O ser humano é a junção de razão e emoção, por isso mesmo, quando um bloqueio emocional assola sua vida, isso pode causar grandes danos à sua existência e prejudicar seus resultados pessoais e profissionais de forma séria. Este tipo de entrave, por sua vez, é uma barreia psicológica que impede à pessoa de lidar com naturalidade com algum aspecto de sua vida, tais como: relacionamentos amorosos, amizades, carreira e família, por exemplo.
No dia a dia podemos encontrar os mais diversos tipos de bloqueios emocionais, que tem em sua raiz o temos dos indivíduos de passar determinados tipos de sofrimentos. Alguns exemplos destes entraves são – medo de não ser aceito, medo não ser amado, medo de não fazer sucesso, medo de não ter dinheiro, medo de falar em público…
Além disso, muitas pessoas são impedidas de se relacionar positivamente com outras em decorrência ainda de decepções pessoais, dos seus julgamentos, do medo de ficar sozinhas ou mesmo de um ciúme ou possessão que as impende de ver de forma mais realista e, menos emotiva e passional, as pessoas ao seu redor e se relacionar com elas de forma natural e benéfica para ambos.
Exemplos de Bloqueios Emocionais no Amor e na Carreira
Neste sentido, um dos mais comuns é o ligado à dificuldade que algumas pessoas têm em manter relacionamentos afetivos saudáveis e duradouros com seu parceiro ou parceira. Muitas vezes, em decorrência de relações anteriores traumáticas, isso acaba dificultando a que consigam manter-se realmente conectadas com o outro, o que acaba se mostrando por meio de um distanciamento emocional que prejudica a felicidade de ambos.
Outro tipo de entrave emocional muito recorrente diz respeito aos profissionais infelizes, ou seja, que não conseguem achar um sentido em sua carreira, que mudam constantemente de emprego por nunca sentirem-se verdadeiramente satisfeitos em sua empresa ou com a profissão que escolheram seguir. Este sentimento de não pertencimento é realmente assolador, pois o trabalho é um dos elementos que verdadeiramente dá sentido à nossa existência e que nos faz ter orgulho do que fazemos e de ser quem somos.
Coaching na Superação do Bloqueio Emocional
Coaching é um processo diferenciado, pois visa o desenvolvimento do ser humano em todas as suas instâncias incluindo, é claro, a emocional. Neste sentido, o processo atua ajudando a pessoa com algum tipo de bloqueio emocional a identificar as origens do seu transtorno e, a entender, na prática, como este problema afeta os seus comportamentos e resultados.
Este poderoso método que é composto por técnicas e ferramentas de diversas ciências, em especial da Psicologia, ajuda o individuo a conhecer-se melhor, a entender quais são as perdas e os “ganhos” que seu bloqueio lhe traz e a fazer uma análise completa de si mesmo. Em seguida, o Coaching atua no sentido de apoiar a pessoa a traçar estratégias efetivas para eliminar estes bloqueios, por meio da mudança de mindset e atitudes e, a substitui-los por comportamentos mais positivos e assertivos em sua vida.
Quer um exemplo? Se o cliente tem um forte bloqueio emocional que mais uma vez está lhe impedindo de construir uma relação positiva e completa com uma pessoa muito bacana e que verdadeiramente ama; o Coaching vai ajudá-la a entender, de diversas formas, que não é porque seus relacionamentos anteriores foram marcados por sofrimentos, que os demais todos serão. Isso quer dizer que o método vai apoiá-la a ressignificar eventos ruins e, com isso, a vencer as crenças limitantes que alimentam sua resistência em construir uma nova história.
Este é só um exemplo de como este processo pode ajudar uma pessoa a vencer suas limitações sentimentais, a rever e eliminar os comportamentos negativos que lhe sabotam, bem como os pensamentos intrusivos que atrapalham a ter atitudes mais produtivas em relação a sua vida pessoal e profissional. Quer conquistar isso também? Invista em Coaching!