Você sabe quais são os principais tipos de empreendedores? Pois bem, para responder a essa pergunta, o site Entrepreneur, focado em empreendedorismo, resolveu pesquisar e listar quais são os modelos mentais do empreendedor.
Para que você possa entender melhor a forma de pensar e agir de cada perfil, trouxemos para você esta lista com os 5 padrões que mais se destacam e como isso impacta na gestão do seu negócio. Confira e veja qual é o seu tipo de empreendedor e se estas características se encaixam na sua forma de empreender. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
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O que significa ser empreendedor?
Ser empreendedor, na definição clássica, significa desenvolver um negócio próprio. Assim, o empreendedor é um indivíduo sensível e criativo, que analisa a sociedade, identifica desejos e necessidades das pessoas que não estejam sendo adequadamente resolvidos e, com base nessa análise, desenvolve produtos e serviços que sanem as necessidades identificadas.
Esse indivíduo não necessariamente precisa conceber um produto ou serviço novo. No entanto, caso adentre um mercado em que já exista concorrência, precisa criar diferenciais competitivos, isto é, oferecer algo que ninguém mais oferece ou desempenhar uma qualidade superior aos seus concorrentes.
Nessa definição clássica, um empreendedor é um dono de empreendimento. Todavia, mesmo que uma pessoa não esteja nessa posição de liderança, ela pode desenvolver um perfil empreendedor no seu próprio emprego. Basta que a pessoa seja criativa e sensível às oportunidades e que proponha ideias e novas formas de fazer as coisas dentro da própria empresa. Esse é o chamado intraempreendedorismo, ou empreendedorismo interno.
5 tipos de empreendedores
Tanto no empreendedorismo clássico como no intraempreendedorismo, é possível identificar 5 tipos de empreendedores. Todos eles têm aspectos em comum, mas cada um se destaca por determinados grupos de características. Ficou curioso para saber quais são eles? Então, confira a lista a seguir!
1. Imitador
O imitador é aquele típico empreendedor que copia tudo o que os outros empresários de sucesso fazem ou já fizeram para o seu negócio prosperar. Isso inclui a forma de falar, os investimentos e até mesmo a cópia dos sites, redes sociais, e-mails dos empreendedores que mais admira, e por aí vai. Ele gosta de fórmulas prontas e está sempre em busca de referências de ideias que já deram certo.
Com certeza, essa é uma estratégia inteligente, pois os bons exemplos devem ser seguidos. Entretanto, o melhor é inspirar-se nas boas ideias, mas não copiar tudo que o outro faz, pois, às vezes, o que dá certo para um pode não dar certo para o outro. É preciso ter critério para não se tornar um copiador apenas. A falta de originalidade pode ser percebida pela concorrência e pelo próprio público, prejudicando a reputação da organização.
2. Cético
Sabe aquele empreendedor que desconfia do sucesso de todo mundo e que acha que por trás da prosperidade do negócio dos outros tem sempre algo a mais ou mesmo sorte? Esse é o perfil do empreendedor cético. Ele não acredita que alguém possa ser bem-sucedido graças ao seu trabalho duro, foco, determinação e perseverança. Vive a invejar os outros e a questionar de maneira nociva o seu triunfo.
Esse tipo de pessoa dificilmente consegue empreender. Para esses indivíduos, as pessoas de sucesso deram sorte ou já nasceram ricas. Ele não acredita que alguém possa começar de baixo e crescer ao longo da vida. Por ter essa crença limitante, ele mesmo acaba deixando de empreender ou de acreditar no próprio negócio, mantendo-se sempre no mesmo nível, sem projetos de crescimento.
3. Determinado
Esse empreendedor acredita tanto, mas tanto no seu sonho que faz o impossível para transformar as suas ideias em realidade e fazer a sua empresa nascer, prosperar e crescer. Focado e comprometido, não mede forças, nem tempo, nem sacrifícios, para impulsionar o seu empreendimento. Diferentemente do copiador, ele gosta de seguir o seu próprio feeling, o seu modo de fazer e de criar o seu modelo de negócio, sem copiar ninguém!
Esse tipo de empreendedor apenas precisa compreender que ninguém faz nada sozinho. É importante aprender a delegar funções, formar uma equipe de especialistas e consultá-los nos assuntos mais delicados. É legal confiar na própria capacidade, mas também é necessário ouvir o que os outros membros da equipe têm a dizer, a fim de evitar problemas futuros.
4. Pesquisador
Esse empreendedor é aquele que não faz nada antes de estudar e pesquisar o mercado e conhecer as suas possibilidades. Cauteloso, busca nessas informações a base de que precisa para tomar decisões mais eficazes e aproveitar melhor as oportunidades.
Entretanto, isso só faz sentido se for combinado com o famoso “TBC”, ou seja, “tirar a bunda da cadeira”, pois é preciso aliar os conhecimentos teóricos às ações práticas, que realmente agreguem valor e potencializem o sucesso do seu negócio. A fase de planejamento é fundamental, mas precisamos colocar o que foi planejado em prática para que a empresa ganhe vida.
5. Experiente
Esses empreendedores são aqueles com experiência de mercado, vivências diversas e conhecimentos amplos — o que lhes permite, ao empreender, ter uma visão de futuro mais clara, ações mais coerentes e decisões que permitam alcançar o sucesso com maior facilidade. Além disso, são aqueles que se propõem a construir grandes empresas, com planejamentos de longo prazo.
Apresentam o diferencial de ter uma vasta rede de contatos, de diferentes áreas do saber — o que é fundamental para empreender! Mais do que ganhar dinheiro, desejam, por meio do seu empreendimento, construir o seu legado de vida. Também se diferenciam por estarem sempre dispostos a ajudar os empreendedores iniciantes, compartilhando a sua expertise. Pela experiência, não se arriscam em qualquer “moda” do momento, pois sabem reconhecer boas oportunidades de negócios!
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de empreendedores, deixe o seu comentário no espaço a seguir e responda qual é o seu. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!