Querida pessoa, você já ouviu falar em core business? Essa expressão se refere à atividade principal de uma empresa, ou seja, ao seu propósito de existir. Dessa forma, o core business do IBC, por exemplo, é o oferecimento de serviços de coaching. Seguindo a mesma lógica, o core business de uma escola é a educação, enquanto o core business de um hospital é a recuperação da saúde dos pacientes.

Mas qual é a importância desse conceito? Por que ele é estratégico? Como podemos identificar o core business de um negócio? As respostas para essas e outras perguntas, você vai encontrar no artigo a seguir. Continue a leitura e descubra!

Core business: o que é?

Conforme adiantamos acima, o conceito de core business consiste na atividade principal, isto é, no coração de uma empresa. É conhecido como o “centro do negócio” ou o “núcleo do negócio”, traduzindo o DNA da organização. O core business define todo o propósito de existir da empresa, e é em torno dele que as demais atividades da organização são desenvolvidas. O seu propósito é sempre o de identificar pessoas na sociedade que tenham necessidades associadas a esse core business.

Portanto, o core business é a atividade principal da instituição. Em uma escola, ele consiste nas aulas que são ministradas. A escola precisa de um departamento financeiro, de marketing, de recursos humanos etc., mas a educação é o seu core business. O conceito sempre se refere ao que a empresa faz de melhor e àquilo que a difere da concorrência.

Qual é a importância de conhecer o core business da empresa?

É essencial conhecer o core business de uma organização, pois é essa a atividade que deve receber os maiores investimentos. Há empresas que investem tanto em equipamentos e em marketing, por exemplo, que se esquecem de desenvolver os seus produtos e serviços principais.

Portanto, o core business deve ser sempre a prioridade em todos os planejamentos estratégicos da empresa, inclusive os financeiros. Ele deve estar profundamente associado à missão, à visão e aos valores, afinal de contas, expressa o propósito de existência da organização.

Definir o core business também ajuda a empresa a compreender os seus pontos fortes e aqueles que precisam de mais desenvolvimento. Toda empresa deve ter apenas um core business, que a atividade central, a ser definido antes mesmo de iniciar os seus planejamentos estratégicos.

Como o core business de uma empresa deve ser identificado?

Identificar o core business de uma empresa não é uma tarefa difícil. Basta reconhecer a sua principal atividade, ou seja, o produto ou serviço que essa organização oferece à sociedade e pelo qual ela é reconhecida.

Assim, ele gera diferenciação de outras marcas de um mesmo segmento, desde que a empresa saiba comunicar adequadamente o seu valor e as suas particularidades em relação à concorrência. Quanto mais específico e pormenorizado for esse core business, maior será o foco da organização ao promovê-lo e conquistar clientes. Para identificar esse núcleo empresarial, é importante ficar atento às perguntas a seguir.

  • O que a empresa faz com excelência?

Em primeiro lugar, é preciso pensar nas questões mais óbvias. O que a empresa faz? Qual é o produto que ela comercializa? Qual é o serviço que ela presta? O que a torna conhecida no mercado? Que tipo de benefício ela oferece aos seus consumidores?

Se pensarmos em uma escola de educação infantil, por exemplo, o seu core business não consiste apenas em dar aulas, que é o seu serviço principal. Ele consiste também na formação dos pequenos, oferecendo ferramentas e conhecimentos fundamentais para que compreendam o mundo como ele é e se desenvolvam passo a passo.

  • Quais são os diferenciais da marca?

Dentro do conceito de core business, podemos (e devemos!) incluir os diferenciais da marca. Precisamos considerar que há diversas empresas atuando no mesmo segmento, de modo que é necessário definir diferenciais para manter a competitividade.

O que a sua empresa faz de diferente? Não necessariamente exclusivo, mas melhor? Mais inovador? O diferencial pode estar no produto, no serviço, no atendimento e até mesmo no relacionamento com o cliente. Voltando ao exemplo da escola, o seu diferencial pode estar justamente na humanização do relacionamento entre os professores e os alunos.

  • Quem é o público da organização?

A definição do core business também ajuda a definir o seu público-alvo. Ao identificar a atividade principal da empresa, pensamos automaticamente nos grupos da sociedade que têm maior interesse nela. Nesse sentido, é importante ser novamente específico. Quanto mais você conhecer esse segmento de pessoas, mais conhecerá os seus problemas e mais será capaz de definir soluções eficazes para eles.

Por isso, uma escola de educação infantil define a faixa etária dos alunos e, possivelmente, a sua faixa de renda, o local onde moram e as expectativas dos pais das crianças. É algo que demanda muita pesquisa para oferecer soluções extraordinárias.

  • Quais são os canais de vendas do negócio?

Por fim, o core business também auxilia na definição dos locais onde o seu negócio estará presente. Haverá um ponto de vendas físico? Website? Redes sociais? Atendimento telefônico? Enfim, quais serão os pontos de contato entre você e o seu público-alvo? Como as vendas ocorrerão?

Conhecendo bem a sua área de atuação, os seus principais concorrentes e o seu público-alvo, fica mais fácil tomar essas decisões, de modo a marcar presença onde o seu cliente e o seu potencial consumidor estiverem.

Concluindo, o core business é a atividade principal de uma empresa, cuja definição determina todos os planejamentos e decisões estratégicas a serem tomadas em seguida. Conhecê-lo e defini-lo de forma específica é o ponto de partida para diferenciar-se da concorrência e oferecer as melhores soluções possíveis na conquista do consumidor!

E você, ser de luz, é capaz de citar o core business do seu negócio ou da empresa em que trabalha? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!