Você utiliza mais o lado esquerdo do cérebro, que é o lado guiado pela lógica, ou o lado direito, que é reconhecido como lado da emoção? Se não tem uma resposta para essa questão, precisa conhecer melhor as particularidades de cada lado do cérebro e como o esquerdo, especificamente, pode te ajudar a organizar a sua rotina profissional e alcançar resultados mais positivos na carreira. Continue acompanhando para descobrir o quanto a mente humana é fantástica!
Contents
O Lado Esquerdo do Cérebro e a Teoria de Roger Sperry
No final da década de 70, o cientista norte-americano Roger Sperry – ganhador de um Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia no ano de 1981 – apresentou as suas considerações sobre como funcionam os dois hemisférios do cérebro humano. Ele destacou a relevância de manter o equilíbrio entre ambos para empregar o raciocínio lógico em parceria com a criatividade na resolução dos mais variados tipos de problemas do cotidiano.
Como neurologista e fisiologista, Sperry desenvolveu um procedimento para tratar quadros de epilepsia que recebeu o nome de Split-Brain Surgery, em tradução livre, algo como “cirurgia do cérebro dividido”. O objetivo dessa técnica era reduzir as chances de impulsos nervosos e convulsões em pacientes com epilepsia através da cisão de um conjunto de fibras que fazem a conexão entre os dois lados do cérebro.
O médico reparou que, após a realização da cirurgia, os pacientes apresentavam alterações em seu comportamento. Então, analisando a situação, ele percebeu que o conjunto de fibras que era separado tinha como função realizar a integração entre o lado esquerdo e o direito, o que ajudava a manter equilibrados o raciocínio lógico e a criatividade. A principal conclusão a que ele chegou é a de que os dois lados tinham como foco funções distintas, mas que eram complementares.
A Divisão dos Dois Lados do Cérebro
A teoria de Sperry determina que o lado esquerdo assume as funções lógicas, enquanto o lado direito tem como foco a criatividade e a emoção. O lado esquerdo do seu cérebro atua interpretando as diferentes situações sob o viés da lógica, ou seja, analisa dados e tenta encontrar razões racionais para explicar o que acontece. O lado direito, por sua vez, tem um foco mais emocional, em que as sensações têm mais relevância do que as justificativas racionais. Assim, o lado esquerdo tende a ser objetivo, enquanto o direito mais subjetivo.
As Particularidades do Lado Esquerdo do Cérebro
Agora que já apresentei a teoria de Sperry e as diferenças de funções entre os dois hemisférios do cérebro, vou explicar com mais detalhes as particularidades do lado lógico, que, como já disse anteriormente, é o esquerdo. Para ficar ainda mais claro, vou acrescentar a cada item a forma contrária, que é como o lado direito realiza a mesma tarefa.
1 – Avaliação Linear das Informações
O lado esquerdo do cérebro primeiro faz uma avaliação do início, meio e final de uma situação, para somente depois avaliar o seu todo. É uma maneira lógica para entender melhor do que se trata cada problema que demanda uma solução.
Lado direito: olha primeiro para o todo para somente então fazer a separação em partes, que não necessariamente seguirão uma ordem lógica.
2 – Analisa Dados
Enquanto faz a avaliação por etapas, o lado esquerdo do cérebro submete os dados a uma análise. Para tomar uma decisão lógica é necessário considerar todas as variáveis envolvidas.
Lado direito: envereda pela imaginação, considerando tanto situações possíveis como outras pouco prováveis ou, até mesmo, impossíveis.
3 – Trabalha Com a Razão
As decisões são tomadas com foco em experiências e teorias fortemente estudadas para reduzir as chances de erro.
Lado direito: utiliza a intuição para se decidir, ou seja, deixa que sentimentos influenciem significativamente na postura a ser adotada.
4 – Objetividade
Os problemas são solucionados utilizando métodos lógicos e práticos.
Lado direito: a subjetividade predomina para encontrar soluções, os métodos empregados tendem a ser alternativos.
5 – Sequência
As tarefas que precisam ser realizadas são organizadas em sequência, dando ênfase para aquelas que são prioritárias.
Lado direito: entende que a ordem dos fatores não interfere no produto, então, não utiliza uma sequência lógica.
6 – Memorização de Números e Fórmulas
Para o lado esquerdo do cérebro, é mais fácil guardar na memória números e fórmulas que são sequências de caracteres alfanuméricos.
Lado direito: neste caso, a memorização se torna mais fácil para imagens, como é o caso de ilustrações e formas.
Mantendo o Equilíbrio Entre o Lado Esquerdo e Direito do Cérebro
Embora possa parecer um desafio para algumas pessoas manter o equilíbrio entre razão e emoção, é crucial não deixar que um dos lados do cérebro se torne mais predominante. Dentre as dicas de exercícios que podem ajudar na obtenção desse equilíbrio, estão:
- Escrever com a outra mão (canhotos com a mão direita e destros com a mão esquerda);
- Aprender um novo idioma, o que, vale lembrar, também trará benefícios para a sua carreira;
- Fazer contas usando papel e caneta, evitando o automatismo proporcionado pelas calculadoras;
- Resolver palavras cruzadas, o que também é um ótimo meio para relaxar e deixar de lado as preocupações;
- Memorizar caminhos, em vez de se tornar dependente do GPS;
- Aprender a tocar um instrumento musical.
O cérebro humano é uma máquina perfeita, capaz de realizar as mais diferentes funções. Porém, para que ele atinja o seu potencial máximo é preciso que cada indivíduo estimule a sua mente, realizando as atividades que sugeri anteriormente e mantendo-se em um constante processo de aprendizado, porque sempre existe algo novo a ser descoberto.
Agindo assim, é possível ter acesso a uma infinidade de benefícios, que incluem uma mente mais ativa, menores chances de desenvolver doenças neurológicas relacionadas ao envelhecimento, acesso à melhores oportunidades de trabalho, e, claro, uma vida mais significativa e produtiva.
Gostou de conhecer as principais particularidades do lado esquerdo do cérebro? Deixe o seu comentário abaixo contando qual é o hemisfério que você acredita que mais utiliza em seu dia a dia. E, claro, lembre-se de compartilhar este artigo com os seus amigos!
Copyright: 1032541603 – https://www.shutterstock.com/pt/g/orla