A palavra “gestão” pode ser entendida como um sinônimo de administração, orientação, desenvolvimento. Por isso, a gestão de pessoas nas empresas é um conjunto de ações e princípios que permitem que cada indivíduo que faz parte da organização seja produtivo e encontre crescimento e bem-estar ali.

Não há um meio único ou ideal para fazer essa gestão. Há diversos modelos, e um deles é a gestão de pessoas por competências, ou seja, a gestão que visa ao desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é essa gestão e como podemos adotá-la dentro das organizações. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é a gestão de pessoas por competências?

A gestão de pessoas por competências é mais um mecanismo de gerenciamento profissional essencial a todas as empresas. Compreende identificar, valorizar, treinar e promover aqueles profissionais de alto desempenho, diferenciados, comprometidos e que trazem resultados extraordinários para a organização.

Esse modelo de gestão valida toda a dedicação dos colaboradores e gera oportunidades para um sistema meritocrático, em que as pessoas são valorizadas pelo que sabem, pelo que fazem e pelo seu potencial, sendo devidamente reconhecidas por tudo isso. No dia a dia, isso traz ao ambiente organizacional uma competição saudável, pois, ao verem que são reconhecidos, os profissionais buscam dar o seu melhor e evoluir cada vez mais.

Como promover a gestão de pessoas por competências nas empresas?

Há 5 passos básicos e necessários que facilitam a adoção da gestão de pessoas por competências dentro das organizações. Conheça melhor cada um deles na sequência.

1. Seja seletivo na contratação

A gestão de pessoas por competências já começa nos processos de recrutamento e seleção de profissionais. Nesse sentido, é interessante que você analise, em cada departamento ou equipe, as vagas que estão abertas. Para cada uma delas, faça uma relação das competências que você espera dos profissionais que venham a ocupar essas vagas. Essas competências devem ser tanto técnicas quanto comportamentais.

Lembre-se de que o conceito de “competência” engloba 4 fatores: conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Liste o que se espera em cada vaga e analise os candidatos de acordo com os critérios estabelecidos. Isso permitirá que você faça contratações precisas e competentes.

2. Defina objetivos e indicadores de desempenho

Já tendo formado um quadro de funcionários competente, é hora de definir os objetivos que esse time deverá alcançar. Lembre-se de que toda boa meta é mensurável, específica, alcançável (realista), relevante e tem um prazo aproximado para o seu alcance.

Além disso, é importante definir quais serão as ferramentas e métodos a serem utilizados pela empresa nessa avaliação de habilidades e resultados, promovendo a mensuração do desempenho. Por isso, defina os indicadores de performance das equipes, que mostram o quão perto/longe ela está do objetivo. Esse direcionamento permite realizar uma avaliação mais justa dos colaboradores e definir com mais precisão quais serão os recursos utilizados para desenvolvê-los.

3. Promova avaliações de desempenho criteriosas

A avaliação de desempenho é uma ferramenta extraordinária e que ajuda os gestores de recursos humanos a identificar os pontos fortes dos seus colaboradores e também os gaps que precisam ser trabalhados e eliminados.  Além disso, esse tipo de apreciação dos resultados e conhecimentos dos funcionários também é essencial para que a empresa possa fazer a gestão do conhecimento e potencializar a atuação dos seus profissionais.

Uma forma mais convencional de fazer a gestão por competências é por meio da avaliação direta do líder, que, estando junto à sua equipe, tem mais condições de identificar os talentos e trabalhar no seu desenvolvimento contínuo. Isso depende não apenas da proximidade, mas também da maturidade e da visão de negócios do gestor, que deve ter um feeling para reconhecer os seus melhores funcionários e dar-lhes chances reais de crescimento.

4. Ofereça feedbacks construtivos e completos

O objetivo da avaliação de desempenho é que não apenas o líder monitore a evolução do trabalho da sua equipe, mas também que o próprio colaborador identifique a sua performance. Por isso, é essencial realizar o feedback, isto é, a comunicação individual a cada colaborador dos resultados obtidos na sua avaliação de desempenho.

Nesse encontro, cabe ao gestor reconhecer os pontos positivos do liderado e pontuar os aspectos em que ele pode e deve melhorar. Isso deve ser feito sempre de forma ética e respeitosa, motivando o profissional a continuar progredindo na sua carreira. Para isso, o líder deve dar sugestões práticas de melhoria, como novas atitudes, leituras edificantes e participação em programas de capacitação.

5. Invista em capacitação profissional contínua

A partir desse momento, a organização pode envolver os seus profissionais em programas de treinamento e desenvolvimento, como forma de reter e aprimorar o seu capital humano. Por meio da maestria no seu trabalho, será possível fazer a empresa crescer também. Isso pode ocorrer por meio de cursos, treinamentos, workshops, palestras, eventos etc. A organização pode construir o seu próprio programa de capacitação ou fazer parcerias com instituições de ensino.

A melhor alternativa, porém, são os treinamentos que trabalham com a metodologia coaching. O coaching fortalece e acelera o desenvolvimento técnico, emocional e comportamental dos líderes e dos colaboradores. O método trabalha na expansão de habilidades e competências, a fim de identificar e eliminar crenças e comportamentos limitantes e de auxiliar na promoção dos talentos dos profissionais de forma contínua.

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E você, ser de luz, identifica no seu local de trabalho a gestão de pessoas por competências? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!