Quando falamos em técnicas de comunicação empresarial, estamos nos referindo às estratégias que as empresas usam para criar uma boa imagem institucional, se posicionar, aumentar a sua credibilidade e fomentar ou maximizar os seus lucros continuamente. Podemos dizer que é por meio dela que a organização se relaciona com o seu público interno e também externo, mostrando a sua visão, a sua missão, os seus valores e a sua cultura organizacional.
Neste artigo, você conferir um pouco mais da importância da comunicação empresarial e vai conhecer 8 técnicas fundamentais, voltadas tanto à comunicação interna como à comunicação externa. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
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A importância da comunicação empresarial
Por ser um instrumento que também ajuda a empresa a construir uma boa imagem junto à sociedade e aos seus consumidores, a comunicação empresarial, muitas vezes, é vista como um meio de manipular as informações, mostrando apenas o lado bom e escondendo o que é ruim. Entretanto, hoje, com a internet e a propagação rápida das informações, sabemos que nada passa despercebido ou fica impune à opinião popular. Essa ideia, portanto, não procede.
Como tal, as empresas devem disseminar ideias e valores para que os seus colaboradores realmente sejam o reflexo da cultura e das filosofias pregadas internamente. Nesse sentido, as técnicas de comunicação empresarial são formatadas e apresentadas por meio do trabalho de especialistas, como: jornalistas (assessoria de imprensa), relações públicas, gestores das áreas e publicitários.
Esses profissionais surgem para ajudar a empresa a nortear o seu trabalho e definir as melhores práticas e canais de comunicação interna e comunicação externa. A intenção é fazer com que as instituições se comuniquem da forma certa no momento certo, sendo capazes de manter uma relação positiva com os seus públicos. Vamos ver, então, de que forma elas podem fazer isso.
8 técnicas de comunicação empresarial
1. Blog corporativo
O blog é um canal em que a empresa pode compartilhar notícias, informações e conteúdos relevantes, de modo menos formal. Isso serve tanto para o seu público interno (colaboradores, fornecedores etc.) como externo (sociedade em geral), mantendo um relacionamento mais próximo com ambos. O blog precisa de pautas criativas e alinhadas ao segmento de atuação da empresa. Nesse sentido, é importante pesquisar a concorrência e estabelecer diferenciais em relação a ela.
2. Site institucional
O website institucional é o canal onde a empresa mostra a sua visão, a sua missão e os seus valores. É o espaço em que evidencia a sua razão de ser, as suas ações, o trabalho feito pela equipe e a sua colaboração para uma sociedade melhor. O site precisa ser completo e atualizado, com imagens de qualidade e textos bem descritivos sobre a identidade e historia da empresa, bem como sobre cada produto e/ou serviço comercializado. Muitas vezes, ele é o meio pelo qual as pessoas conhecem a instituição.
3. TV corporativa
A TV corporativa é um canal exclusivo da empresa, como os que acessamos em casa, mas focado apenas em disseminar informações exclusivas sobre as ações da organização. O objetivo é informar os colaboradores, engajá-los e deixá-los sempre atualizados com tudo o que está acontecendo internamente. Por ser um canal mais caro, que demanda uma produção mais complexa, trata-se de uma ferramenta mais comum em empresas de grande porte e com grandes verbas a serem investidas.
4. Newsletters
Newsletters são murais eletrônicos com notícias e informações sobre a empresa. Elas apresentam boletins, resultados, novidades, dicas, avisos, conteúdos do site ou do blog corporativo, entre outros. São enviadas periodicamente via e-mail. É possível encontrar newsletters focadas no público externo, mas também existem empresas que produzem versões específicas para o seu público interno, sendo disparadas apenas para a base de e-mails dos seus próprios colaboradores.
5. Intranet
A intranet é um canal de comunicação interno e exclusivo da empresa. Funciona como se fosse um site a que só os colaboradores e a instituição têm acesso. Nela, as informações podem ser centralizadas e os funcionários também podem se comunicar entre si e com todos os departamentos. Geralmente, é alimentada pelos departamentos de marketing e de recursos humanos, que divulgam comunicados, eventos, resultados, entre outros. Intranets são meios eficazes e comuns de comunicação interna.
6. E-mail corporativo
O e-mail continua sendo um canal de comunicação muito confiável e utilizado no meio corporativo. Cada colaborador tem o seu acesso e pode enviar e receber mensagens. As empresas utilizam esse meio para divulgar informações relevantes ao trabalho e também para disparar as newsletters. Isso serve tanto para a comunicação interna como externa. No caso do público externo, também existe o chamado “e-mail marketing” que visa à divulgação de produtos, serviços, promoções e eventos.
7. Reuniões presenciais
Além dos canais digitais e até mesmo dos materiais impressos, não podemos deixar de lado o fato de que encontros presenciais são importantes. Há informações que simplesmente não podem ser dadas por escrito, pois precisam de maiores esclarecimentos e conversas francas. Por isso, as reuniões se fazem necessárias, tanto as gerais (com todos da empresa) quanto as selecionadas (envolvendo times e departamentos específicos). Aqui, também estão inclusos os feedbacks individuais.
8. Eventos corporativos
Por fim, também existem eventos corporativos que auxiliam no processo de comunicação da empresa. Festas, confraternizações, jantares de apresentação de resultados, recepções de novos colaboradores e apresentações da empresa a potenciais acionistas e investidores são exemplos de eventos internos. Além disso, a empresa também pode marcar presença em exposições, feiras, congressos e simpósios da área, fortalecendo a sua marca no meio e também junto à sociedade em geral.
Agora que você já conhece 8 técnicas de comunicação empresarial, consegue visualizar quais são as práticas que a sua empresa utiliza? Aliás, como é a comunicação realizada no seu ambiente de trabalho? O que poderia melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Todo o processo de comunicação tem aser expressivo quando de fato há um entendimento e uma visão maior do que está falando, ou seja quando não há complexidades do desentendimento.