Reflita por um momento sobre a sua jornada e pense em quanta energia você colocou em cada um dos seus passos. Agora, rememorando, você se sente cansado? Você sente que gastou muita energia procurando o sentido da própria existência?

No momento em que vivenciamos o estado expandido de conexão, todo o esforço acaba, todo o cansaço evapora, e toda lembrança, até mesmo as mais duras, se torna leve. Isso ocorre porque não há mais busca, não há mais esforços empreendidos para a conquista do que quer que seja, não há energia liberada ou força exercida que nos deixe fracos.

Mas como alcançar esse estado de graça e plenitude? O que exatamente é o propósito de vida? Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!

Compreendendo o conceito de propósito

propósito traz para a vida a leveza e espontaneidade desejadas. A vida flui como um rio sem esforço. Conseguimos perceber todos os elementos universais se desdobrando e se encaixando em perfeita sincronia e harmonia, alinhados com a vontade genuína do nosso coração. O coração toma a dianteira da nossa vida, desperta para a riqueza universal e, assim, não precisamos mais fugir de nada. Não há mais medo que nos assuste, temor que nos paralise, ou receio que nos impeça de seguir em frente.

Há apenas o fluxo da vida, as pessoas, as ideias, as coisas, todos dançando o baile universal. Deixamos de lado qualquer limitação imposta pelo corpo físico, pelas nossas experiências (muitas delas traumáticas), pela nossa história, pela nossa condição. Permitimo-nos vivenciar o presente e celebrar a vida que acontece somente nesse momento, no aqui e agora.

Alcançamos o verdadeiro objetivo da existência: a plena celebração da vida. E tudo isso acontece quando mergulhamos no estado de infinita conexão com o Universo. Agora, é dado o momento de você refletir como está a sua busca por um propósito. Você se sente cansado a cada passo da sua jornada? Você está disposto a deixar o universo fluir e a atingir o estado de conexão infinita?

Encontrando o seu propósito de vida

PSC

Em vários artigos aqui do blog, comentamos sobre a importância de identificar o seu propósito de vida. Esse propósito é a sua missão, ou seja, a compreensão do porquê de você estar aqui. E as possibilidades são infinitas: há quem encontre essa missão na educação, na saúde, no esporte, na música, na matemática, no auxílio ao próximo, no amor aos animais, no empreendedorismo, no cuidado da família, e por aí vai.

O fato é que encontrar esse propósito de vida depende da nossa capacidade de unir aquilo que amamos com aquilo que sabemos fazer bem. É por isso que viver o seu propósito é algo que promove realização pessoal e profissional. A questão é: como identificá-lo e como colocá-lo em prática? A seguir, você descobre como viver o seu propósito em quatro passos.

1. Avalie o seu presente

O primeiro passo é compreender a sua realidade atual. Analisando o seu estilo de vida, a sua atividade profissional, o seu local de trabalho e o seu tempo livre, você está feliz? Está motivado ou desmotivado? Por quê? Avalie os prós e contras. Esse deve ser um exercício constante. É preciso sempre questionar se o que estamos fazendo nos aproxima ou nos afasta do que desejamos.

2.  Estabeleça um futuro de realizações

Depois de avaliar a sua realidade, é necessário que você identifique aonde você quer chegar. Novamente, pensando tanto em questões pessoais quanto profissionais, faça uma projeção relatando onde você se vê daqui a 5 anos, por exemplo. Esse exercício de visualização de um futuro feliz permite que você perceba qual é o seu destino. Aliás, o processo de coaching é profissional nisso, permitindo que a pessoa identifique o estado atual e o estado desejado e saiba como conectar os dois pontos.

3. Questione as suas reais motivações

Muitas vezes, definimos objetivos porque acreditamos que eles nos tornarão felizes, o que nem sempre ocorre. Isso acontece porque a definição desse objetivo foi feita sem uma reflexão profunda.

Por isso, toda vez que registrar essas metas, sempre reflita: por que isso me fará feliz? O que eu vou ganhar ou aprender dessa forma? Qual é a importância disso na minha vida? Isso está alinhado às coisas que eu mais valorizo? É essencial que as suas metas, tanto pessoais como profissionais, estejam alinhadas aos seus valores e expectativas.

4. Elabore um planejamento estratégico

Os três primeiros passos não são lá tão complexos. O quarto passo, no entanto, é o que mais faz as pessoas “empacarem”. É nele que, sabendo o ponto de partida e o ponto de chegada, você planejará o caminho para conectá-los.

O que separa esses dois pontos? O que você precisa fazer para chegar lá? Precisará aprender algo novo? Será preciso promover alguma mudança? Fazer um plano financeiro? Nesse momento, será preciso ser bastante detalhista, pensando nos pormenores de cada passo dessa transformação. Por isso é tão importante contar com o auxílio de um coach nessas horas. As técnicas e metodologias da área envolvem conhecimentos de psicologia que nos ajudam a ter sucesso nesse aspecto.

O propósito de vida é a chave da felicidade

Não é fácil seguir em busca de um sonho. No entanto, é por causa deles que estamos vivos, estudando, trabalhando, enfim, organizando a nossa existência. O seu tempo aqui é único e deve ser aproveitado da melhor forma possível. Não viva em vão. Seja feliz encontrando um sentido nas suas atividades, tanto pessoais como profissionais. Assim, você também conseguirá ser feliz fazendo o outro feliz!

E você, querida pessoa, já encontrou o seu propósito de vida? Qual é ele? Caso ainda não o tenha encontrado, o que você tem feito nessa busca? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright:  352777403 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut