Lidar com clientes é algo extremamente delicado, afinal de contas, cada um apresenta a sua personalidade, os seus desejos e as suas necessidades. Por mais que as empresas definam um público-alvo, não podem ignorar as particularidades de cada indivíduo, procurando satisfazê-lo da melhor maneira possível.

Neste artigo, elencamos 10 tipos de clientes e como é possível lidar adequadamente com eles. Para ter sucesso nos seus empreendimentos, continue a leitura e saiba mais sobre esses tipos que podem facilmente entrar pela sua loja. Confira!

1. Cliente desorientado

O cliente desorientado é aquele que não sabe se expressar com clareza, não sabe bem o que quer e fica confuso diante de tantas opções apresentadas. Nesse caso, o vendedor deve fazer perguntas simples, a fim de obter respostas objetivas e entender o que ele quer. Por isso, seja paciente e limite a quantidade de opções a oferecer a esse cliente, de modo que ele não fique ainda mais confuso. Do começo ao fim da interação, transmita confiança e serenidade para que o consumidor se sinta seguro.

2. Cliente acelerado

O cliente acelerado compra aquilo que deseja na pressa, sem tempo a perder. Inquieto e impaciente, necessita de um vendedor ágil para não se irritar. Ao conversar com esse cliente, seja rápido e objetivo. Provavelmente, ele já sabe o que deseja. Portanto, atenda prontamente a sua solicitação, ou informe que você não tem o que ele procura, sem “enrolar”. Não ofereça a ele opções que não tenham relação com o que ele quer. Ao comunicar-se, fale apenas o que for realmente necessário, omitindo os detalhes.

3. Cliente falador

O cliente falador é aquele que gosta de expor os detalhes da sua vida: o que gosta, o que não gosta, o que precisa, por que precisa, enfim, fala até dos contextos em que pretende utilizar o produto. Geralmente, ele é bem-humorado, o que acaba prolongando a venda. Contudo, fique atento, pois não é porque um cliente é comunicativo que a venda já está fechada. Continue sendo persuasivo, trazendo sempre o assunto de volta para o produto. Evite perder muito tempo, OK?

4. Cliente de poucas palavras

Oposto ao cliente anterior, o cliente de poucas palavras é mais tímido ou simplesmente está em um dia de mais introspecção. Ele fala pouco, o que demanda mais perguntas do vendedor, possivelmente antecipando respostas e oferecendo a ele opções. Misterioso, esse cliente exige também um pouco de conhecimento de linguagem corporal para que seja possível compreendê-lo. Decifre-o aos poucos e permita que ele se sinta confortável para se abrir. Seja paciente!

5. Cliente da concorrência

O cliente da concorrência é aquele que chega até você falando da sua empresa rival, geralmente enaltecendo os benefícios dos produtos dela e esperando que você os supere. Nesse caso, destaque os diferenciais do seu produto e evidencie os seus pontos fortes. Se desejar, ofereça um desconto especial ou um período gratuito de teste para os seus serviços e produtos. Apenas não caia na armadilha de falar mal abertamente do seu concorrente, o que pode ser visto como uma atitude antiética.

6. Cliente sabe-tudo

O cliente sabe-tudo é um tipo particularmente difícil de lidar, pois ele pode demonstrar mais conhecimento sobre o produto/serviço do que os próprios vendedores. Geralmente, é aquele consumidor que pesquisou muito e obteve várias referências antes de ir à loja. Para lidar com esse cliente, é fundamental que o vendedor estude e esteja realmente preparado, conhecendo todas as características do produto e das soluções oferecidas pela concorrência. Não permita que o cliente ache que sabe mais.

7. Cliente íntimo

O cliente íntimo é informal e já chega à loja considerando-se “amigo” do vendedor. É importante ter cuidado com esse cliente para que ele não se aproveite da boa vontade do vendedor. Por isso, mantenha certo distanciamento e apresente um discurso honesto e transparente. Assim como ocorre com o cliente falador, tome cuidado para que a conversa não fuja do foco da compra e caia em assuntos pessoais. Se isso ocorrer, traga o diálogo de volta para o tema principal, sempre com gentileza.

8. Cliente rude

O cliente rude é sempre uma experiência desafiadora. Ele menospreza o vendedor e não é educado, muito menos gentil. Especialmente se ele já tiver enfrentado algum problema com a empresa, já chegará à loja de cara feia, pronto para reclamar e discutir. Nesse caso, coloque-se à disposição do cliente e fale com calma, disposto a ajudá-lo. Mantenha-se firme e sério, ignorando os comentários grosseiros. Deixe-o desabafar e fale que ele tem razão para que se acalme.

9. Cliente que só diz “sim”

O cliente que só diz “sim” é alguém que deseja ser aceito por quem o trata bem. De início, pode parecer fácil lidar com esse tipo de cliente, mas, se ele diz “sim” para tudo, como saber o que ele realmente deseja? Dessa forma, faça perguntas mais abertas, permitindo que ele seja mais específico e detalhado nas suas respostas. Atue como um consultor e ofereça a ele apenas as opções que de fato têm a ver com o seu desejo ou necessidade. Explique tudo em detalhes para conquistar a sua confiança.

10. Cliente fiel à marca

O cliente fiel à sua marca é um sonho, pois ele já ama e defende a sua empresa diante da concorrência. Por um lado, isso é ótimo, mas, por outro, é preciso tomar cuidado para não decepcioná-lo. Se ele o defende em público, pode perfeitamente criticá-lo, se isso acontecer. Portanto, trate-o sempre muito bem. Se for de fato um consumidor fiel, de longa data, ofereça um tratamento privilegiado, com descontos e produtos/serviços exclusivos. Mostre que você valoriza a lealdade daquela pessoa!

Os clientes, como você pode perceber, são muito diversos entre si. Alguns são mais fáceis de lidar, outros menos, mas o fato é que sempre devemos conhecê-los para atender da melhor forma possível aos seus desejos e/ou necessidades. Além disso, é essencial ser sempre educado, simpático, persuasivo e bem-informado. Essas 4 características fazem um vendedor ser bem-sucedido. Bom trabalho!

Gostou deste conteúdo? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!