento dos processos.

Como se pode constatar, o Coaching e suas ferramentas poderosas têm muito a acrescentar para uma gestão administrativa mais eficaz. Ao focar no desenvolvimento de seus colaboradores uma organização só tem a ganhar. Valorize o seu capital humano e mantenha o crescimento contínuo da sua empresa e, claro, invista em Coaching para seus líderes e equipes e potencialize os resultados da sua empresa de forma rápida, planejada, estratégica e extraordinária.

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