Organograma com todo os cargos evidenciando a estrutura hierárquica da empresa

Komissar007/Shutterstock Organizar a estrutura hierárquica da empresa é importante para definir a posição de cada um dentro da organização

A estrutura hierárquica consiste na organização dos papéis dos líderes conforme a sua autoridade dentro da empresa. Serve como um orientador tanto para as lideranças como para os colaboradores, uma vez que esta estruturação ajuda a coordenar melhor seu trabalho e a que todos saibam a quem devem responder de forma direta e indireta.

Também chamada de estrutura organizacional, esta organização pode ser dividida de acordo com dois aspectos complementares, que são respectivamente a macroestrutura e a microestrutura. Estas por sua vez delimitam de forma mais clara qual é a abrangência e autoridade de cada cargo conforme seu peso.

A primeira consiste na hierarquia geral da empresa, aquela que é composta, por exemplo, por presidentes, diretores, gerentes e supervisores e assim sucessivamente. A segunda é mais focada no ambiente dos departamentos em si, na hierarquização realizada especificamente em cada um deles, ou seja, identifica o líder e os profissionais subordinados a ele em cada área.

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Problemas da Falta de Estrutura Hierárquica

Um dos maiores erros das empresas é criar uma hierarquia que só existe na cabeça dos donos, ou seja, querer que os colaboradores sigam regras e lideranças não oficializadas. Na prática, isso é como subir num ônibus coletivo, onde todos querem ir para o mesmo lugar, mas ninguém sabe ao certo quem é o motorista, porque todo dia tem um novo condutor.

Para evitar esta confusão na equipe é muito importante que os profissionais saibam como funciona a estrutura hierárquica da empresa e a quem recorrer e responder diretamente durante a execução do seu trabalho. Digo isso porque nem sempre esta definição é feita, o que se mostra tanto na falta de líderes como no excesso de pessoas “mandando e desmandando”.

O líder é o norte do funcionário, aquele que o instrui, dá feedbacks, ensina, supervisiona e corrige. Também é o representante da organização junto aos seus colaboradores, o responsável por disseminar a cultura organizacional e por ser um bom exemplo para todos à sua volta, em especial, para seu grupo de trabalho.

Portanto, quando nem mesmo o gestor sabe qual é o seu papel ou a quem deve responder dentro da hierarquia da empresa, a gestão se torna um tanto quanto complicada. Digo isso, porque esta desorganização faz com que, de certa forma, o chefe perca um pouco de sua autoridade e credibilidade frente à sua equipe, pois a desestruturação quanto à hierarquização dos cargos, deixa tudo muito solto e também com que fique sem saber quem está acima ou abaixo dele.

Organograma – Uma Solução Para o Problema!

A palavra-chave neste caso para resolver esta lacuna comum nas empresas é: organização. Para isso, uma das ferramentas de gestão mais usadas no meio corporativo é o organograma, que faz um apanhado de todos os dados relativos à posição e função dos gestores e colaboradores de uma organização.

Na prática, nele são reunidas todas as informações relativas à sua estrutura hierárquica, que são identificadas por meio de um gráfico que reúne informações sobre toda a hierarquia da empresa; quais são as posições de liderança e quais demais cargos são subordinados a eles dentro dos departamentos, conforme a estrutura macro e micro.

Entretanto, fazer um organograma não é apenas desenhar os cargos e colocá-lo no papel. Antes disso é feito todo um estudo profundo sobre os cargos de gestão e os que estão relacionados a ele na hierarquia. Isso é importante para que todos saibam quem está acima, quem é par ou quem está abaixo de quem na empresa conforme o mapa de cargos estruturado.

Na prática este documento diz, por exemplo, que o coordenador se reporta ao gerente que se reporta ao diretor, que por sua vez se reporta ao presidente. Vê como é mais simples de entender assim? Portanto, se o se objetivo é melhorar sua estrutura hierárquica e torná-la mais eficiente, este, com certeza, é um bom caminho. Fica a dica!