A palavra skill vem do inglês e significa “habilidade”. Nesse sentido, é fato que todo profissional é contratado pelas organizações com base nas suas habilidades, ou seja, nas suas competências e conhecimentos colocados em prática para beneficiar as empresas.

Existem as competências comportamentais (soft skills) e as habilidades técnicas (hard skills). Neste artigo, vamos nos dedicar ao segundo grupo, explicando o que são as hard skills, por que elas são importantes e quais delas têm sido mais valorizadas no mercado de trabalho. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma excelente leitura!

O que são hard skills?

As soft skills são competências comportamentais, em geral, mais subjetivas, como: criatividade, organização, bom relacionamento interpessoal, e por aí vai. As hard skills, por sua vez, estão associadas aos conhecimentos e habilidades técnicas específicas de cada profissão.

Assim, podemos compreender que um médico tem hard skills diferentes das exigidas de um designer, por exemplo. Essas habilidades são adquiridas por meio de leituras, cursos, treinamentos e formações, sendo facilmente mensuráveis por testes e avaliações — que muitas vezes ocorrem nos próprios processos seletivos.

Por muito tempo, apenas as hard skills foram levadas em consideração nas seleções empresariais. Contudo, as soft skills também começaram a demonstrar a sua importância com o passar do tempo.

Quais hard skills são mais essenciais à vida profissional?

Se as hard skills são competências e habilidades técnicas e específicas de cada profissão, é claro que elas variam consideravelmente de uma área profissional para a outra. Um médico precisa conhecer a função das glândulas adrenais, enquanto um analista financeiro precisa dominar os programas de acompanhamento de contas a pagar e a receber, por exemplo.

PSC

No entanto, mesmo entre as habilidades específicas, podemos elencar algumas que têm se tornado fundamentais a basicamente todas as áreas. Elas podem ser diferenciais importantes nos currículos dos candidatos de diferentes profissões. Confira 6 delas na sequência!

1. Conhecimentos em outros idiomas

Vivemos uma era em que há uma colaboração entre empresas de diferentes países a todo instante, o que demanda o conhecimento de outras línguas. No Brasil, o inglês e o espanhol são os idiomas estrangeiros mais solicitados em diferentes cargos, especialmente em empresas que têm atividades em outros países, como na Europa e na América.

Essa hard skill pode ser desenvolvida por diferentes meios. O mais tradicional é o curso formal, como várias escolas de idiomas oferecem. Contudo, os intercâmbios, as músicas, os filmes e a leitura de diversos conteúdos em outros idiomas também podem ser importantes auxílios no desenvolvimento do vocabulário e também na fixação das regras gramaticais dessas línguas.

2. Domínio do Pacote Office

O pacote Office é composto por programas que executam funções básicas, como o Excel (criação de planilhas e gráficos), o Power Point (elaboração de apresentações) e o Word (redação e edição de documentos e conteúdos textuais). Com a informatização geral das profissões, é raro encontrar alguém que não tenha que utilizar algum desses programas em algum momento.

Essas ferramentas são bastante conhecidas, e não faltam cursos para aqueles que desejam dominá-las. Contudo, o importante é ter em mente que a prática é o que leva ao desenvolvimento dos conhecimentos dessas soluções. Especialmente os 3 programas citados acima são os mais solicitados nos processos seletivos.

3. Softwares específicos de cada profissão

Além do pacote office, que é considerado “universal”, também é importante que as pessoas conheçam os softwares, ou seja, os programas específicos de cada profissão. Designers, arquitetos, publicitários, tradutores, engenheiros, editores de vídeo, advogados, professores, todos têm os seus sistemas internos nas empresas e os programas específicos para as suas funções.

Infelizmente, os cursos de ensino superior não ensinam a manipular especificamente as funções desses programas. Por isso, os cursos técnicos são os mais indicados para essa finalidade. Além disso, é importante praticar os conhecimentos adquiridos no dia a dia da profissão.

4. Noções básicas de português e matemática

Um jornalista precisa ter um domínio aprofundado da língua portuguesa, considerando a precisão do vocabulário que utiliza, a adequação dos níveis de linguagem ao público e a correção gramatical. No entanto, mesmo quem não é da área da comunicação precisa ter noções básicas de português, nem que seja para escrever um e-mail a um fornecedor ou uma mensagem de texto ao cliente.

O mesmo se aplica à matemática. Engenheiros necessitam de conhecimentos avançados em cálculo, mas qualquer pequeno empreendedor precisa de noções básicas de matemática para fechar as folhas de pagamento dos funcionários, cuidar da contabilidade dos seus negócios, e por aí vai. Operações fundamentais, cálculo de tempo e de dinheiro e porcentagem, por exemplo, são funções básicas úteis em diversas profissões.

5. Análise de dados

As tomadas de decisão mais eficientes são as baseadas em dados. O tratamento que um médico receita é baseado nos dados obtidos pelos exames do paciente. A campanha que o publicitário cria é baseada nos dados obtidos pelas pesquisas de mercado. O produto que o vendedor recomenda é baseado nas informações que o cliente compartilha com ele.

Por isso, toda profissão precisa de dados a serem analisados para que os profissionais ajam de forma eficaz em relação aos desafios que surgem. Assim, todos os profissionais precisam desenvolver essa capacidade de ler, de interpretar, de conectar informações, de cruzar dados e de chegar a conclusões sobre o que foi obtido.

6. Formações técnicas específicas

Por fim, é sempre importante reforçar que as instituições de ensino são lugares especializados no aprendizado de conhecimentos técnicos. Cursos técnicos, graduações, especializações, mestrados e doutorados são elementos cada vez mais exigidos, aumentando de importância, quanto mais elevado for o cargo em questão.

Infelizmente, sabemos que a realidade brasileira é complicada no acesso à formação profissional de qualidade. Assim, espera-se que mais e mais iniciativas de educação acessível e inclusiva sejam colocadas em prática, em prol do desenvolvimento de profissionais competentes e que tenham oportunidades de crescimento nos caminhos escolhidos.

E você, querida pessoa, consegue elencar as hard skills mais exigidas na sua profissão? De que maneiras você as desenvolve? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!