Quando tratamos da produtividade, um dos fatores que mais colaboram para termos alto desempenho profissional, com certeza, é a qualidade do nosso ambiente de trabalho. Assim, quanto melhor é atmosfera da empresa e quanto mais positivos são os relacionamentos com os líderes e colegas, maiores também são as chances do colaborador estar engajado, motivado e produtivo.
Passamos grande parte do dia no trabalho, envolvidos em nossas atividades, projetos, demandas, reuniões e atendimentos. Para termos resultados positivos é importante que este ambiente ofereça as condições necessárias ao desenvolvimento de nossas tarefas. Por isso mesmo, não é por acaso que, quando ocorre algum desequilíbrio ou problema, a primeira a ser afetada é a nossa produtividade.
E por falar em questões que afetam diretamente o nosso rendimento profissional, segundo uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% dos trabalhadores americanos alegam que seus chefes são a principal causa do seu estresse no trabalho. Isso confirma outros estudos que dizem que a maioria dos colaboradores se demite do chefe e não da empresa. E com você, como você avalia a relação com seu líder? Como é seu ambiente de trabalho? É um local positivo ou de muita hostilidade? Reflita!
Dicas para Aumentar sua Produtividade no Ambiente de Trabalho
A mesma pesquisa citada acima, também mostrou que mesmo tendo gerentes ruins, 59% dos profissionais americanos não cogitavam pedir demissão. Entendo perfeitamente esta posição, uma vez que nem sempre deixar a empresa é a melhor alternativa para a carreira. Por isso, é importante criar os próprios mecanismos para aumentar a produtividade e criar um ambiente de trabalho profícuo. Continue lendo e veja minhas dicas!
Tenha Objetivos Claros – quando temos um objetivo profissional bem definido, independente das circunstâncias, nos mantemos focados em alcançar o nosso propósito. Isso ajuda a nos mantermos focados, plenos, a focar em nosso desenvolvimento profissional e conquistar o crescimento que buscamos.
Automotivação – a automotivação também está ligada a esta clareza de objetivos, o que ajuda a nos mantermos mais motivados, produtivos, positivos, a nos relacionar de maneira positiva e a colaborar para a qualidade do ambiente de trabalho.
Respeito e Colaboração – respeitar seus colegas, o espaço, história, experiências e as ideias do outro é fundamental para construir uma atmosfera positiva na empresa, onde as pessoas se respeitam, admiram mutuamente e buscam crescimento conjuntamente.
Relações Positivas - relacionamentos positivos são construídos por meio de ações, sentimentos e emoções positivas, que levam colegas e líderes a desenvolverem maior afinidade, empática, uma comunicação efetiva e amistosa. Consequentemente, o ambiente de trabalho também se torna mais agradável e favorecedor ao sucesso de todos que colaboram com isso.
Aproveite estas dicas e conquiste resultados extraordinários em sua carreira.