Quando um empreendedor, ou mesmo um funcionário de uma empresa, tem uma ideia de projeto, ele não pode simplesmente colocá-lo em prática sem fazer uma reflexão mais profunda a respeito. Na verdade, é fundamental verificar quais recursos serão empregados nesse projeto e se ele será capaz de oferecer resultados que compensem o investimento a ser feito.

Essa verificação recebe, no ambiente empresarial, o nome de “análise de valor”, podendo ser aplicada sobre produtos e projetos já existentes ou sobre ideias futuras. Neste artigo, vamos compreender melhor o que é a análise de valor, qual é a sua importância, como deve ser feito esse cálculo, quais são as etapas que compõem esse processo e quais são os benefícios que ele oferece à gestão de projetos nas empresas. Para conferir as respostas, é só dar continuidade à leitura do artigo a seguir!

O que é análise de valor e qual é a sua importância?

Quando falamos em análise de valor, estamos nos referindo a um componente muito importante para a realização de todo e qualquer projeto, bem como à gestão efetiva dos recursos financeiros de uma empresa. Trata-se de analisar as demandas e o custo de cada uma, sempre avaliando a viabilidade delas e a possibilidade de reduzir os custos para a sua realização.

No dia a dia de uma empresa, esse tipo de análise é essencial, uma vez que, para administrar bem o capital do negócio, saber definir quais são os investimentos que valem ou não a pena, em cada momento, é fundamental.  Também é um mecanismo que ajuda no planejamento financeiro da organização, uma vez que, ao definir um projeto e os recursos necessários para ele, é possível alocar ou buscar esses financiamentos interna ou externamente.

Como funciona o cálculo da análise de valor?

Em se tratando de números e dinheiro, é importante sempre ter os cálculos na ponta do lápis para compreender quando um projeto é ou não viável do ponto de vista financeiro.  Nesse sentido, para fazer a análise de custo, é preciso fazer o seguinte cálculo: Valor = Função/Custos.

Isso quer dizer que o valor é igual à função (objetivo) dividida pelo custo do projeto. Desse modo, o lucro será sempre maior quando o custo for menor, o que é um ponto muito importante para os empresários, que precisam cada vez mais aperfeiçoar os recursos e ganhos do seu negócio.

PSC

As fases desta análise de valor consistem em etapas distintas, que são respectivamente: fase preparatória; informativa; analítica; criativa e do julgamento, e, por fim, fase de planejamento, que é o momento de pensar a realização do projeto.

Quais são as fases do processo de análise de valor?

A análise de valor em uma organização diz respeito à avaliação que é feita sobre os produtos e projetos já existentes em uma empresa, mas também pode ser realizada antes mesmo de colocar esses itens em prática. Trata-se de um processo diagnóstico que, quando realizado com frequência, analisa a viabilidade dos projetos da organização e, consequentemente, promove melhorias expressivas nos resultados alcançados.

A saber, a análise de valor nas empresas é realizada por diferentes equipes de profissionais, consistindo em 6 etapas fundamentais, conforme você vai conferir na sequência.

  1. Obtenção de dados: reunião de informações referentes aos processos de produção, considerando os objetivos de cada projeto e os custos para a sua implantação;
  2. Análise de gargalos: detecção e descrição em detalhes de erros e problemas que provocam aumento nos custos do projeto ou do produto, ou que reduzem a sua capacidade de alcançar bons resultados;
  3. Verificação de alternativas: reunião das equipes de profissionais envolvidos para levantar e considerar possibilidades de ação para eliminar os gargalos identificados nos processos organizacionais;
  4. Avaliação das opções: elaboração de um documento que sintetiza as principais ideias apresentadas pela equipe, definindo o que realmente será feito;
  5. Execução: adoção na prática dos planos estabelecidos, considerando a viabilidade e a sua eficácia na redução dos custos dos processos;
  6. Monitoramento e apresentação: os resultados obtidos durante a implantação do plano são monitorados continuamente e apresentados à gestão e/ou aos demais stakeholders da empresa.

Quais são os benefícios da análise de valor na gestão de projetos?

Em resumo, o objetivo da análise de valor é fazer mais e melhor, gastando sempre menos. Quando estamos nos referindo à gestão de projetos, por exemplo, esse conceito é sempre bem-vindo, uma vez que, dada a importância e o volume de projetos da organização, quanto mais os recursos forem aperfeiçoados e bem aplicados, melhores também serão os seus resultados.

Nesse sentido, podemos destacar alguns dos principais benefícios desse método:

  • Aplicação mais eficaz dos recursos, de acordo com a sua finalidade;
  • Melhoria nos processos de produção e execução dos projetos;
  • Melhor adequação dos recursos disponíveis ao projeto;
  • Aumento na produtividade da equipe e melhoria nos processos;
  • Maior inteligência financeira na aplicação do dinheiro em cada etapa do projeto;
  • Maior eficiência da empresa no atendimento às necessidades dos seus consumidores;
  • Consequentemente, maior satisfação dos clientes, que podem obter melhores resultados, investindo menos dinheiro.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens da análise de valor, procure incorporar este conceito à gestão dos seus projetos e à administração do seu negócio e dos seus recursos financeiros, pois, quanto mais preciso for esse gerenciamento, melhores serão os seus resultados também. Fica a dica!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com a análise de valor no seu trabalho ou nos seus negócios? O que pensa sobre esse fator no ambiente organizacional? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!