Empresas são resultados de pessoas. Isso significa que a estrutura organizacional deve ser revista constantemente, uma vez que os indivíduos estão em constante evolução. Por isso, é imprescindível que os processos sejam sempre revistos para que a instituição garanta seu alto desempenho, mantenha sua gestão sob controle e promova o crescimento contínuo.
Analisar o cenário organizacional, pautando-se em evidências, auxilia na avaliação assertiva de fatores positivos e negativos e permitindo a definição de estratégias mais efetivas de potencialização de resultados e implementação de melhores métodos de gestão de recursos e competências, tomadas de decisão e investimento.
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14 Dicas de como identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa
Confira abaixo algumas dicas simples de como fazer um mapeamento abrangente de uma organização e promover uma gestão de resultados:
Faça uma lista
Identifique os pontos fortes e os que precisam de melhoria na empresa, fazendo uma lista com todas as observações pontuadas. Seja detalhista e, se possível, classifique os itens por departamentos.
Avalie
Faça uma avaliação minuciosa, buscando por inovações e soluções a respeito das fragilidades e oportunidades de melhoria que possam agregar no crescimento da empresa.
Análise de SWOT
Esta ferramenta é bastante utilizada para avaliação macro do cenário em que a organização está inserida, independente do mercado.
SWOT significa: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Essa matriz é separada em análise interna (forças e fraquezas) e externa (oportunidades e ameaças), proporcionando um parâmetro completo para avaliação de qualquer ambiente e revelando dados cruciais para maior assertividade no desenvolvimento de um planejamento estratégico.
Colete dados mensuráveis
Colete dados quantificáveis sobre suas tendências de vendas, base de clientes e retenção de funcionários para ajudar a identificar suas forças. Você pode descobrir um nível de satisfação do cliente acima da média, ou uma baixa rotatividade de funcionários, base de clientes fiéis ou produto particularmente lucrativo.
Avalie as forças subjetivas
Além de dados mensuráveis, considere pontos fortes mais qualitativos, como uma equipe altamente treinada ou uma equipe de liderança forte.
Supere as fraquezas da sua empresa
Identificar as fraquezas as vezes pode ser assustador, mas precisa ser vista de frente. O objetivo não é apresentar bem sua empresa? Então aprenda a identificar pontos fracos e alavancar os pontos fortes. Além disso, a incapacidade de identificar as fraquezas que são óbvias para os potenciais investidores e credores poderia comprometer a sua percepção do seu negócio.
Faça comparação com seus concorrentes
Analise e faça comparações com seus concorrentes. Analise com objetividade seus produtos, fornecedores, base de clientes, funcionários, processos internos e localização, e compare esses fatores com os de seus concorrentes. Avalie em que área sua empresa pode melhorar concentrando no seu diferencial.
Busque uma opinião objetiva de um consultor
Seja honesto ao avaliar as fraquezas do seu negócio e considere recrutar pessoas de fora para ajudá-lo a pensar objetivamente sobre como você pode melhorar. Colegas de negócios, funcionários e clientes de confiança podem fornecer informações valiosas que você poderia ignorar.
Crie estratégias para superar os pontos fracos
Mais importante ainda, determine como minimizar ou superar as fraquezas. Implemente seu plano e acompanhe os dados para monitorar suas melhorias. E quando atingir o ponto de equilíbrio que está buscando para sua empresa, poderá buscar os investidores certos para seu negócio.
Conheça os seus pontos fortes
Tire algum tempo para considerar o que você acredita ser os pontos fortes do seu negócio. Estes podem ser vistos em termos de sua equipe, produtos, fidelidade do cliente, processos ou localização. Avalie o que sua empresa faz bem; pode ser sua experiência de marketing, seu produto, embalagens, ou sua prestação de serviços para o cliente.
Reconheça suas fraquezas
Tente dar uma olhada objetiva em todos os aspectos do seu negócio. Se seus produtos podem ou não ser melhorados. Nas entregas de seus fornecedores. Tente identificar se está faltando alguma área de especialização dentro da sua empresa. Verifique seu quadro de funcionários, se está com desfalque de pessoal. A seguir tome as medidas necessárias para sanar todas essas questões.
Cuidado com as ameaças
Algumas ameaças são fáceis de identificar, outras você terá que ter uma visão de “adivinhação”, ou seja, é mais subjetiva. Um novo concorrente é uma ameaça tangível, outras podem ser suposições e intuições que às vezes, podem não significar muita coisa. Por isso é importante estar atento porque se uma suposta ameaça se tornar realidade, você será capaz de tomar uma atitude com muito mais rapidez, terá considerado várias opções e com algum contingenciamento. Pense nas hipóteses que poderiam ocorrer como a perca de vários clientes para a concorrência, um outro concorrente criar um produto muito melhor que o seu que atenda seus clientes.
Use sua análise
Depois de concluir sua análise SWOT, é importante que você aprenda com todas as informações que você reuniu e coloque em prática. Construa, com base na sua análise, seus pontos fortes e use-os para planejar suas estratégias, para reduzir, ao máximo, suas fraquezas. Enfim, aproveitando todas as oportunidades.
Planejamento e apresentação de propostas
Após a identificação e avaliação dos pontos fortes e fracos, é necessário desenvolver planos estratégicos bem estruturados para desenvolver novas propostas e soluções de desenvolvimento. Este plano deve ser apresentado de maneira formal e profissional, utilizando recursos visuais, gráficos e dados que confiram receptividade, respeito e credibilidade às ideias.
A partir deste nível, se estabelecem debates, discussões e reflexões sobre o modelo de negócio vigente, abrindo portas para iniciar as movimentações de melhorias necessárias.
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