O sucesso da carreira profissional está diretamente ligado à atitude e proatividade do colaborador. Para conquistar uma carreira de sucesso, é preciso estar bem preparado e atualizado, além de ser determinado, ter motivação e um plano de ações efetivo.
Existem, ainda, algumas atitudes que devem ser evitadas por quem deseja alcançar uma boa posição no mercado de trabalho, pois podem atrasar e atrapalhar a carreira profissional.
Atitudes que atrapalham a profissão
- Falta de interesse: se não há interesse sobre os procedimentos da organização, os gestores podem interpretar isso como falta de interesse pela empresa;
- Não se adaptar à cultura da empresa: toda empresa tem seu conjunto de costumes sociais e, se você não se adapta a essa cultura, passa a impressão de desaprovação e julgamento. Além disso, manter uma atitude de alienação em relação aos colegas de trabalho faz parecer que o profissional não se importa com a formação de relações positivas no local de trabalho;
- Atrasos: ser pontual é uma atitude essencial em qualquer ambiente de trabalho. Por isso, esteja sempre atento aos horários e prazos, e sempre que puder se antecipe a eles;
- Falta de organização: por mais que sua vida pessoal não seja organizada, a desorganização não pode ser refletida no ambiente de trabalho. Todos os seus arquivos, tanto digitais como os papéis da sua mesa, devem ser fáceis de localizar e entender. Seu tempo de trabalho também pode ser organizado para que todas as funções possam ser executadas conforme planejado;
- Aparência descuidada: sua aparência também conta pontos para o sucesso de sua carreira. Por isso, cuide-se! Vista sempre roupas bem cuidadas e que estejam de acordo com o perfil da empresa, mantenha boa postura ao sentar e fale sempre em tom agradável;
- Celular: mantenha o celular no silencioso enquanto estiver em seu local de trabalho. Evite falar excessivamente no celular sobre assuntos pessoais e, sempre que tiver que atender uma ligação, deixe a sala;
- Fofocas: intrigas e fofocas não contribuem em nada para um ambiente de trabalho produtivo. Em geral, gestores e líderes percebem esse tipo de comportamento, o que pode significar corte dos responsáveis por esta situação desagradável;
- Não ouvir opiniões: quando se trabalha em equipe é preciso saber ouvir outras ideias e estar aberto a sugestões. Também é importante saber dosar suas opiniões com a dos demais membros da organização.
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