Quando falamos em Análise de Valor estamos nos referindo a um componente muito importante à realização de todo e qualquer projeto, bem como à gestão efetiva dos recursos financeiros de uma empresa. Trata-se de analisar as demandas e o custo de cada uma, sempre avaliando a viabilidade das mesmas e a possibilidade de reduzir os custos para a realização.

No dia a dia de uma empresa este tipo de análise é essencial, uma vez que, para administrar bem o capital do negócio, saber definir quais são os investimentos que valem ou não a pena, em cada momento, é fundamental.  Também é um mecanismo que ajuda no planejamento financeiro da organização, uma vez que ao definir um projeto e os recursos necessários, é possível alocar ou buscar estes financiamentos interna ou externamente.

Como Funciona o Cálculo da Análise de Valor

Em se tratando de números e dinheiro é importante sempre ter os cálculos na ponta da caneta para compreender quando um projeto é ou não viável do ponto de vista financeiro.  Neste sentido, para fazer a análise de custo é preciso fazer o seguinte cálculo: Valor = Função/Custos.

Isso quer dizer que o valor é igual à função (objetivo) dividida pelo custo do projeto. Deste modo, o lucro será sempre maior quando o custo for menor, o que é um ponto muito importante para os empresários, que precisam cada vez mais otimizar os recursos e ganhos do seu negócio.

As fases desta análise de valor consistem em cinco etapas distintas, que são respectivamente: fase preparatória; informativa; analítica; criativa e do julgamento, e, por fim, fase de planejamento, que é o momento de pensar a realização do projeto.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”,
é um presente!

Benefícios da Análise de Valor na Gestão de Projetos

Em resumo, o objetivo da Análise de Valor é fazer mais e melhor gastando sempre menos. Quando estamos nos referindo à Gestão de Projetos, por exemplo, este conceito é sempre bem-vindo, uma vez que dada a importância e o volume de projetos da organização, quanto mais os recursos forem otimizados e bem aplicados melhores também, serão os seus resultados.

Neste sentido, quero destacar alguns dos principais benefícios deste método:

  • Aplicação mais assertiva dos recursos de acordo com a sua finalidade;
  • Melhoria dos processos de produção e execução dos projetos;
  • Melhor adequação dos recursos disponíveis ao projeto;
  • Aumento da produtividade da equipe e melhoria nos processos;
  • Maior inteligência financeira na aplicação do dinheiro em cada etapa do projeto;
  • Maior eficiência da empresa no atendimento às necessidades dos seus consumidores;
  • Consequentemente, maior satisfação dos clientes, que podem obter melhores resultados, investindo menos dinheiro.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens da Análise de Valor, procure incorporar este conceito à gestão dos seus projetos, administração do seu negócio e dos seus recursos financeiros, pois quanto mais assertiva for este gerenciamento, melhores serão os seus resultados também. Fica a dica!