Um namoro ou casamento saudável é aquele em que as duas pessoas compartilham amor, respeito, objetivos compatíveis e a vontade de caminharem juntas pela vida. Mas, para isso, é importante que ambos estejam prontos e saibam como se valorizar em um relacionamento, para que medos e inseguranças não comprometam o entendimento e minem o sentimento que um tem pelo outro. Continue acompanhando e saiba como viver uma relação positiva que promova a união e, ao mesmo tempo, a individualidade de cada um.
Contents
A Importância de Amar a Si Mesmo Antes de Amar o Outro
É bastante comum vermos em declarações de amor, um dizer para o outro que ele o preenche. Dentro do contexto poético, é até bonito considerar essa metáfora, porém, quando se trata de equilíbrio, é importante analisar essa afirmação sob outro aspecto. Quando uma pessoa diz que alguém a preencheu, subentende-se que antes havia um vazio dentro dela e isso não é saudável, pois gera uma relação de dependência.
É claro que compartilhar a vida com quem se ama é maravilhoso e dá um novo sentido para a nossa existência, contudo, o ideal é que isso venha para agregar e não preencher, pois somos todos seres completos. Desse modo, o primeiro passo para se valorizar em um relacionamento e zelar pelo seu equilíbrio emocional é amar a si mesmo, se tornar consciente de que você mesmo se completa e que a presença do outro veio para tornar extraordinário aquilo que já era bom.
Ter essa consciência é importante porque, por mais amor que um sinta pelo outro, não temos como ter certeza absoluta do amanhã. Assim, caso o inesperado aconteça, ambos saberão que, mesmo que sofram, poderão continuar suas vidas buscando novos caminhos e novas maneiras de serem felizes. Além disso, a autoconfiança e a independência os ajudará a construírem uma relação equilibrada e que respeita as o espaço de cada um.
7 Dicas de Como Se Valorizar em um Relacionamento e Ser Mais Feliz
Quando você se valoriza, o seu relacionamento fica mais leve, pois estar com o outro deixa de ser uma obrigação para se tornar uma escolha, e isso faz toda a diferença. Coloque as sete dicas a seguir em prática e viva o amor na sua mais pura essência.
1 – Reconheça Suas Qualidades e Se Ame
Como disse anteriormente, o primeiro passo para se valorizar em um relacionamento é aprender a se amar, reconhecendo o seu valor e as suas qualidades. Desse modo, se a sua autoestima anda baixa, experimente começar a se enxergar com outros olhos, deixando as críticas de lado e identificando os pontos que tem de melhor e aqueles que pode aperfeiçoar. Vale lembrar que esse é um processo longo, mas que te trará a cada dia cada vez mais motivos para se orgulhar de si mesmo.
2 – Jamais Pense Que o Outro Está Lhe Fazendo um Favor
Parece estranho imaginar que alguém viva um relacionamento acreditando que seu par está lhe fazendo um favor, porém, isso é mais comum do que possa imaginar. Para evitar pensar assim, é necessário que entenda que uma relação não deve acontecer por interesses e sim porque um ama o outro e deseja estar por perto. Afinal, não faz nenhum sentido alguém desperdiçar os seus dias estando ao lado de alguém apenas para fazer um favor, não é mesmo?
3 – Dedique-se às Suas Amizades
No início do namoro, é natural que o casal queira passar a maior parte do tempo juntos. Contudo, é fundamental que se mantenha atento para evitar que isso se prolongue e prejudique as outras relações que possui. Lembre-se que existem muitas pessoas que são especiais para você e que não faz sentido deixá-las de lado para se concentrar em apenas uma. Continue passando uma parte do seu tempo com familiares e amigos, e incentive o seu par a fazer o mesmo.
4 – Torne-se Responsável Pela Sua Felicidade
É claro que estar vivendo um relacionamento com quem se ama é motivo para se sentir feliz. Porém, é importante que saiba que você é o único responsável pela sua felicidade. Colocar essa obrigação sobre as costas do outro pode gerar uma série de frustrações e cobranças, que não serão nada saudáveis para a relação. Portanto, assuma a função que é sua por direito e seja o autor da sua própria história, orgulhando-se pelos seus acertos e aprendendo com os seus erros, sem culpar terceiros por suas escolhas.
5 – Seja Sempre Você Mesmo
Uma pessoa que te ama e que decide compartilhar a vida contigo deve fazer isso por conta da sua essência. Assim, seja sempre você mesmo e jamais mude para agradar terceiros, pois alguém que sugere que você pare de agir dessa ou daquela maneira demonstra que não te ama de verdade e, portanto, não é digno do seu amor e da sua confiança. Pense nisso e valorize-se!
6 – Estabeleça Limites Saudáveis no Relacionamento
Toda relação precisa de limites, para que um saiba até que ponto poderá ir sem magoar o outro. Nesse sentido, evite passar por cima dos seus valores apenas para agradar. Caso seu par faça algo que não goste, fale e mostre que aquilo te chateou, assim, juntos, poderão aprender com a situação e evitar que ela venha a se repetir. Se o comportamento do outro envolver situações que considere inaceitáveis e que te machuquem, emocional ou até fisicamente, parta para a ação a seguir.
7 – Saiba a Hora de Colocar um Ponto Final e Seguir em Frente
Ninguém começa um relacionamento pensando que irá se separar, entretanto, quando uma das partes não está feliz é sinal de que o melhor a fazer é colocar um ponto final, para que cada um possa seguir o seu caminho. Mesmo que ame a outra pessoa, ao perceber que o sentimento não é correspondido ou que os seus limites não estão sendo respeitados, pense na possibilidade de encerrar esse ciclo, afinal, você merece estar ao lado de alguém que retribua a sua dedicação e que te respeite acima de tudo.
Espero que este artigo tenha te mostrado o quanto é importante se amar e se bastar, assim, o outro virá para agregar e não para preencher vazios. Se ame, se cuide e se valorize, pois a forma com a qual trata a si mesmo é determinante no sucesso do seu relacionamento com outra pessoa.
Copyright:736737742 – https://www.shutterstock.com/pt/g/natalia+grabovskaya